Porto Alegre, sábado, 25 de outubro de 2014. Atualizado às 11h58.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
27°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,4560 2,4580 2,18%
Turismo/SP 2,3300 2,6500 1,11%
Paralelo/SP 2,3400 2,6600 1,11%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
801238
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Mercado Digital Patrícia Knebel
patricia.knebel@jornaldocomercio.com.br

Mercado Digital

Coluna publicada em 01/02/2012

Colonização tecnológica

O Brasil está sendo colonizado pela China quando o assunto são os equipamentos de telecomunicações. O alerta é do diretor de novos negócios da Parks, Ivo Vargas de Andrade Filho. “As empresas chinesas estão despejando produtos aqui e, em dez anos, vamos ver só o que sobrou da nossa indústria”, lamenta. O Brasil chegou a ter cerca de 60 fabricantes nacionais de equipamentos de telecom, número que hoje não chega a 10. Com o fim da reserva de mercado, as operadoras de telefonia passaram a comprar também dos players estrangeiros. Esse não chegou a ser um problema, já que os fabricantes brasileiros desse segmento sempre se destacaram pelo bom nível tecnológico dos seus modens e roteadores. Com os chineses, porém, não existe competição. Nas negociações, as operadoras chegam a ouvir: “não interessa quanto eles cobram; o nosso produto será mais barato”. E isso significa, em alguns casos, metade do valor de mercado. A esperança das empresas nacionais é que o governo federal regulamente o mais rápido possível a Lei 12.349, sancionada em 2010, e que dá preferência às empresas nacionais nas compras de bens e serviços de TICs.

Reciclagem ao alcance do celular

Usuários de iPhone e iPad já podem baixar nos seus dispositivos um aplicativo que funciona como um buscador de locais de entrega de produtos recicláveis, como embalagens de longa vida e outros resíduos. O Rota da Reciclagem é uma iniciativa da empresa Tetra Pak e pode ser acessado também através do site www.rotadareciclagem.com.br.

Insegurança na web

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil recebeu no ano passado 399,5 mil notificações de incidentes de segurança na web. Os dados demonstram um crescimento de quase três vezes em relação às ameaças detectadas em 2010. Os avisos de casos de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico cresceram 62%. 

Expansão internacional

A Urano vai abrir uma filial na África em 2012. Depois de um ano de negociações e estudos do mercado africano, a empresa decidiu iniciar as operações locais ainda este ano, possivelmente em uma área próxima à cidade de Moçambique. A companhia já possui uma unidade nos Estados Unidos, mas que funciona essencialmente como apoio logístico. A Urano tem sede em Canoas, 160 funcionários e é uma das maiores fabricantes nacionais de balanças eletrônicas.

Brincando com fogo

Os EUA, que há muitos anos já acionaram o estado de alerta contra o terrorismo, querem fechar ainda mais o cerco contra o que está sendo dito nas redes sociais. Até o dia 11 de fevereiro, o FBI recebe propostas de empresas que queiram participar de uma licitação para desenvolver um software de monitoramento dos conteúdos publicados em sites como Facebook e Twitter. Essas atividades já acontecem no país. Prova disso é que na segunda-feira o site Huffington Post revelou que dois jovens ingleses foram deportados depois que anunciaram no Twitter que estavam indo para Los Angeles em férias para “desenterrar Marilyn Monroe” e “destruir a América”. Os amigos alegaram que estavam brincando, mas isso não sensibilizou as autoridades.

Invasão ao internet banking

Esta quarta-feira deve ser a vez do site do Banco do Brasil ser atacado pelos crackers do Anonymous. E, de acordo com o cronograma divulgado pelo grupo nas redes sociais, quinta-feira será a vez da Caixa e sexta do Santander. Na segunda-feira, o site do Banco Itaú saiu do ar e, na terça, foi a página do Bradesco que recebeu um volume de acessos “atípico”, segundo a instituição. Essa exibição de poder do Anonymous deve estar tirando o sono de muitos gestores de segurança da informação do Brasil.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Internet cortada
A chiadeira dos usuários é grande, mas as operadoras de telefonia devem mesmo alterar o modelo de tarifação da internet móvel
App para ler mais
hega ao mercado o Book Ahead, um aplicativo para estimular o hábito da leitura desenvolvido pelo aluno de Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, Henryco Y
Sócios & startups
O estudo apontou que 25% dessas empresas morrem antes do 1º ano de vida e a metade em menos de quatro anos
Mundo conectado
O crescimento da conectividade no mundo agora pode ser confirmado em números: são 2,7 bilhões de pessoas on-line

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto