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Coluna

- Publicada em 21 de Julho de 2011 às 00:00

As mulheres e a criação digital


Jornal do Comércio
Até dois meses atrás, ela exercia o cargo de vice-presidente de criação na agência McCann Erickson, em Nova Iorque. Mas a brasileira Alessandra Lariu, 38 anos, resolveu mudar e se dedicar exclusivamente ao SheSays (shesaysus.com), site da qual é cofundadora e que se propõe a ajudar as mulheres a se destacarem na carreira de criação digital. Há cinco anos no ar, a iniciativa reúne mais de 3 mil representantes femininas das áreas de marketing e publicidade. Um dos frutos desse trabalho é o Shout (www.everybodyshout.com), plataforma lançada há uma semana e que reúne profissionais da área de publicidade que pertencem ao SheSays. A ideia é que elas possam trabalhar juntas. Uma empresa de cosméticos que deseja lançar um novo shampoo pode disponibilizar as suas demandas no everybodyshout.com, interagir com as profissionais e contar com a riqueza do conteúdo gerado por esse intercâmbio. De uma forma geral, os setores de tecnologia, internet e criação digital carecem de representantes femininas de peso. O SheSays tem núcleos em dez cidades do mundo e uma das metas das fundadoras é que essa iniciativa também se torne uma realidade no Brasil. Alguém se habilita?
Até dois meses atrás, ela exercia o cargo de vice-presidente de criação na agência McCann Erickson, em Nova Iorque. Mas a brasileira Alessandra Lariu, 38 anos, resolveu mudar e se dedicar exclusivamente ao SheSays (shesaysus.com), site da qual é cofundadora e que se propõe a ajudar as mulheres a se destacarem na carreira de criação digital. Há cinco anos no ar, a iniciativa reúne mais de 3 mil representantes femininas das áreas de marketing e publicidade. Um dos frutos desse trabalho é o Shout (www.everybodyshout.com), plataforma lançada há uma semana e que reúne profissionais da área de publicidade que pertencem ao SheSays. A ideia é que elas possam trabalhar juntas. Uma empresa de cosméticos que deseja lançar um novo shampoo pode disponibilizar as suas demandas no everybodyshout.com, interagir com as profissionais e contar com a riqueza do conteúdo gerado por esse intercâmbio. De uma forma geral, os setores de tecnologia, internet e criação digital carecem de representantes femininas de peso. O SheSays tem núcleos em dez cidades do mundo e uma das metas das fundadoras é que essa iniciativa também se torne uma realidade no Brasil. Alguém se habilita?
Fiscalização I
Você já teve o seu celular fiscalizado por algum técnico da Anatel? Pois a agência reguladora arrecadou R$ 3 bilhões em 2010 com o Fundo de Fiscalização dos Serviços de Telecomunicações (Fistel) para monitorar as estações rádio-base das operadoras e, pasmem, a qualidade, potência e outros quesitos dos aparelhos móveis. Apenas R$ 320 milhões foram usados para esse fim.
Fiscalização II
Alegando que os celulares não são fiscalizados, a Telebrasil quer que pelo menos os modelos pré-pagos deixem de ser taxados. Para o presidente da entidade, Eduardo Levy Cardoso Moreira, isso ajudaria a baratear o custo para os consumidores. Atualmente, para engordar o Fistel, é cobrada uma taxa de R$ 26,83 na habilitação e R$ 13,42 anualmente sobre cada aparelho em funcionamento.
Copa do Mundo e e-commerce
As 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014 vão receber o ECOM 2011 - 1º Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Novos Meios de Pagamento e Negócios na Web. O objetivo é preparar os empresários para as oportunidades que surgem a partir do e-commerce, especialmente nas compras feitas via smartphones, tablets e TV. O ECOM é realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e tem apoio da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação e Sebrae, além de empresas e outras entidades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.e-comercio2011.com.br.
Bairrismo na web
De 15 mil a 18 mil é o número de acessos que o site O Bairrista (www.obairrista.com) vem registrando diariamente, segundo o seu criador, Júnior Maica. Formado em Ciências Contábeis, o jovem tem divertido os internautas com as suas frases de efeito e notícias fictícias, todas abordando o bairrismo gaúcho. O projeto iniciou no Twitter (O_Bairrista), onde já são mais de 36 mil seguidores. “Sou um cara que cultiva as tradições, mas nada de forma extrema”, diz, afirmando que não é bairrista.
Inovação aberta
Em cerca de 40 dias deve estar finalizado o software de apoio à inovação aberta capitaneado pela Valetec. O projeto conta com a participação dos gestores de P&D das 61 empresas associadas. O diretor executivo da Valetec, Maurício Andrade, comenta que o objetivo é que essa plataforma funcione como um grande buscador de informações sobre oportunidades de tecnologia e inovação para as empresas.
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