Porto Alegre, quarta-feira, 17 de setembro de 2014. Atualizado às 22h17.
Hoje é Dia do Transportador Rodoviário de Carga.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
17°C
24°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,3560 2,3580 1,24%
Turismo/SP 2,2100 2,4900 0,40%
Paralelo/SP 2,2300 2,5100 0,80%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
216008
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Mercado Digital Patrícia Knebel
patricia.knebel@jornaldocomercio.com.br

Mercado Digital

Coluna publicada em 08/03/2012

À espera das cidades inteligentes

Muito se tem falado sobre tornar as cidades mais inteligentes. Uma demanda, aliás, urgente. A Copa do Mundo vem aí e é impossível imaginar que os aeroportos, estádios, restaurantes e hotéis sobrevivam a um grande fluxo de pessoas sem um mínimo de inteligência nos seus processos. Soluções tecnológicas para isso existem, mas a maioria dos gestores públicos ainda titubeia diante das iniciativas que propõe a automatização das cidades, principalmente por ser algo novo. Apesar disso, grandes players mundiais de tecnologia apostam alto em uma aceleração da implantação desses projetos esse ano e em 2013. Considerada uma das cidades mais digitais do País, Porto Alegre começa a se mexer. A prefeitura municipal, através da Procempa, está investindo em uma tecnologia para monitorar os serviços públicos. O sistema foi desenvolvido pela IBM e será implementado inicialmente na Smov, Dmae e DMLU. A palavra-chave é antecipar-se aos problemas. Dentro desse conceito, o sistema alertará a Smov, por exemplo, sempre que uma rua ou avenida precisar ser repavimentada. Além disso, sensores interconectados com o software Maximo Utilities poderão mandar um alerta para a prefeitura quando uma lâmpada das ruas queimar, possibilitando que a peça com defeito seja substituída rapidamente.

Smarter Planet

Os projetos de Smarter Planet, do qual iniciativas como as da cidade de Porto Alegre fazem parte, são uma das principais apostas de negócios da IBM. Novidades e cases de sucesso foram apresentados essas semana pela empresa em Las Vegas (EUA), durante o Pulse 2012, seu evento anual de infraestrutura. Entre as cidades que estão desenvolvendo projetos nessa área estão Ottawa, no Canadá, e Boston e Roseville, nos Estados Unidos. A companhia também apresentou iniciativas de prédios inteligentes, como o desenvolvido para a Força Aérea Americana.

Louvre inteligente

O Louvre, de Paris, será o primeiro museu inteligente da Europa. A IBM anunciou que está trabalhando em um projeto para automatizar cerca de 65 mil manutenções realizadas anualmente na “casa” da Mona Lisa e de milhares de outras obras de arte. Através do software IBM Maximo Asset Management, o staff do Louvre poderá planejar com mais eficiência os processos diários de limpeza e manutenção de todas as salas do museu, assim como gerenciar ar-condicionado, elevadores e os sistemas de bloqueio das mais de 2,5 mil portas.

Segurança

Os QR Codes, códigos de barras em 2D que podem ser escaneados pelos celulares tornando-se, assim, capazes de decodificar mensagens, caíram no gosto dos publicitários. Mas os usuários precisam ter atenção ao usar esses dispositivos. Especialistas em segurança explicam que tanto os QR Codes quanto as URLs encurtadas (muito usadas no Twitter) podem representar risco se não forem acessadas com cuidado.

Implementação

A TNT optou pelas soluções da iVirtua fornecidas pela Scunna Network Technologies para gerenciar os ativos, fazer o inventário dos equipamentos e identificar os hardwares e softwares instalados em cada máquina. A solução Trauma Zer0 da iVirtua foi instalada em cerca de dois mil computadores.

Tuites carnavalescos

A paradona de três minutos feita pela Bateria da Mangueira durante o Carnaval 2012 causou sensação também no Twitter. Esse foi o quesito mais comentado durante os dias de folia, com 7.593 tweets e destaque para a Mangueira, segundo levantamento feito pela E.life. O Carnaval carioca foi mais seguido e comentado que o paulista, com quase o triplo de tweets.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto