Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017. Atualizado �s 22h38.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

acontece

Not�cia da edi��o impressa de 21/02/2017. Alterada em 20/02 �s 17h22min

Saga italiana

Hoje, a partir das 17h, o Jardim Lutzemberger da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736) sedia evento para celebrar o Dia Nacional da Imigração Italiana no Brasil, com entrada franca. Na ocasião, a atriz e bailarina gaúcha radicada no Rio de Janeiro Ana Guasque, autora de Victória - Uma saga italiana no interior do Rio Grande (2016, 480 págs., R$ 64,90), fará uma performance de dança, narrando trechos da obra acompanhada de acordeonista. O cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Nicola Occhipinti, e a antropóloga Maria Helena Nunes ainda falarão sobre a importância do fato no desenvolvimento do Estado.
Com orelha assinada por Rosi Campos, o romance traz a história real, de superação, coragem e vitória, de uma mulher que criou uma cidade. A brava Victória D'Ávila Chiappetta, com dores irreparáveis, deixou como legado o município de Chiapetta, que completou cinco décadas de emancipação em 2015. A ação se desenvolve de 1883 a 1947. Três irmãos italianos chegam ao Brasil, com a roupa do corpo. Fatos de importância social e política se entrelaçam à trama, como as imigrações italiana e alemã, revoluções, a saga do ouro, da terra e do gado, dentre curiosidades acerca do período e da localidade. Ana dedicou dois anos ao livro, pesquisando documentos e realizando entrevistas. A obra contou com o apoio da Empresa Agrícola Chiapeta, pelo financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, através do edital FAC Procultura RS.
CONTINUE LENDO ESTA NOT�CIA EM NOSSA EDI��O PARA FOLHEAR
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia