Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 15 de abril de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Osni Machado

Empresários & Cia

Notícia da edição impressa de 16/04/2018. Alterada em 13/04 às 20h44min

Universidade Feevale festeja cinco décadas

Reitora Inajara Vargas Ramos destaca história da instituição

Reitora Inajara Vargas Ramos destaca história da instituição


/FEEVALE/DIVULGAÇÃO/JC
A Universidade Feevale comemora o seu cinquentenário com uma trajetória que a projeta no cenário nacional e internacional. Hoje, mantém parcerias com 109 instituições estrangeiras, distribuídas em 26 países. Os seus números são expressivos, com mais de 50 cursos de graduação, três doutorados, oito mestrados e mais de 40 cursos de especialização e MBA. Conta atualmente com 29 grupos de pesquisa, 53 linhas de pesquisa e 155 projetos em andamento.
A instituição de Ensino Superior possui dois campi na cidade de Novo Hamburgo, localizados cerca de 30 quilômetros de Porto Alegre; mantém ainda o Feevale Techpark, parque tecnológico com unidades em Campo Bom e em Novo Hamburgo.
A formação de profissionais-cidadãos tem sido a meta da Universidade Feevale ao longo de sua existência. A sua história se incia com a união entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade regional em 28 de junho de 1969. Naquele ano, foi criada a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale. Surgia então, a Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Hoje, mesmo tendo se transformado em universidade, a instituição manteve sua a denominação inicial, devido à força adquirida nestes 50 anos de atuação. 
Para marcar a sua trajetória, a Feevale lançou selo comemorativo, que será inserido no seu material gráfico até 2019. A reitora Inajara Vargas Ramos destaca que o mês de abril é importante para Feevale. "Há oito anos, no dia 1 de abril, o então ministro Fernando Hadaad assinou o credenciamento da Feevale como universidade, tendo a portaria sido publicada no Diário Oficial da União em dia 5 de abril. Há oito anos, nascemos novamente como uma outra institucionalidade", disse a reitora. 
Quanto ao futuro, Inajara explica: "O planejamento institucional da Universidade Feevale, que prevê as políticas, as metas e as ações para o período 2016/2020, tinha uma perspectiva quando foi organizado. O cenário da época não pode, de forma alguma, ser transposto para o momento atual. Em razão disso, vários direcionamentos e estratégias foram revistos, dado o impacto da crise sobre as instituições e organizações de uma forma ampla. O foco principal manteve-se, a universidade visa à excelência acadêmica e a internacionalização em um primeiro plano. Ademais, todos os esforços hoje se concentram na retomada do crescimento institucional que, neste período delicado, foi mais lento. É necessária essa retomada para que a universidade concentre esforços naquilo que está no seu cuore, que é a ampliação de suas atividades com foco no conhecimento e na inovação. Comemorar o cinquentenário de uma instituição é ter a certeza de que a sua criação foi exitosa e realizada sobre uma base forte. Poder contar a história de cinco décadas é poder reviver cada um dos momentos mais marcantes de uma existência com carinho e orgulho. 
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia