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Porto Alegre, quinta-feira, 10 de agosto de 2017. Atualizado às 23h57.

Jornal do Comércio

Colunas

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Vinicius Ferlauto

Giro Rápido

Notícia da edição impressa de 11/08/2017. Alterada em 10/08 às 20h21min

Negócio paralelo

A Mercedes-Benz continua apostando no aumento de negócios com caminhões usados no Brasil. Somente no primeiro semestre deste ano, foram vendidos mais de 163 mil desses veículos no País, o que significa 4% de crescimento em relação ao mesmo período de 2016. Desde agosto de 2013, a empresa atua no segmento de usados por meio da SelecTrucks, unidade de negócios de caminhões seminovos. Em quatro anos de atividades, a operação comercializou mais de 2 mil pesados usados. Segundo a Mercedes-Benz, o SelecTrucks é uma importante ferramenta para alavancar, também, as vendas de caminhões novos.
Montagem sofisticada
A Ford introduziu um novo sistema de montagem de carroceria com medição a laser na sua fábrica de Camaçari (BA), para a produção do EcoSport 2018, similar ao aplicado na moderna planta que produz o Mustang, nos Estados Unidos. A tecnologia propicia alta precisão na montagem da parte dianteira do veículo, ao escanear cada peça individualmente e, por meio de cálculos vetoriais, fornecer aos robôs os pontos exatos para a sua furação.
Divisão especializada
A Suspensys completa, neste mês de agosto, 20 anos de atividades. Desde 2013, a empresa se tornou uma divisão especializada da Randon Implementos, focada em eixos e sistemas de suspensões. Instalada em Caxias do Sul, a Suspensys tem capacidade anual produtiva instalada de 138 mil suspensões e eixos. Além do mercado nacional, atua em países como Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai; e da Europa, América do Norte, Ásia e África.
Setor de motopeças
Nos dias 25 e 26 de agosto, o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Sincopeças-RS), com o apoio do Sebrae-RS, promoverá o 1º Sincomotos. A feira acontecerá na avenida Paraná, 2.435, em Porto Alegre, reunindo mais de 30 expositores. A entrada é gratuita, mediante credenciamento antecipado. Mais informações pelo telefone (51) 3222-5577.
Alinhamento com Brasil
O governo argentino deverá adiar a obrigatoriedade do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) nos carros produzidos por lá para janeiro de 2020, mesmo ano em que o equipamento será mandatório no Brasil. A lei original estipulava que, a partir de janeiro de 2018, todos os automóveis novos na Argentina precisariam vir com o equipamento. Porém as fabricantes pediram pelo "alinhamento" com a legislação brasileira. Muitas montadoras dividem fábricas entre Argentina e Brasil e, segundo as mesmas, a diferença entre os dois países atrapalharia suas operações.
Nome ameaçado
A Ferrari pode perder os direitos sobre um dos nomes mais emblemáticos ligados aos seus carros: Testarossa. A fabricante de brinquedos Autec, da Alemanha, alega na Justiça que a marca italiana não usou o nome devidamente nos últimos cinco anos, o que permitiria à empresa germânica adotá-lo em produtos variados.
Patente requerida
A Mercedes-Benz confirmou o registro de patente, nos Estados Unidos, de um inédito tipo de air bag externo. A marca ainda não informou, entretanto, quando aplicará a tecnologia. Infladas por sensores que detectam a iminência de uma colisão, as bolsas de ar são encaixadas em dispositivos de tecido instalados nas colunas dianteiras do veículo, de tal modo que, quando acionados, se ajustam à superfície do capô. Em caso de acidentes, os air bags amortecem o impacto e, ao mesmo tempo, evitam que o pedestre se choque diretamente com o para-brisa ou partes metálicas rígidas da carroceria, como as colunas dianteiras.
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