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Histórias do Comércio e dos Serviços Notícia da edição impressa de 26/03/2012

Pequenos e médios supermercadistas unem forças na Unimax

UNIMAX/DIVULGAÇÃO/JC
Central de negócios conta com 130 associados em diferentes regiões do Estado
Central de negócios conta com 130 associados em diferentes regiões do Estado

A dificuldade enfrentada por pequenos e médios supermercadistas em competir com grandes corporações, aliada a uma ideia de empreendimento associativo que possibilite firmar comércios de menor porte no mercado, foram os fatores que motivaram o surgimento da Unimax. A rede, criada há pouco mais de seis anos no modelo de central de negócios, tem como característica a realização de um trabalho em conjunto que objetiva o crescimento e uma maior competitividade para os participantes.

Em dezembro de 2005, a rede teve início com 13 associados após reuniões com alguns representantes no Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul (Sindigêneros/RS). As lojas se situavam na Região Metropolitana de Porto Alegre, e a sede estava localizada no Ceasa, onde está até hoje. Com apenas um ano de criação, a Unimax já contava com 30 supermercadistas, o que dava um sinal do crescimento que teria em um pequeno período de tempo.

Para buscar novos parceiros, a rede apresentava as vantagens em fazer parte de uma central de negócios. Ao realizar a compra em conjunto, cresce o poder de negociar com os fornecedores, o que torna o preço dos produtos mais barato para o consumidor. Com o passar do tempo, foram acrescentados outros benefícios ao associado, como encartes promocionais, anúncios veiculados na mídia, promoções com sorteios de carro e cartão próprio.

As vantagens acabam se refletindo nas vendas de forma imediata. “O aumento inicial do comércio das lojas que ingressam na rede nunca foi menor que 20%”, revela o presidente da Unimax, Moacir Cecatto. O crescimento, segundo ele, costuma se manter com casos de lojas que dobram de tamanho. “Os ganhos se devem ao trabalho em conjunto que a rede promove, deixando o individualismo fora da nossa maneira de atuar”, afirma o presidente da Unimax.

Passados cinco anos de fundação, a rede conta hoje com 130 associados em diferentes regiões do Estado. O segredo para um desenvolvimento acelerado, segundo Cecatto, está na transparência em que os negócios são conduzidos, uma vez que todas as tratativas podem ser analisadas pelos associados. “A clareza nas negociações fez com que acreditassem no nosso trabalho”, afirma ele.    

Para o futuro, o objetivo é continuar crescendo em ritmo forte. Em 2012, a meta é atingir o patamar mínimo de 160 lojas e a expectativa é de que a rede registre aumento de 8% a 10% nas vendas em relação ao ano passado. No último ano, a Unimax incrementou cerca de 6% no volume comercial e teve um faturamento de aproximadamente R$ 5 milhões. A rede obteve o primeiro lugar no Ranking Agas das Centrais de Negócios nos anos de 2010 e 2011.

Promoções para atrair clientes

Uma forma de alavancar as vendas nas lojas do Unimax é a realização de promoções. A ideia é sortear um carro por ano e um kit de cozinha a cada mês. As negociações com os patrocinadores estão em fase final e os comerciantes da rede devem em breve poder oferecer os prêmios aos clientes. 

Outra ambição da rede é de ampliar o mix de produtos próprios, que hoje soma 24 itens. “A ideia é ter pelo menos um produto de cada segmento com valores mais baixos dos artigos das grandes marcas”, antecipa Cecatto. Itens como feijão, detergente, pão de sanduíche, carvão e amaciante já contêm marca Unimax.

A intenção, com iniciativas como essas, é atrair clientes às lojas de seus associados.  As lojas estão distribuíds em bairros de diferentes cidades gaúchas e, com isso, atingem  diferentes classes sociais. “Atendemos as classes B, C e D”, diz Cecatto. Independentemente das novas ações promocionais, a política de gestão para continuar concorrendo com os grandes grupos, oferecendo oportunidades de crescimento aos pequenos e médios comerciantes é antiga e continuará a mesma. A convicção de que a união faz a força.

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