Porto Alegre, sábado, 20 de dezembro de 2014. Atualizado às 19h58.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
24°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,6550 2,6570 0,07%
Turismo/SP 2,4800 2,8100 0,70%
Paralelo/SP 2,4900 2,8200 0,70%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
117024
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 26/03/2012

Feliz aniversário

ANTONIO SANDRO/ARQUIVO/JC

Cada um tem na memória a Porto Alegre ideal, aquela que dá saudades, porque o tempo voou e não tem mais volta. A cidade era mais inocente, ingênua até, pacata, bem mais segura, romântica. O Centro Histórico fervilhava e as famílias vinham à noite ao Centro olhar as vitrines da Rua da Praia. O divisor de águas deu-se entre 1968 e início dos anos 1970. Uma boa referência foi o fim dos bondes entre 1968 e 1972.

A tradição da moeda

O governador Tarso Genro recebeu os governadores das províncias de Santa Fé, Antonio Bonfatti, e Misiones, Maurice Closs. Na despedida, Tarso presenteou ambos com facas de prata. Ao serem informados da tradição gaúcha, os governadores argentinos devolveram moedas, pesos, ao governador. De repente, Tarso saiu no lucro. Do jeito que estão os cofres públicos...

Olheiro de bandido

Semana passada leitor da coluna descontou um cheque em um banco na rua 24 de Outubro, Moinhos de Vento. Guardou o dinheiro no bolso e foi para seu escritório. Quando entrava na garagem, um indivíduo armado saltou de uma moto e começou a bater com uma arma na janela, exigindo o dinheiro que o leitor tinha guardado no bolso. Olheiro de bandido em agência bancária é regra na cidade.

O prestígio de Zé Dirceu

Que o ex-ministro continua com seu prestígio intocado no PT não é novidade. Sábado à noite, Zé Dirceu compareceu ao aniversário de 53 anos do deputado federal Paulo Ferreira (PT-RS), que reuniu cerca de duas mil pessoas entre os armazéns 3 e 4 do Cais do Porto. Entre os presentes, ainda estava a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, esposa de Ferreira.

Arena na Justiça


EDUARDO NICHELE BARBOSA/TJRS/DIVULGAÇÃO/JC

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcelo Bandeira Pereira, recebeu a visita do ex-dirigente gremista Oly Fachin. Ato contínuo, Pereira pegou uma réplica da Arena, ligou o botão que acionou o hino e acendeu os refletores. “Está chegando a hora!”, disse o presidente do TJ.

Patrimônio histórico...


Na entrevista especial publicada nas páginas 28 e 29 desta edição, a superintendente do Iphan, Ana Meira, faz um histórico das mobilizações de moradores pela preservação do patrimônio histórico. Além de lembrar o caso do Mercado Público e da Usina do Gasômetro, nos anos 1970, ela fala de casos no Interior do Estado.

...guerra em Rio Pardo

Em Rio Pardo, nos anos 1950, quase houve guerra civil por causa da rua da Ladeira. Ana Meira conta que o prefeito queria asfaltá-la, mas um historiador lembrou que a via foi feita para a vinda de D. Pedro e queria preservá-la. Fechou o tempo e a Brigada teve que enviar tropas para vigiar a população, tamanho o grau de acirramento.

Socorro aos hospitais

O líder da bancada do PSDB na Assembleia, deputado Lucas Redecker, reuniu-se com a direção da Federação das Santas Casas para apresentar o projeto de lei de sua autoria, que pede a isenção de ICMS das contas de água, luz, telefone e gás dos hospitais filantrópicos. Seria uma mão na roda se o projeto fosse aprovado – e sancionado.

Ocupação perpétua

O secretário Luiz Fernando Záchia, da Smam, não consegue se reunir com o grupo Ocupa POA, mesmo com reuniões agendadas com eles. Záchia quer acertar com eles a desocupação da Praça da Matriz, o que parece terreno de toupeira, tamanho o número de buracos por eles abertos desde o dia 20 de dezembro.

Miúdas

  • ASSOCIAÇÃO dos Agentes Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre deu posse à nova presidente, Eunice da Silva Brochier.
  • NEUROCIRURGIÃO Arthur Pereira Filho, do HMV, conquistou Voto de Louvor em Tese de Doutorado em Neurociências na PUC.
  • CONFERÊNCIA Estadual dos Advogados da OAB-RS será dias 12 e 13 de abril. Tema: Direito, Advocacia e Processo.
  • REP Seguros, de Novo Hamburgo, firmou acordo com a JLT, empresa de destaque mundial no mercado segurador.
COMENTÁRIOS
Wander Dantas - 26/03/2012 - 09h31
Parabéns Porto Alegre! A capital gaúcha celebra hoje 240 anos. A capital gaúcha, bem como o Rio Grande do Sul evoca-me boas emoções, mas não sua condução política atual, maniqueísta, provinciana, e esquerdopata no sentido mais retrógrado possível.


Sergio -
26/03/2012 - 12h13
Para Wander Dantas: Gostaria de lembrar que politicamente, voce mesmo não concordando, aqui quem elege o governo é a maioria. Chama-se DEMOCRACIA.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A cidade-árvore O poste Brasil Em tempos de falta de troco... O aniversário de Dilma

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto