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Mercado Digital Patrícia Knebel
patricia.knebel@jornaldocomercio.com.br

Mercado Digital

Coluna publicada em 02/06/2011

Sites de compras coletivas: qual é o retorno para as empresas?

Nos sites de compras coletivas, quanto mais vendas melhor. Certo? Errado. Pelo menos para as empresas ofertantes de produtos e serviços, essa pode não ser a equação mais correta. Depois do período de explosão desse modelo de negócios, no qual todos queriam fazer parte, os empresários começam a adequar suas ofertar para ter um melhor retorno. É o caso de Fabrício Curi, um dos sócios do Gokan Sushi. A primeira oferta realizada, logo no início da explosão desses sites, foi de um combinado de 15 peças que saía de R$ 29,00 por R$ 12,00. Foram 3.049 vouchers comercializadas em 24 horas, para a tele-entrega. Essa grande demanda exigiu muito jogo de cintura para o atendimento dos clientes, de um produto que costuma exigir tempo e cuidado no preparo. A segunda oferta, feita dessa vez em um site gaúcho de compras coletivas, já foi diferenciada. O Gokan optou por um jantar para duas pessoas, uma saquerinha, duas sobremesas e dois cafés. Preço: de R$ 210,00 por R$ 125,00. Foram 90 vendas e uma ação considerada bem mais positiva. O tíquete, mais alto, levou para o restaurante um público com mais chances de se tornar cliente do restaurante e apreciador de sushi.

Engenharia social I

A engenharia social, técnica na qual os cibercriminosos usam as redes de relacionamentos das pessoas para disseminar códigos maliciosos, é uma das ameaças à informação que mais cresce no mundo. Segundo relatório da Symantec, um dos principais agravantes disso tem sido o aumento do uso de dispositivos móveis.

Engenharia social II

Contribui para esse cenário o fato de as pessoas geralmente usarem os smartphones e tablets enquanto fazem outras coisas, sem prestarem atenção aos cuidados com a segurança. Além disso, em 2010, 65% dos links maliciosos em feeds de notícias usaram URLs encurtados. Destes, 73% foram clicados 11 vezes ou mais.

Banricompras internacional

A partir de julho, o Banricompras passará a ser internacional, quando devem iniciar as operações do Banrisul no SafetyPay, agregador de meios de pagamentos. Por esse sistema, os clientes farão compras na internet em sites internacionais, como a Amazon, e serão conduzidos para efetuar o pagamento dentro do próprio ambiente de internet banking do banco. Não é preciso usar cartão de crédito, o que reduz os riscos de fraudes e de roubo de identidades. A SafetyPay, empresa fundada por ex-executivos da American Express, tem uma base de mais de 90 milhões de clientes no mundo.

Quarta geração

A quarta geração da telefonia móvel já é uma realidade nos Estados Unidos. Os aparelhos começam a chegar às operadoras e lojas de eletrônicos, como a Best Buy, primeiramente nas grandes cidades, casos de Nova Iorque, Boston e Chicago. O 4G promete velocidades até dez vezes maiores que a 3G, que é a tecnologia usada hoje no Brasil. Um dos aparelhos mais badalados é o Nexus S.  Por enquanto por lá, 4G de verdade só com a Sprint e Verizon, já que a T-Mobile e a AT&T usam a mesma rede para as duas tecnologias, o que, segundo especialistas, não garante a mesma performance.

Last call

A comunidade de desenvolvedores de browsers tem até o dia 3 de agosto para dar a sua contribuição para o HTML5. A nova versão da linguagem para desenvolvimento web chegou ao estágio de última chamada (last call).

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