Porto Alegre, segunda-feira, 01 de setembro de 2014. Atualizado às 22h24.
Hoje é Feriado nos EUA - Dia do Trabalho.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
14°C
24°C
15°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,2430 2,2450 0,26%
Turismo/SP 2,1100 2,3800 0%
Paralelo/SP 2,1200 2,3900 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
103027
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Mercado Digital Patrícia Knebel
patricia.knebel@jornaldocomercio.com.br

Mercado Digital

Coluna publicada em 01/03/2012

Rumo ao 4G

Em janeiro de 2013 algumas operadoras brasileiras já deverão estar com ofertas comerciais de smartphones 4G, o que na teoria pode significar uma velocidade 100 vezes maior que a do 3G atual. A aposta é da Ericsson, que acredita que no máximo oito meses depois de realizado o leilão das licenças da faixa de frequência de 2,5 GHz essa nova oferta se tornará uma realidade no País. O gerente de desenvolvimento de mercado da Ericsson, Gil Odebrecht, diz que a fábrica da companhia no Brasil está preparada para produzir equipamentos 4G. “É perfeitamente factível que até a Copa das Confederações o Brasil esteja com essa tecnologia no mercado”, diz. Isso, claro, se o leilão de fato acontecer em maio, conforme está previsto pela Anatel. A mesma rapidez não se sabe ainda se será possível alcançar com relação às antenas. O SindiTelebrasil, que representa as operadoras, informou que irá apresentar ao governo federal um projeto de lei propondo a criação de uma legislação federal única para a instalação das ERBs. A ideia é unificar as distâncias, já que hoje alguns municípios exigem 15 metros entre a base de sustentação de antenas e os imóveis vizinhos e outros pedem 100 metros. Vale lembrar que o 4G utiliza frequências mais altas, que têm menor alcance, o que demandará um número ainda maior de ERBs para a cobertura dos serviços.

Premiação em tempo real

A premiação Marcas de Quem Decide, realizada pelo Jornal do Comércio, poderá ser acompanhada em tempo real através do endereço www.twiter.com/jc_rs. O evento acontece hoje, a partir das 8h30min, no Hotel Plaza São Rafael. Mais notícias sobre a pesquisa também estão disponíveis no Facebook do Marcas e no site www.marcasdequemdecide.com.br.

Localização

Os serviços baseados na localização dos usuários devem ganhar força esse ano, impulsionados pelo aumento expressivo nas vendas de smartphones. A Nokia e o site de compras coletivas Groupon anunciaram parceria para o desenvolvimento de serviços baseados em localização. O objetivo é oferecer promoções e descontos nos sites de e-commerce de acordo com o local em que o usuário está.

Smartphone à prova d’água

Atire a primeira pedra quem nunca derrubou um smartphone no chão, deixou molhar a câmera fotográfica na piscina ou sujou o notebook de café. Pois é justamente prevendo o imprevisível que agora os fabricantes começam a criar dispositivos um pouco mais robustos, e com design atrativo. A Panasonic apresentou nesta semana durante o Mobile World Congress, em Barcelona, o Eluga Power, smartphone à prova d’água. Durante a apresentação, o aparelho chegou a ser mergulhado em um recipiente com água, para comprovar a eficácia. O Eluga começará a ser vendido na Europa em abril.

Gaúchos certificados

Dois gaúchos compõem o grupo de 13 brasileiros que obtiveram a certificação PMI-ACP em Método Ágeis, criada recentemente pelo Project Management Institute (PMI). São eles: Rafael Prikladnicki, diretor da Agência de Gestão Tecnológica da Pucrs, e Felipe Plets, desenvolvedor de software da SAP Labs Latin America em São Leopoldo.

Verba para formação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), lançou ontem oito editais voltados para a pesquisa e a formação de recursos humanos. No total, os investimentos chegam a R$ 27,3 milhões.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto