Porto Alegre, sábado, 29 de agosto de 2015. Atualizado às 23h52.
Hoje é Dia Nacional do Combate ao Fumo.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
12°C
30°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,5850 3,5870 0,98%
Turismo/SP 3,4200 3,8100 0%
Paralelo/SP 3,4200 3,8100 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
208660
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Mercado Digital Patrícia Knebel
patricia.knebel@jornaldocomercio.com.br

Mercado Digital

Coluna publicada em 22/06/2011

Cidade digital

Estimuladas pelos eventos esportivos que até 2016 acontecerão no Brasil, empresas de tecnologia correm para ocupar o espaço de parceiro ideal do poder público para a modernização dos municípios. Da mesma forma, começam a aparecer os rankings que apontam as cidades digitais que mais se destacam. São levantamentos importantes, mas que ainda precisam evoluir na sua abordagem. A terceira edição do Guia das Cidades Digitais da Motorola, por exemplo, aponta São Paulo como a cidade mais digital da região. Já no Índice Brasil de Cidades, apresentado na semana passada pela Momento Editorial, com metodologia do CPqD, a capital paulista aparece em 10º lugar. Como esses levantamentos são por adesão, se alguma cidade não é lembrada pela empresa de pesquisa ou se esquece de mandar os dados, não é considerada, mesmo tendo um alto índice de digitalização. Foi o que aconteceu com Porto Alegre recentemente, no levantamento realizado pela Motorola. Além disso, os resultados costumam considerar apenas as respostas a um questionário enviado para os gestores municipais, deixando de lado um fator importante que é a visita técnica.

Puxadinho digital

O fato de não haver um instrumento de avaliação oficial das cidades digitais reflete também a necessidade de um melhor entendimento desse conceito. Não basta colocar um ponto de internet na praça principal do município. Os exemplos mais avançados possuem uma rede que integra a administração pública e atendem os cidadãos com infraestrutura em postos de saúde e escolas. Os serviços de governo eletrônico disponíveis também são requisitos importantes. Estima-se que o Brasil tem hoje cerca de 700 projetos mais maduros de cidade digital. O resto são o que se pode chamar de puxadinho digital.

Acordo I

A Constat acaba de firmar um acordo com a Global Netcom, empresa de telecomunicações que atua no mercado como distribuidora das marcas Digistar e LG-Ericsson. A parceria envolve a integração do Qualitor, software da empresa que faz a gestão do atendimento em help desk, SAC e ouvidoria nas corporações.

Acordo II

Através dessa parceria com a Constat, a Global Netcom vai colocar à disposição das suas revendas o produto QCall*Center (central telefônica) e o próprio Qualitor. Além disso, eventualmente, ficará responsável pela parte técnica dos projetos de telecom e serviços que envolvam essa plataforma.

Compras coletivas para mulheres

Dentro da tendência de segmentação apontada pelos especialistas em sites de compras coletivas, já está no ar o Mais Bonita Por Menos. Dirigido para mulheres jovens das classes A e B e com foco em moda e beleza, o site está há quatro meses em operação e tem dois mil compradores. O projeto é capitaneado pela empresária Maria Pia Albuquerque e pode ser acessado no endereço www.maisbonitapormenos.com.br.

Inovação para gestores

O diretor do Centro de Excelência em Inovação e Liderança de Cambridge, Hitendra Patel, desembarca em Porto Alegre no início de julho para falar sobre inovação. Além de participar como palestrante do Congresso Internacional da Gestão do PGQP, Patel ministrará um curso no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS). Como incluir a inovação nas rotinas da empresa e as ferramentas de baixo custo para iniciar a inovação serão alguns dos temas apresentados. As inscrições podem ser feitas no endereço www.fiergs.org.br/agenda.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
TI brasileira se protege pouco
Já diz o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar
Internet no ambiente escolar
Apenas 36% das crianças brasileiras que usam a internet têm acesso a essa tecnologia no ambiente escolar
Até quando?
Aos consumidores que não têm o hábito de acompanhar as faturas da sua operadora de telefonia, TV por assinatura ou do provedor de internet, um conselho: verifiquem atentamente
Reação Virtual
O uso do cartão de crédito em sites, a prática de bullying com professores e colegas e o costume de fazer check-in em todos lugares se tornaram hábitos comuns de crianças e jovens da era digital

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto