Porto Alegre, domingo, 21 de dezembro de 2014. Atualizado às 19h58.
Hoje é Dia do Atleta. Hoje é Início do Verão.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
26°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,6550 2,6570 0,07%
Turismo/SP 2,4800 2,8100 0,70%
Paralelo/SP 2,4900 2,8200 0,70%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
794325
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Mercado Digital Patrícia Knebel
patricia.knebel@jornaldocomercio.com.br

Mercado Digital

Coluna publicada em 06/10/2011

4G para estrangeiro ver

Se tudo sair como o planejado, a Anatel deve realizar ainda no primeiro semestre de 2012 o leilão para as frequências de 4G, a quarta geração da telefonia móvel. O objetivo é que já na Copa das Confederações os usuários brasileiros e estrangeiros possam utilizar a internet em seus celulares e computadores a uma velocidade pelo menos dez vezes superior que a da 3G. O gerente de desenvolvimento de mercado da Ericsson, Gil Odebrecht, acredita que, de seis a oito meses depois de realizado o leilão das frequências, as operadoras móveis poderão começar a lançar comercialmente as suas ofertas. Nesse primeiro momento, o 4G estará disponível nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A fábrica da empresa no Brasil está preparada para fabricar os equipamentos para essa tecnologia. Da mesma forma, as empresas de telefonia estão preparando as suas redes e, assim que tiverem o start do governo, começarão a colocar os novos roteadores nas Estações Rádio Base. Alguns leilões de frequências no Brasil costumam se prolongar indefinidamente (vide os da tecnologia WiMAx). Mas, nesse caso, o governo federal quer acelerar. Até porque, sabe que os turistas europeus e americanos estão acostumados com uma velocidade de internet muito mais alta.

3G em Travesseiro

Com a presença do presidente da Telefônica Brasil, Antonio Carlos Valente, a Vivo inaugura hoje a primeira antena 3G da cidade de Travesseiro, na região do Vale do Taquari. A iniciativa faz parte da estratégia da operadora de disponibilizar internet em alta velocidade em locais nos quais essa tecnologia ainda não havia chegado.

E-mails na nuvem

Até 2014, pelo menos 10% das mensagens enviadas por e-mail estarão hospedadas na nuvem. A aposta é do instituto de pesquisa e aconselhamento de TI Gartner. Em 2020, esse percentual deve ter aumentado para 55%. O Gartner acredita que demorará pelo menos uma década para que a computação em nuvem seja utilizada pela maior parte das organizações.

Terceirização no TST

O gaúcho Reges Bronzatti, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RS) e do conselho das entidades de TI do Estado (Ceti), representou ontem a Assespro nacional na primeira audiência pública do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. No total, 49 especialistas de entidades de classe do País falaram sobre a terceirização da mão de obra. Bronzatti defendeu a criação de uma cadeia produtiva no desenvolvimento de software.

Robôs

Na medida em que cresce a sofisticação dos robôs desenvolvidos no mundo, novas tarefas do dia a dia passarão a ser realizadas por eles. Na Holanda, por exemplo, já existem robôs que abastecem carros. Legalmente, no Brasil isso ainda não seria possível, já que a lei proíbe o autosserviço nessa área. A empresa Foxconn, que fabrica o iPhone e o iPad para a Apple, pretende ter 1 milhão de funcionários robôs até 2014. Não estamos longe de dizer que os robôs se parecerão cada vez mais com os humanos, segundo Jean Paul Jacob, pesquisador emérito da IBM. Nos Estados Unidos, já existe até uma convenção anual de pessoas e seus respectivos robôs.

Empreendedorismo

Já é recorde o número de inscritos para a 5ª edição do Torneio Empreendedor deste ano, da Pucrs. Foram 194 candidatos, um aumento de 34%. Os alunos dos cursos de Administração e Ciências Econômicas lideram. O Torneio Empreendedor é promovido pelo Núcleo Empreendedor da Faculdade da Administração, Contabilidade e Economia (Face).

COMENTÁRIOS
José Eduardo Figueiredo Araujo - 10/11/2011 - 09h05
4G PARA ESTRANGEIRO VER: As Operadoras insistem na frequência de 700 MHz em vez de 2,5 GHZ, por "razões patrióticas" ou seja custos de investimento. Recomendo a leitura de: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/11/07/o-jogo-da-4g-no-brasil/ (O jogo do 4G no Brasil) e http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/11/08/operadoras-reclamam-mas-governo-mantem-cronograma-para-implantacao-de-4g/ (Operadoras reclamam, mas governo mantém cronograma para implantação de 4G?) http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/11/07/o-jogo-da-4g-no-brasil/

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Dezembro premiado do Tecnosinos Banrisul escolhe solução da Verifone Pitch Day na Pucrs
Na próxima segunda-feira, acontece o Pitch Day, evento no qual cerca de 15 projetos desenvolvidos por alunos empreendedores da Pucrs serão apresentados para investidores do mercado
Compras em segurança
Centenas de lojas on-line que aderiram ao Black Friday brasileiro irão divulgar ofertas com a expectativa de atingir mais de R$ 1 bilhão em vendas

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto