Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Adega

Coluna

- Publicada em 22 de Março de 2012 às 00:00

Uma proveitosa associação


SÉRGIO DALL ALBA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
A loja tem decoração funcional e moderna (foto), integra o projeto de um Enoespaço que, no total, ocupa 600m². É parte das instalações da Viapiana, vinícola estabelecida na região dos Altos Montes, em Flores da Cunha. O inusitado é a associação estabelecida com a Porto Mediterrâneo, importadora de vinhos com sede em Balneário Camboriú (SC). Entre florestas de araucárias e vinhedos, o apreciador poderá escolher entre quase 200 rótulos de Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil - entre estes, logicamente, toda a linha da Viapiana.
A loja tem decoração funcional e moderna (foto), integra o projeto de um Enoespaço que, no total, ocupa 600m². É parte das instalações da Viapiana, vinícola estabelecida na região dos Altos Montes, em Flores da Cunha. O inusitado é a associação estabelecida com a Porto Mediterrâneo, importadora de vinhos com sede em Balneário Camboriú (SC). Entre florestas de araucárias e vinhedos, o apreciador poderá escolher entre quase 200 rótulos de Argentina, Chile, Portugal, Espanha, França, Itália e Brasil - entre estes, logicamente, toda a linha da Viapiana.
Aperitivos no wine bar, venda de utensílios destinados ao serviço do vinho, sala de degustações e um restaurante que permitirão receber eventos e cursos de degustação para grupos fechados complementam o espaço. De quartas-feiras a sábados os visitantes da vinícola têm acesso à loja e ao Enoespaço, além de apreciarem vinhedos, processos de fabricação e as caves, inauguradas recentemente.
Uma característica, perceptível no exame das prateleiras: os vinhos dos seis países ali representados são de pequenos produtores, que há gerações mantêm a cultura do vinho inserida em suas vidas. Histórias semelhantes à da própria Valpiana, que terá a Porto Mediterrâneo como plataforma de lançamento e distribuição de seus produtos para todo o Brasil.

chope e cerveja

  • Vem aí uma filial da Bier Markt no Moinhos de Vento: bem ali na esquina das ruas Barão de Santo Ângelo e Marquês do Herval, onde depois de A Taberna nada deu certo. Agora deve dar: os três sócios são atentos e criteriosos ao abrir espaço na carta de cervejas da casa e o ponto é ótimo - tudo é uma questão de bem administrar.
  • Paulaner provavelmente é a mais popular cerveja de trigo no mundo. As vendas aumentam continuadamente em países europeus, mas é na Ásia que os percentuais de crescimento mais impressionam: até 40%. Se persistirem, 2012 acusará um total de 1 milhão de hectolitros em exportações.
  • Dos 17 pubs com atmosfera tradicional da Bavária que a Paulaner cultiva pelo mundo, 15 estão na Ásia. Quanto à China, os técnicos da Paulaner consideram que o consumidor médio prefere cervejas do tipo lager. “É aí que nós entramos, em um mercado gigantesco, com a novidade que representa a cerveja de trigo”, projetam.
  • A ideia é inaugurar em abril, com a proposta de harmonizar o menu com cervejas: serão três gaúchas (Rasen Bier, de Gramado, Spokbier, de Taquara e Seasons, de Porto Alegre), mais algumas de Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, República Checa, Alemanha e Jamaica. Tudo no DomusMea Restô|Lounge (nomezinho complicado). Em Canela, na av. Dom Luiz Guanella, 580.
  • doses

    • Hoje, às 20h, na elegante Louise Brasserie (junto à praça Japão), jantar harmonizado em parceria com a Vinhos do Mundo. Roteiro: queijos franceses e cava, duas entradas e um Riesling alsaciano, polvo ao molho de mostarda e um Chablis da Borgonha, paleta de cordeiro e um tinto de Bordeaux. Sobremesa: raviólis de abacaxi com mousse de coco e um branco de Bordeaux. Preço: R$ 169,00. Reservas: tel. 3028-1998.
  • Dia 29 de março, às 19h30min, palestra sobre a Viña Santa Carolina, com degustação de cinco rótulos da vinícola que é uma das mais antigas do Chile. Apresentação da enóloga Carolina Pozzebon (Importadora Porto a Porto). Na Fundação Ecarta (av. João Pessoa, 943), por módicos R$ 25,00. Informações: tel. (51) 4009-2970.
  • para acompanhar

    Bruschetta di peperoni con mozzarella di búfala
    Por chef Daniel Frenda para O Selo da Búfala
    Há desde trattorias e botecos até requintadas degustações de vinhos em que as bruschettas são estrelas. A receita a seguir resulta em cobertura colorida, saborosa e perfeitamente capaz de enfrentar até mesmo tintos mais potentes.
    Ingredientes
    • 400g de pimentão vermelho
  • 400g pimentão amarelo
  • 120ml  de azeite extravirgem
  • 8 fatias de pão italiano em filão
  • 2 dentes de alho roxo descascados
  • 70g de cebola roxa
  • 400g de mussarela de búfala fatiada
  • manjericão de folhas pequenas
  • sal refinado
  • pimenta-do-reino preta em grãos
  • Modo de preparo
    1. Remover as peles e sementes dos pimentões, temperar com sal, pimenta e azeite em abundância. Cortar pimentões e cebola em finas tiras e reservar.
    2. Em uma grelha, tostar as fatias de pão italiano dos dois lados. Esfregar uma das faces com alho e aplicar um fio de azeite sobre ela. Repetir a operação com as demais.
    3. Cobrir cada fatia de pão com cebola, pimentões e fatias de mussarela rasgadas ao meio.
    4. Finalizar com manjericão, sal, pimenta e um fio de azeite.
    5. Se desejar, passar rapidamente pelo forno para aquecer.
    Observação: para remover a pele dos pimentões, levá-los um a um à boca do fogão até que fiquem totalmente pretos e eliminar suas peles sob água corrente.
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO