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consumo

- Publicada em 05 de Janeiro de 2012 às 00:00

Nova classe média atrai pontos de venda de companhias aéreas


FREDY VIEIRA/JC
Jornal do Comércio
Adesigner de moda Alexandra Lisboa está entre centenas de consumidores atraídos diariamente pelos descontos da Gol Linhas Aéreas, em viagens domésticas realizadas nos meses de fevereiro e março com origem na Capital. A promoção, atrelada à recente inauguração de um quiosque de venda de passagens da companhia na Estação Mercado do Trensurb, em Porto Alegre, faz parte de estratégia para conquistar o público formado pela nova classe média, filão com alto potencial de consumo, que tem as viagens em sua lista de prioridades.
Adesigner de moda Alexandra Lisboa está entre centenas de consumidores atraídos diariamente pelos descontos da Gol Linhas Aéreas, em viagens domésticas realizadas nos meses de fevereiro e março com origem na Capital. A promoção, atrelada à recente inauguração de um quiosque de venda de passagens da companhia na Estação Mercado do Trensurb, em Porto Alegre, faz parte de estratégia para conquistar o público formado pela nova classe média, filão com alto potencial de consumo, que tem as viagens em sua lista de prioridades.
Desejando viajar para São Paulo, Alexandra se deslocou, na manhã de ontem, da cidade de Canoas, onde mora, até o novo quiosque da Gol, para obter informações de preços e datas possíveis para aproveitar os descontos.
"Os preços estão muito bons, em comparação aos valores que venho pesquisando desde novembro, além disso, a forma de pagamento está bem acessível", avalia a designer, destacando que este tipo de promoção possibilita o planejamento financeiro, uma vez que as compras podem ser feitas com antecipação. "Este é o perfil da nova classe média. São pessoas que compram com uma antecedência maior e permanecem por mais tempo nos destinos", resume o gerente da Nova Classe Média da Gol, André Matos.
Segundo Matos, a companhia foi a primeira no Brasil a ter projeto de canal físico para regiões periféricas. "No final de 2009, abrimos uma loja de rua em um bairro residencial de classes C e D, em São Paulo. Depois disso, aceleramos o plano, que ainda funciona em caráter experimental, abrindo unidades em redes de varejo, franquias e locais com alto fluxo de pessoas, como alguns metrôs paulistas e a Central do Brasil, no Rio de Janeiro." Além da Capital, também Recife, Salvador e Belo Horizonte receberão quiosques voltados a atender e, segundo Matos, "conhecer o perfil destas camadas sociais", para criação de futuros produtos voltados aos consumidores das classes C e D.
Em Porto Alegre, a estratégia chamou a atenção de muita gente. Na manhã de ontem, uma fila de interessados em viajar com descontos na passagem de volta, conforme a promoção anuncia, se formou em frente ao quiosque do Trensurb, onde três atendentes se dedicavam a dar conta da demanda, sem deixar de formar um cadastro de cada um que sentava para pedir informações. Matos ressalta que entre 2002 e 2010, a participação dos consumidores da classe C no mercado de turismo passou de 18% para 34%, graças às passagens aéreas mais acessíveis. "Hoje, aproximadamente 47% dos nossos clientes são da nova classe média e, no próximo ano, deverão representar cerca de 60%", diz.
"O mercado doméstico ainda é composto, principalmente, de passageiros que viajam a negócios, mas estamos conquistando os consumidores da nova classe com voos mais baratos fora de horários de pico ou compras bem antecipadas, mantendo a alta qualidade dos serviços", concorda o presidente da Tam Linhas Aéreas, Líbano Barroso. Em agosto de 2010, as filiais das Casas Bahia na Praça Ramos, Vila Nova Cachoeirinha e em São Mateus, em São Paulo, passaram a ter pontos de venda de passagens da companhia. Em janeiro do ano passado, o projeto chegou a mais três unidades da rede varejista na região metropolitana de São Paulo.
Em agosto de 2011, a Tam completou um ano do projeto de varejo, inaugurando o primeiro ponto de venda na estação Corinthians-Itaquera do metrô de São Paulo. Outros dois quiosques foram inaugurados, em setembro, nas estações Ana Rosa e São Bento.
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