Porto Alegre, quarta-feira, 13 de abril de 2016. Atualizado �s 23h46.
PREVIS�O DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANH�
AGORA
22°C
30�C
19�C
previs�o do tempo
COTA��O DO D�LAR
em R$ Compra Venda Varia��o
Comercial 3,4750 3,4770 0,48%
Turismo/SP 3,5100 3,6500 0%
Paralelo/SP 3,5100 3,6500 0%
mais indicadores
P�gina Inicial | Opini�o | Economia | Pol�tica | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

M�SICA Not�cia da edi��o impressa de 14/04/2016. Alterada em 13/04 �s 17h49min

Com forma��o original, Defalla lan�a novo �lbum

RAUL KREBS/DIVULGA��O/JC
Defalla lan�a amanh� o disco Monstro

Ricardo Gruner

"Não somos um revival dos anos 1980. Somos uma banda de 2016 fazendo música agora", assim o vocalista Edu K descreve o Defalla, que reúne integrantes da formação original em Monstro. O lançamento do álbum acontece amanhã, nas plataformas de streaming, e a versão física deve chegar às lojas no próximo mês. "Ele é claramente uma ponte da banda de hoje para os dois primeiros discos (Papaparty, de 1987, e It's fuckin' borin' to death (1988)", descreve o músico, complementando: "E resgata aquele som, mas de um jeito atual".
A volta do Defalla, na verdade, nem é um retorno propriamente dito. Conforme o Edu K, o grupo nunca terminou - o que aconteceu é que cada um foi tocar seus projetos. Ele próprio carregou sozinho o nome da equipe por um tempo, em uma época de experimentações que incluem o disco Miami Rock 2000 e o hit Popozuda Rock'n'roll. "Tudo aquilo vale: nosso estilo é não ter estilo. Então, mesmo quando não tinha mais ninguém da formação original, isso também fez parte da evolução do Defalla", afirma o frontman, que agora reencontra Castor Daudt (guitarra), Carlo Pianta (baixo) e Biba Meira (bateria).
Segundo o vocalista, conversas sobre uma reunião do quarteto aconteciam com frequência, mas faltava um empurrão, que só veio em 2011. O produtor Leandro "Lelê" Bortholacci convidou a banda para participar do projeto Discografia Rock Gaúcho - em que artistas tocam trabalhos marcantes de sua discografia ao vivo, do início ao fim. Quando os músicos entraram em estúdio para ensaiar, sentiram que a mágica em conjunto ainda não havia encerrado. Monstro é resultado de um processo que começou naquela ocasião e continuou nos anos seguintes, a partir de ensaios e gravações pontuais. "Nos reunimos durante um estúdio de ensaio gravando tudo o que fazíamos, sem decidir nada. Um ano depois, nos reunimos de novo para registrar em um estúdio de gravação. O Defalla sempre foi uma banda muito orgânica", cita Edu K, comentando que o lançamento inclui pitadas de funk dos anos 1970, pós-punk, um lado gótico e stoner rock.
Já o conceito do disco surgiu casualmente, através de uma colaboração do dramaturgo e escritor Mário Bortolotto, responsável pela letra da faixa-título. "O disco fala da monstruosidade do mundo moderno, das pessoas, dos relacionamentos, da violência como algo natural na vida moderna, e também dos monstros tradicionais", comenta o frontman. Na era dos singles, quando as pessoas pouco escutam um álbum como conjunto, Monstro é uma "anomalia", acrescenta o músico. "Fizemos assim porque vemos valor no álbum como obra, independentemente de como as pessoas vão consumir."
Das 14 faixas do álbum, três delas têm participação de convidados: Dez mil vezes conta com Humberto Gessinger; Pitty reforça o time em Delírios de um anormal, inspirada em Zé do Caixão; e Beto Bruno contribui em Timothy Leary, faixa que forma uma trilogia ao lado de Aldous Huxley e Ken Kesey. A escalação dos artistas aconteceu de maneiras e por razões diferentes. Segundo Edu K, "Gessinger é um gênio pop" que ele queria ver trabalhando com Castor, o qual escreveu a parte instrumental da canção, e Pitty tem um "lado meio soturno" no jeito que coloca sua voz, combinando com o clima de Delírios. Já Beto Bruno conhecia a história de Timothy Leary - além da sonoridade da música em questão dialogar com o universo da sua banda, a Cachorro Grande.
E como o novo disco se enquadra na produção brasileira contemporânea? Para o vocalista, a regionalidade não importa - está todo o mundo na mesma. "Vivemos um momento de saturação da música", constata ele, destacando que todas as formas já foram usadas, corrompidas e reconstruídas. "Estamos em uma época de baixa criatividade e não é culpa de ninguém. As pessoas estão trabalhando para ver se aparece algo novo por aí. E nós fazemos parte disso", encerra.
Para celebrar o lançamento, o quarteto deve fazer shows a partir de maio. Porto Alegre, berço do grupo, está na rota, assim como São Paulo e Rio de Janeiro. As datas ainda não foram confirmadas.
COMENT�RIOS
Deixe seu coment�rio sobre este texto.



DEIXE SEU COMENT�RIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMB�M
Para todos os p�blicos: Serenata Sinf�nica Maroon 5 toca melhores sucessos e anima p�blico em Porto Alegre Um ol� dos Rolling Stones no Beira-Rio Kendrick Lamar rouba a cena, mas a noite � de Taylor Swift no Grammy

 EDI��O IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edi��o
do dia e edi��es
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
� Corrigir
Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
� Indique esta mat�ria
[FECHAR]
Para enviar essa p�gina a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
� Comente esta not�cia
[FECHAR]
  Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Coment�rio:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da opera��o matem�tica
neste campo