Sobre o Autor
Nícolas Almeida, Gerente de Franquias e Gestão de Negócios Foto: /Arquivo Pessoal/Divulgação/JC

Nícolas Almeida

Gerente de Franquias e Gestão de Negócios da Focus Franquias

O que a franquia nos ensina?

Talvez você já tenha ouvido a seguinte frase: "Toda empresa deveria se comportar como uma rede de franquias, mesmo não sendo uma". Mas o que o modelo de franquia traz de ensinamentos aos empresários?
Para desenvolver uma rede de franquias consistente, o franqueador deve se preocupar em desenvolver um plano de negócios realista sobre como as suas franquias devem operar. Ou seja, qual será o mix de produtos oferecido? Como funcionará o fornecimento de insumos à operação? Quais serão os processos-chave que as unidades irão executar? Qual a expectativa de faturamento? Qual o investimento necessário para implantar uma nova unidade?
São essas algumas das dúvidas que um franqueador precisa responder antes mesmo de vender a primeira franquia. Assim como também são esses os aspectos que qualquer empresário, para construir uma marca sólida e de sucesso, precisa desvendar.
Além disso, todos os padrões operacionais precisarão ser construídos e padronizados por meio de manuais e treinamentos, com o objetivo de ensinar ao franqueado e sua equipe todos os processos da operação franqueada. Padronizar seus processos em manuais e treinamentos é uma tarefa fundamental para qualquer empreendedor. É uma forma de perpetuar o conhecimento da empresa e facilitar o repasse dos conhecimentos a novos funcionários.
Após a implantação das primeiras unidades, os franqueadores e empresários em geral passam a ter o desafio de mantê-las em um alto padrão. É neste momento que se faz necessária a consultoria de campo. Com a função de controlar através de checklists de qualidade, análise de indicadores, aplicação de cliente oculto e outros métodos, será possível manter a padronização da rede e suportar um crescimento seguro.
Todo o planejamento para implantação de uma rede e os procedimentos de auditoria são ensinamentos fundamentais que esse modelo de negócio traz aos empresários, mesmo para aqueles que pretendem expandir sua empresa por conta própria. Que tal planejar sua empresa como uma franquia?
 
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Mostre seu Negócio