Porto Alegre, segunda-feira, 24 de novembro de 2014. Atualizado às 23h01.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
16°C
34°C
25°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,5200 2,5220 0,90%
Turismo/SP 2,4300 2,7300 0,72%
Paralelo/SP 2,4400 2,7400 0,72%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
184899
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
De Olho na tevê Carlos Pires de Miranda
carlos@piresdemiranda.com.br

De Olho na tevê

Coluna publicada em 14/10/2009

Desembarques

Há semanas aqui se prevenia: o Inter estava prestes a desembarcar da disputa pelo título do Brasileirão. Desembarcou, mas o risco agora é de que não se sustente nem no G-4, apesar de todas as facilidades oferecidas por seus concorrentes. Com o Grêmio, a luta passou a ser para ficar na zona da Sul-Americana - escapou de perder feio para o Corinthians, ficou sem Jonas, e o que sobrou do time não parece capaz de chegar a uma colocação satisfatória. Para quem acha que Souza não faz falta, domingo fez. E muita.

Mata-mata

Esta eu ouvi em uma rápida circulada por São Paulo: a Rede Globo estaria propondo ao Clube dos 13 a volta do sistema de mata-mata nas finais do Brasileirão. Questões de audiência moveriam aquela emissora, que detém os direitos de transmissão dos jogos. Um belo reajuste nas quotas de patrocínio - e simultaneamente nos valores pagos aos clubes pela tevê - seria visto com simpatia por presidentes como o do Flamengo, que estaria disposto a fechar um acordo. O objetivo: juntos, pressionarem a CBF, que se agarra ao critério dos pontos corridos, adotado desde 2003. Alguém concorda com a mudança - possível apenas em 2011? Eu, não.

Pênalti é gol

Petkovic cobrou um pênalti para o Flamengo no sábado, Rogério Ceni adiantou-se pelo menos um metro e defendeu. O árbitro mandou repetir a cobrança, o que Renato Marsiglia entendeu como erro. “O goleiro pode dar um passo e tomar impulso para saltar”, sentenciou o comentarista. Foi contestado por Oscar Roberto Godói na Band, que lembra a obrigatoriedade da colocação do bandeirinha sobre a linha de fundo, exatamente para flagrar esses avanços indevidos. Está certo: penalidade máxima deve resultar em gol, a menos que o cobrador ou o juiz sejam muito ruins. E a movimentação do goleiro, antes de a bola ser tocada, pode ser apenas lateral, nunca à frente.

Ju ou Rubinho?

Responda rápido: o que é mais desestimulante, torcer por Barrichello ou pelo Juventude? Coloco as fichas no Ju: quando a gente pensa que     vai se recuperar na classificação, lá vem uma derrota absurda. Verdade que às vezes estou quase desistindo, conformado com a queda para a Série C – aí Ivo Wortmann tira algum coelho da cartola e o time surpreende, reage. É um suplício maior do que com Rubinho: este, pelo menos luta para se aproximar da liderança, não do rebaixamento. A propósito, a coluna acertou: o piloto brasileiro deve confirmar seu contrato com a Williams para 2010. E Massa tem chance de correr o último GP da temporada.

Jogaço

Não, nada de Brasil e Venezuela, que se enfrentam hoje a partir de 19h (Band e RBS TV). O grande jogo da noite será em Montevidéu, valendo a classificação à Copa de 2010. Para quem considera forte a rivalidade entre brasileiros e argentinos, digo que ela é ainda maior entre Uruguai e Argentina, a não ser no verão de Punta del Este. Isso se poderá avaliar no estádio Centenário, que terá fanáticas torcidas e certamente um jogo empolgante. O Sportv 2 (Net e Sky) anuncia o início da transmissão para 18h45min, logo após outra decisão - Portugal joga tudo contra Malta, mas aí é moleza.

Gauchada boa

Semana dessas estava bacana de assistir a Eduarda Streb ancorando o Sportv News, Eduardo Moreno fazendo pós-jogo do Brasileirão no mesmo canal e a excelente Mariana Becker, pela Globo, com entrevistas e informações desde os boxes da Fórmula 1. Por que bacana? Ora, porque os três são gaúchos, formados por faculdades e emissoras do Rio Grande. Aliás, nada de excepcional, dentro ou fora do esporte: a Rede Globo e suas afiliadas em todo o Brasil costumeiramente aqui se abastecem de talentos.

Leitores

Julio Willig e outros quatro leitores acham que, de uma forma ou de outra, Tite já saiu tarde do Inter. Repito: essa mudança era necessária, mas ele foi injustiçado em outros clubes.*** De que adianta o pay-per-view, se os melhores jogos passam em outros canais, perguntam ao colunista. É bom negócio apenas para quem tenta assistir a todos os clubes, respondo. *** Anísio Lopes questiona: cadê os favoritos ao título e ao G-4, apontados pelo colunista em maio? Certo, vamos esperar o fim do Brasileirão.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto