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Trânsito

- Publicada em 11 de Julho de 2011 às 00:00

Estacionamentos facilitariam acesso às regiões


CLAUDIO FACHEL/Arquivo/JC
Jornal do Comércio
No dia 4 de agosto, a prefeitura de Porto Alegre publicará solicitação de manifestação de interesse público para receber estudos sobre a criação de vagas de estacionamento subterrâneo sob o parque Ramiro Souto, na Redenção, e a praça Parobé, no Centro da Capital. De acordo com o prefeito José Fortunati, a consulta pública é o primeiro passo para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto que vai contribuir para a melhoria da mobilidade urbana nos bairros. "Precisamos de informações técnicas sobre o número de vagas, custos e viabilidade das áreas para depois definir o modelo mais adequado e encaminhar a devida licitação", destaca.
No dia 4 de agosto, a prefeitura de Porto Alegre publicará solicitação de manifestação de interesse público para receber estudos sobre a criação de vagas de estacionamento subterrâneo sob o parque Ramiro Souto, na Redenção, e a praça Parobé, no Centro da Capital. De acordo com o prefeito José Fortunati, a consulta pública é o primeiro passo para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto que vai contribuir para a melhoria da mobilidade urbana nos bairros. "Precisamos de informações técnicas sobre o número de vagas, custos e viabilidade das áreas para depois definir o modelo mais adequado e encaminhar a devida licitação", destaca.
Segundo ele, a construção de um terceiro estacionamento subterrâneo junto à Estação Rodoviária está em análise pelos técnicos da prefeitura. Os estudos apresentados serão avaliados por uma comissão designada pelo prefeito. A equipe poderá selecionar um ou mais estudos, cujas informações servirão de base para a elaboração do projeto básico da licitação pelos técnicos do município.
O projeto é desenvolvido pelo Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), ligado ao gabinete do prefeito, em parceria com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O edital para a licitação de concessão de área pública precedida de obra será publicado até o final de 2011. Ainda está em definição o prazo final para as manifestações de interesse.
O coordenador do GAE, Edemar Tutikian, disse que pretende discutir com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) o projeto que será desenvolvido no parque. "A proposta tem que passar por várias instâncias, principalmente pela Smam, em função de o parque ser tombado como patrimônio ambiental e cultural", comenta.
Segundo o secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, o estacionamento com entrada pela avenida
Osvaldo Aranha e saída pela avenida José Bonifácio resolveria diversos problemas no bairro. O primeiro seria o do auditório Araújo Vianna, que nos dias de shows tem falta de espaço para a colocação dos veículos. De acordo com Gonzaga, o estacionamento no estádio Ramiro Souto facilitaria também o acesso das pessoas que desejam ir ao Brique da Redenção e de quem pretende chegar ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). "Um local alternativo com vagas para veículos na região resolveria não só o problema do auditório, mas de diversas atividades do bairro", destaca.
Outra mudança, segundo Tutikian, terá que ser discutida com a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). O Ramiro Souto é utilizado para a prática de atividades esportivas. Em função das obras do estacionamento, o local teria que ser interditado.
O anúncio da prefeitura vem de encontro à proposta defendida por Carlos Konrath, diretor da Opus Promoções. A empresa foi a única concorrente na licitação de reforma do auditório Araújo Vianna, realizado em 2007, e pretende entregar as obras prontas em março de 2012, durante a semana de aniversário de Porto Alegre.
Konrath contou a reportagem do Jornal do Comércio que, junto com a reforma, o ideal seria o desenvolvimento de um projeto, que inclusive já é chamado de Tatu, no qual o parque Ramiro Souto teria uma garagem subterrânea com 702 vagas e um investimento já calculado de R$ 20 milhões. Segundo ele, a obra poderia ser realizada com a participação da iniciativa privada, através de uma Parceria Público-Privada (PPP).
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