As marcas mais lembradas e preferidas de
gestores e formadores de opinião do RS.

Como é feita a pesquisa

O projeto MDQD é um estudo conclusivo descritivo, que utiliza a técnica não-probabilística com amostragem estratificada. Os dados desta edição foram coletados entre Novembro e Dezembro de 2015, através de mais de entrevistas com empresários, executivos e profissionais liberais, sendo ouvidos mais de 60% de donos ou sócios de empresas dos principais municípios do RS, com participação de 0,5% ou mais no PIB gaúcho, cobrindo todas as regiões do Estado.
Os entrevistados foram escolhidos por sorteio aleatório em diversas listagens e convidados a participar da pesquisa com respostas espontâneas. O intervalo de confiança desta pesquisa é de 95,7% e a margem de erro é de 4,6 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dirigido pelo consultor Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, o projeto é coordenado pelo diretor comercial do Jornal do Comércio, Luiz Borges.
O banco de dados tem hoje cerca de 40 mil registros de marcas de produtos, serviços e nomes de empresas. Trata-se de um patrimônio incalculável pela capacidade de reunir em um só lugar um amplo conjunto informações.
A Qualidata mobiliza uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva aos processos de planejamento, desenvolvimento de sistemas, pesquisa, supervisão, fiscalização, processamento, análise e administração de todo o processo na execução da investigação.
Os resultados serão conhecidos durante a entrega dos certificados às empresas, primeiras colocadas em cada categoria, em cerimônia a se realizar no dia 08 de março, no Centro de Eventos Plaza São Rafael.
Os resultados do Marcas de Quem Decide 2016 serão plenamente divulgados no dia 28 de março, em caderno especial editado pelo JC. A publicação vai apresentar uma ampla abordagem com índices, gráficos, análises de cada setor avaliado, além de um valioso conjunto de textos produzidos por especialistas de diferentes áreas do marketing, comunicação e gestão de marca. Os resultados completos dos anos anteriores dessa pesquisa estão no site www.qualidata.org.
DADOS TÉCNICOS
Projeto: Jornal do Comércio
Realização: Qualidata Informações Estratégicas
Responsabilidade técnica: Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues
Responsabilidade do projeto: Luiz Borges, diretor comercial do Jornal do Comércio
Metodologia: pesquisa conclusiva descritiva, que utiliza a técnica não-probabilística com amostragem estratificada. A Qualidata utilizou na coleta de dados o sistema CATI (entrevista telefônica assistida por computador).
Período do levantamento: Novembro e Dezembro de 2015
Evento de apresentação da pesquisa e entrega dos certificados: 08/03/2016
Circulação do Caderno Especial: 28/03/2016