Porto Alegre, sábado, 30 de agosto de 2014. Atualizado às 20h53.
Hoje é Dia da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
24°C
16°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,2370 2,2390 0%
Turismo/SP 2,0800 2,3800 0,83%
Paralelo/SP 2,0900 2,3900 0,82%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
106264
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Mercado Digital Patrícia Knebel
patricia.knebel@jornaldocomercio.com.br

Mercado Digital

Coluna publicada em 22/03/2012

A cultura de cloud computing

As empresas brasileiras começarão, de fato, a migrar suas soluções para o ambiente de nuvem em 2012, assegura a IDC Brasil. A aposta da empresa de consultoria, que vê a cloud computing como um “imperativo tecnológico”, é compartilhada pela IBM. A multinacional espera que os seus projetos em cloud privada no País tenham um crescimento de três dígitos esse ano. Do ponto de vista tecnológico, as empresas nacionais estão maduras para adotar as soluções de cloud computing privada, acredita a diretora de software da IBM Brasil, Ana Paula Assis. Se no modelo público a questão da segurança ainda é o grande calcanhar de aquiles dos clientes, na cloud privada a questão é cultural. E não é difícil entender o motivo. Esse novo modelo permite uma descentralização das ações e, com isso, modifica a forma como as áreas de TI se relacionam com os usuários. Cada departamento passa a ter mais liberdade para reservar recursos computacionais para alguma ação e não depender mais do aval da TI. Já existem ferramentas que permitem até mesmo a realização do “rateio” da infraestrutura que cada área usou ao final do mês.

Aspirações profissionais I

Que aspirações têm os jovens acadêmicos brasileiros para a sua vida profissional? A pesquisa Minha Futura Carreira 2011, conduzida pela empresa sueca Universum, revelou que no topo da lista de prioridades está a busca por uma empresa que propicie equilíbrio entre a carreira e a vida pessoal. Manter a qualidade de vida é cada vez mais um desejo das pessoas.

Aspirações profissionais II

A pesquisa Minha Futura Carreira 2011 apontou ainda que os jovens acadêmicos buscam uma empresa que lhes dê estabilidade e segurança, além de carreiras que apresentem desafios. Realizado com alunos de 72 instituições de ensino superior brasileiras, o levantamento demonstrou que o Google é a empresa mais desejada pelos acadêmicos brasileiros.

Novas linhas corporativas

A TIM está em busca de empreendedores interessados em abrir escritórios terceirizados da operadora no Rio Grande do Sul para atender pequenas e médias empresas. O TIM Business Partner (TBP), como é chamado esse modelo de parceria, faz parte da estratégia da operadora para crescer 30% o número de linhas habilitadas no segmento corporativo em 2012 no Estado. Também faz parte das ações a oferta de planos diferenciados para as demandas empresariais.

Rodoviária online?

O site da Estação Rodoviária de Porto Alegre poderia se inspirar em projetos de outras cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, para criar um sistema de vendas de passagens online mais eficiente. Atualmente, não existe um padrão entre as empresas de ônibus que oferecem esse serviço. Em alguns casos, é preciso fazer a transferência do valor para uma conta-corrente, enviar um comprovante por e-mail ou fax e ligar para confirmar o recebimento. Só depois é que o usuário pode entrar no site e efetuar a compra. Outra opção é comprar créditos antes e só depois comprar a passagem pela web. Sem dúvida, ainda há muito que evoluir.

Firme na liderança

O mês de fevereiro se encerrou com a Vivo atingindo a marca de 73,9 milhões de clientes no Brasil, um incremento líquido de 1,032 milhão de usuários no mês passado. Dessa forma, a operadora reforça a posição de liderança no mercado de telefonia móvel nacional, alcançando uma participação de 29,85%. No Rio Grande do Sul isso se confirma, mas aí com 42,7% de marketshare. Os dados são da Anatel.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto