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CONSUMO

- Publicada em 14 de Fevereiro de 2012 às 00:00

Varejo de serviços expande adesão ao Liquida em 10%


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
O número de empresas participantes do Liquida Porto Alegre está 10% maior em 2012, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital. O avanço se deu, sobretudo, em função da forte adesão das empresas de serviços. Ao todo, cerca de 9 mil pontos comerciais oferecem descontos especiais até o dia 4 de março.
O número de empresas participantes do Liquida Porto Alegre está 10% maior em 2012, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital. O avanço se deu, sobretudo, em função da forte adesão das empresas de serviços. Ao todo, cerca de 9 mil pontos comerciais oferecem descontos especiais até o dia 4 de março.
“A adesão de outros ramos do comércio ao Liquida Porto Alegre é importantíssima e faz o crescimento da promoção, porque cria esse ambiente em que o consumidor percebe que realmente toda a cidade está em promoção”, afirmou o presidente da CDL, Gustavo Schifino. Ele ressaltou que o resultado nas vendas deve ser superior ao esperado pelos empresários, já que nos primeiros dias da promoção, que começou em 6 de fevereiro, o volume de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi 15% maior. “Significa que, se continuarmos assim, vamos superar a expectativa, que é de 11% a mais nas vendas, e chegaremos a um faturamento de R$ 1,05 bilhão”, disse ele.
Enquanto a média de crescimento esperada é de 11%, o empresário Crystiano Brandão projeta alavancar em 30% o número de matrículas na academia Optima Fitness, que pela primeira vez participa da promoção. Ele considera o Liquida Porto Alegre uma ferramenta importante para que as empresas de saúde e bem-estar retomem o ritmo normal.
“O Liquida, em si, já faz com que os consumidores fiquem mais dispostos a fechar negócio. No setor de academia, temos uma baixa muito grande entre dezembro e janeiro e, nessa época, em que as pessoas já estão começando a esquecer as férias, a promoção conjunta ajuda a retomar o ritmo que normalmente só é alcançado em março”, aponta o empresário.
Para Brandão, não é exatamente o tamanho do desconto o chamariz principal, mas o fato de estar dando alguma vantagem ao cliente, independentemente da compra que ele faz. Na Optima, ele aposta em descontos de 5% a 10% nos planos anuais parcelados e de 15% a 20% nos pagamentos  a vista. “Com uma semana de Liquida, já percebo um aumento no número de matrículas e, o que também é muito importante, no interesse dos alunos em conhecer as nossas promoções.” O empresário também distribui brindes relacionados às atividades físicas contratadas.
O gerente de marketing da Nana Barriga, Valdir Morelle, afirma que adesão ao Liquida Porto Alegre é importante para atrair um público novo à loja de moda gestante e, também, para estender os descontos “aos consumidores porto-alegrenses de todo o Brasil”, pela inclusão da loja virtual da empresa. “A Nana Barriga foi a primeira loja do Estado a se especializar em moda gestante e, por atuarmos em um nicho muito específico, custamos a perceber a necessidade de participar do Liquida Porto Alegre. Mas avaliamos que a promoção cria um movimento importante na cidade, que acaba movimentando toda a comunidade e, por isso, achamos importante aderir neste ano. A campanha nos dá visibilidade e nos ajuda a queimar o estoque da coleção antiga, para abrir espaço para os lançamentos que estão chegando”, disse.
A empresa oferece descontos progressivos, de 10% a 30% na loja da rua Quintino Bocaiúva e 30% nos produtos vendidos pela internet. “Na internet o custo operacional é menor, por isso podemos dar um desconto maior. Para as mamães de outras cidades, como São Paulo, comprar um sling patenteado da Nana Barriga, que nós mesmos produzimos, pela internet sai mais barato que uma corrida de táxi entre os bairros de Itaim e Jardins. Então o Liquida acaba beneficiando consumidores de todo o País”, avalia o gestor, que projeta fechar o mês de promoções com vendas 30% maiores que as registradas no mesmo período de 2011.
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