Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de abril de 2018.

Jornal do Com�rcio

Economia

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 03/04/2018. Alterada em 02/04 �s 20h54min

Opini�o econ�mica: Crescimento e desenvolvimento

Steinbruch tem fama de desistir de neg�cios na �ltima hora

Steinbruch tem fama de desistir de neg�cios na �ltima hora


/Folhapress/Arquivo/JC
Benjamin Steinbruch
Cinquenta anos atrás, em 27 de março de 1968, São Paulo comemorava a "Viagem do Adeus". O último bonde da cidade, conduzido por Francisco Lourenço Ferreira, percorreu as avenidas Ibirapuera, Vereador José Diniz e Adolfo Pinheiro até Santo Amaro.
Uma reportagem da Folha de S. Paulo do dia 27 conta que Ferreira, na época o condutor mais antigo da capital, chorou durante a viagem. "Rendo-me ao Progresso", diziam faixas pregadas nas janelas dos veículos elétricos, cujas linhas chegaram a ter 700 quilômetros na cidade, mas se tornaram sinônimos do atraso. Atrapalhavam o trânsito dos automóveis e provocavam acidentes.
O prefeito da época, Faria Lima, anunciava que a cidade partiria para a modernidade em matéria de transporte coletivo com a companhia do Metrô, criada um mês depois da aposentadoria dos bondes.
Passados 50 anos, com as recentes inaugurações, o metrô de São Paulo tem cerca de 100 quilômetros de extensão. Nesse meio século, portanto, a mais rica cidade do País construiu em média apenas dois quilômetros por ano. A linha de metrô que substituiu o último trajeto dos bondes só foi inaugurada neste ano.
Esse é um exemplo que expõe, de forma dramática, a deficiência dos investimentos em infraestrutura no País. Sabemos todos que, sem a aplicação de recursos nessa área, na indústria e em outros setores essenciais e inovadores, nenhum país pode alcançar o desenvolvimento.
O que vemos no Brasil, entretanto, é o estímulo insistente ao setor financeiro e o abandono persistente dos setores produtivos. Uma compilação do jornal Valor Econômico mostrou que, em plena crise, de 2014 a 2017, as cinco maiores instituições financeiras do País tiveram lucro somado de R$ 244 bilhões. Esse valor superou com folga os ganhos líquidos de R$ 56 bilhões das 307 companhias abertas não financeiras no mesmo período.
Isso não é normal, e as causas da anormalidade são conhecidas. O privilégio do setor financeiro está estampado nas tarifas e nos juros cobrados no mercado, com margens que não cedem nem quando a taxa de juro básica é reduzida, como agora, para menor nível da história recente.
Dados do Banco Central mostram que os juros bancários subiram em fevereiro, mesmo com a queda da Selic e a estabilidade da inadimplência. As taxas médias para empréstimos a pessoas físicas subiram de 55,8% ao ano em janeiro para 57,7% ao ano em fevereiro. A taxa média geral também subiu, de 26,1% para 26,3%, no mesmo intervalo. Para o cheque especial, o juro médio está em 324% ao ano, praticamente o mesmo de um ano atrás, embora a Selic tenha caído de 12,25% para 6,5% no período.
O desprezo ao setor produtivo, exposto a taxas abusivas em todas as linhas de financiamento, levou o País a perder espaço que havia conquistado na produção e na exportação de produtos industrializados. No ano 2000, a participação dos industrializados na pauta de exportação brasileira era de 75%. No ano passado, foi de 51%.
O Bndes, único refúgio para crédito civilizado de longo prazo, está sendo desidratado e pode ser extinto se prevalecer a mentalidade neoliberal dominante, que pouco se lixa para o capital nacional.
Os bondes certamente não voltarão, embora estejam sendo modernizados e retomados em alguns países. Mas o financiamento a projetos de infraestrutura e de modernização industrial pode e deve ser reavivado. É a maneira mais rápida de o País retomar o caminho do crescimento, desenvolvimento e emprego.
Diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional e presidente do conselho de administração da empresa
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia