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Em mercado competitivo e diversificado



David Paludo David Paludo
Diretor das Lojas Paludo, [email protected]
"Eu sempre fiz assim e sempre deu certo," "Não se mexe em time que está ganhando" e/ou "a culpa é da crise." Essas frases são muito comuns no mundo corporativo e se tornam mais impactantes no cenário de mudanças atual. Muitos falam em crise, mas na verdade estamos num novo momento econômico, mais competitivo, mais diversificado e ao mesmo tempo mais desafiador. O cenário atual é de desaceleração de todos os setores da economia. Ante este fato, várias empresas vão fechar e, simultaneamente, muitas irão crescer. O ano de 2016 será repleto de novos desafios. Os líderes terão que inovar constantemente o modo de gerir sua organização. Será um ano em que devemos reinventar todas as práticas que deram certo até o presente momento.
O Brasil é um dos cinco principais destinos de investimentos do mundo em diversos setores, principalmente tecnologia da inovação, serviços ligados ao meio ambiente e serviços de educação. Para reflexão, estamos aproveitando essas oportunidades? Os líderes podem escolher entre acreditar na crise e se manter estagnados ou podem buscar oportunidades e estratégias para crescer.
Em momentos de crise os consumidores se tornam mais exigentes em relação a preço, qualidade e facilidades. Com escassez do crédito e o aumento da inadimplência eles também são cautelosos em suas compras e com as condições de pagamento. A definição de uma estratégia vencedora para este "novo mercado" é essencial, não somente para sobreviver à crise como para aprender e crescer com ela.
Temos algumas estratégias simples e vencedoras de exemplo, tais como:
- Produto certo com preço adequado. Introduzir novos nichos de produtos no seu mix, produtos com variedade de preços, novas marcas, abrangendo não somente seu público-alvo como demais consumidores em potencial que estão "órfãos", devido ao fechamento de algumas empresas.
- Redução de custos. Revisar todas as práticas (processos) da empresa, principalmente revisão de custos e otimização dos estoques; pequenas economias fazem grande diferença se controladas eficazmente.
- Treinamento constante. Os colaboradores devem estar engajados com os objetivos e metas da empresa proporcionando o melhor atendimento ao cliente e qualidade nos serviços.
- Melhoria contínua. Investir na qualidade em todos os processos, bem como buscar conhecimento, informação, novas tecnologias, melhorando a produtividade e os resultados.
- Uso de mídias sociais. Aproveitar as mídias sociais para divulgação de seus produtos e serviços de forma dinâmica e econômica. Uma pesquisa realizada pela empresa Next Idea mostra que o investimento em redes sociais cresceu 87% desde 2015 com retorno garantido para seus anunciantes.
Muitas são as ações que podem ser adaptadas ao seu modelo de empresa. Oimportante é ter consciência que a economia mudou. Fazer o que sempre foi feito não trará mais resultados. O momento é de ação, mudança, foco. Colocar toda a energia dos líderes e da equipe na busca de melhorias, trabalhando com ética, qualidade e acreditando que podemos crescer em 2016.

Publicado em 28/03/2016.