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- Publicada em 15 de Junho de 2011 às 00:00

Obras de ampliação começaram no Aeroporto Salgado Filho


JOÃO MATTOS/JC
Jornal do Comércio
As obras para instalar o Módulo Operacional Provisório (MOP) já começaram no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A estrutura ampliará de 40 para 60 os balcões de check-in e elevará em mais 1,5 milhão de passageiros a capacidade do terminal, hoje em 6,5 milhões ao ano, fluxo que cresceu em média de 20% nos últimos anos.
As obras para instalar o Módulo Operacional Provisório (MOP) já começaram no Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A estrutura ampliará de 40 para 60 os balcões de check-in e elevará em mais 1,5 milhão de passageiros a capacidade do terminal, hoje em 6,5 milhões ao ano, fluxo que cresceu em média de 20% nos últimos anos.
A preparação da área física, situada no segundo piso, no lado oposto do local onde ocorrem os embarques hoje, começou há 15 dias e deve se prolongar por mais 45 dias. Logo após, a empresa que venceu a licitação montará a estrutura. Até o final de novembro, a direção da Infraero no Estado espera ter o MOP funcionando. Novas operações, como a da TAP e da Copa Airlines estão na mira da Infraero.
Na etapa seguinte, será dado início a obras no primeiro piso para ampliar o desembarque. Com o módulo, mais 280 assentos serão acrescidos nos portões de embarque. Para adaptar o espaço, trabalhadores estão derrubando paredes e ajustando o piso. O acesso dos usuários será pelo saguão principal do Salgado Filho. "Não vamos aumentar o número de embarques, pois isso depende da ampliação do pátio de pouso de aeronaves, mas os passageiros terão muito mais conforto", apontou o superintendente regional da estatal dos aeroportos no Rio Grande do Sul, Carlos Alberto da Silva Souza.
Com mais balcões, a expectativa é de reduzir o tempo de check-in principalmente nos horários de maior concentração de voos, no começo da manhã e final de tarde. O MOP já poderia ter sido instalado, mas ausência de interessados na primeira concorrência acabou atrasando a contratação. A instalação envolve investimento de R$ 5 milhões. A obra demorará mais tempo nesta fase devido a restrições para os trabalhos que geram mais barulho.
"O movimento fica restrito ao período noturno e à madrugada", explica o superintendente. A Infraero espera deslocar parte da operação de embarque da TAM ou da Gol para o novo espaço. As duas companhias têm hoje o maior número de balcões no Terminal 1. Souza adianta que a definição só deve ocorrer um mês antes do término da instalação.
Também no Terminal 2 ocorrem modificações para aumentar a capacidade, que subirá de 1,5 milhão para 2,5 milhões até setembro, que incluirá mais equipamentos no desembarque. Com os projetos, o aeroporto elevará a capacidade de fluxo de 8 milhões de pessoas para mais de 10 milhões. Nos próximos meses, será lançada a licitação para expansão nas pistas de pouso (dos atuais 22 para 30) e para ampliação do Terminal 1. Todas são obras da matriz de responsabilidades firmada pelo governo federal para a Copa do Mundo de 2014. Souza informa que todos os projetos somarão aporte de R$ 1,3 bilhão e incluem ainda nova extensão da pista e instalação de novos equipamentos antineblima.

Empresas não poderão controlar vários aeroportos

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, afirmou que os aeroportos brasileiros a serem privatizados terão que ser administrados por empresas diferentes, mesmo se localizados em estados distintos. "Ele não poderá controlar mais de um aeroporto. Essa é uma orientação do governo", afirmou Gustavo do Vale. Ele lembrou ainda que a estatal poderá ter uma participação de até 49% nos consórcios vencedores do leilão de privatização dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos (Campinas), que será concluído em dezembro.
Vale explicou que a Infraero será sócia minoritária e que sua fatia será condicionada aos investimentos a serem feitos nos terminais. O cronograma da empresa prevê recursos de R$ 5,3 bilhões até 2014 nos treze aeroportos das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo.

Luiz da Gama Mór recebe homenagem da Câmara

O diretor-executivo da companhia aérea TAP, Luiz da Gama Mór, foi homenageado ontem com o título de Cidadão de Porto Alegre pela Câmara de Vereadores da Capital. O executivo é agraciado por sua atuação no fomento à economia porto-alegrense.
A homenagem acontece dias após o primeiro voo da rota inaugurada pela TAP no Rio Grande do Sul - que liga Porto Alegre à capital portuguesa Lisboa sem escalas -, ocorrido no dia 12 de junho. O início das operações da companhia será celebrado hoje com cerimônia no Palácio Piratini.
Natural da cidade gaúcha de Cachoeira do Sul, Mór tem formação em Engenharia Mecânica e pós-graduação em administração, compondo a equipe executiva da aérea TAP desde 2000, depois de passagem por companhias do setor como a Varig e a Groundforce.

Primeiro voo de Porto Alegre para a Cidade do Panamá decola à noite

Clarisse de Freitas
Um coquetel às 23h30min de hoje no Aeroporto Salgado Filho marcará a chegada ao Rio Grande do Sul do avião que irá fazer o voo inaugural da nova conexão entre a Capital gaúcha e a Cidade do Panamá. O trecho será operado pela Copa Airlines, que mantém na América Central seu Hub, com conexões para mais de 50 destinos, em 25 países.
O avião decolará à 1h32min, horário que deve se repetir quatro vezes por semana, sempre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. O voo CM 822 deve aterrissar após aproximadamente sete horas, às 6h50min, horário panamenho. O retorno, pelo voo CM 821, acontecerá todos os domingos, segundas, quartas e quintas-feiras. A saída do Panamá acontece às 15h24min (hora local), e a aterrissagem em Porto Alegre está prevista para a 0h27min pelo horário de Brasília.
O valor da passagem é a partir de US$ 593,00 ida e volta. O voo poderá ser operado com aviões Boeing 737-700 e 737-800, o que faz com que a oferta de lugares varie entre 124 e 164 poltronas, em classe executiva e econômica.
"Esperamos êxito total desta oferta, que é boa não só para o Rio Grande do Sul, mas também para os passageiros de Santa Catarina e do Paraná que poderão fazer suas viagens internacionais sem precisar passar pelos congestionados aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo", afirmou o gerente-geral da Copa, Marcos Calixto.
Porto Alegre é a quinta cidade brasileira a receber operações da empresa aérea panamenha, que já atua em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus. No próximo domingo, a Copa inaugura também uma ligação direta entre Brasília e a Cidade do Panamá. Com estes dois novos voos, a Copa somará 43 frequências semanais ligando o Brasil a destinos da América Latina, países caribenhos, Estados Unidos e Canadá através das conexões.
Entre os destinos preferidos dos turistas brasileiros e com conexão imediata, a Copa destaca Santo Domingo e
Punta Cana (República Dominicana); Havana (Cuba); Cidade do México e Cancun (México); Miami, Orlando, Nova Iorque e Los Angeles (EUA); Toronto (Canadá); Aruba; San José (Costa Rica); Bogotá, Medellín e Cartagena (Colômbia).
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