Porto Alegre, sábado, 22 de julho de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
18°C
25°C
11°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,1410 3,1430 0,47%
Turismo/SP 3,1400 3,2900 0%
Paralelo/SP 3,1400 3,2900 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
643505
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
643505
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
643505
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Começo de Conversa Fernando Albrecht
fernando.albrecht@jornaldocomercio.com.br

Começo de Conversa

Coluna publicada em 17/05/2011

Esquadrilha da fumaça

JUREMIR VERSETTI/DIVULGAÇÃO/JC
Iº Festival do Churrasco, festança que atraiu muitos políticos de escol do PMDB.
Iº Festival do Churrasco, festança que atraiu muitos políticos de escol do PMDB.

O município de Relvado promoveu no sábado passado o Iº Festival do Churrasco, festança que atraiu muitos políticos de escol do PMDB. Na pilotagem da churrasqueira estavam, no sentido horário, os deputados estadual Alexandre Postal e o federal Mendes Ribeiro, e o prefeito Jair Radaelli. O trio comemorava a inauguração do asfalto entre Relvado e Campeira. Saiu fumaça no encontro. Literalmente.

O Conselhão da Juliana

A deputada Juliana Brizola (PDT) formou um conselho para acompanhar seu mandato. Quer a participação da “ala moça” da antiga Juventude Socialista do PDT, os trabalhistas históticos. Alceu Collares, Indio Vargas, Lícia Peres, Ney Ortiz Borges foram algumas das quase 60 figuras que participaram do almoço de criação do conselhão.

Gestão nas prefeituras

O Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas promove dia 28 o evento “Gestão Municipal e Eficácia na Utilização dos Recursos Públicos”, parceria com o TCE. O secretário Afonso Motta pretende, prioritariamente, aproximar os gestores municipais do TCE. Coordenado por Paulo Renato Rodrigues, é o primeiro que quer desmistificar o conceito de que o TCE só quer punir os prefeitos.

De lá para cá

Da série “As voltas que o mundo dá”: antes da entrada da safra dos cítricos gaúchos, os supermercados já vendem bergamotas e laranjas-umbigo vindas do Uruguai e Espanha. O curioso é que as sementes das bergamotas são da variedade Montenegrina, desenvolvida no Vale do Caí há muitos anos. E as bergamotas Pocan chegam do Paraná, segundo informa um atacadista do setor.

O Conselhão da Juliana

A deputada Juliana Brizola (PDT) formou um conselho para acompanhar seu mandato. Quer a participação da “ala moça” da antiga Juventude Socialista do PDT, os trabalhistas históticos. Alceu Collares, Indio Vargas, Lícia Peres, Ney Ortiz Borges foram algumas das quase 60 figuras que participaram do almoço de criação do conselhão.

Golpe pão-duro

Um dos golpes muito usados pelos pão-duros se multiplica com velocidade espantosa. Seu celular toca e quando você atende a ligação cai antes mesmo do outro falar. Então se aciona o número e alguém atende, quase sempre alguém conhecido. Elementar, não é mesmo caro Watson?

Queixa de bairro

Depois de algum tempo com a situação relativamente sob controle, mas muito de leve, intensificaram-se as algazarras nas região da avenida Independência em que há casas noturnas, acima da rua Barros Cassal em direção à Praça Júlio de Castilhos. Se usarem bafômetros mesmod e manhã o aparelho explode.

Queixa de leitor

É mais um que reclama de problemas de estacionamento em via pública. Diz o leitor que há sérios problemas na rua Jose Domingos Varela, que liga a Coronel Massot com a Dr. Barcelos, Cavalhada. “Tem estacionamento dos dois lados e passa um carro por vez. Para piorar nela passam ônibus e lotações”.

Sem chance para o azar

No mês em que completa 70 anos de sua maior cheia, a grande enchente de 1941, a prefeitura não deu chances para o azar. Nos últimos anos a prefeitiura investiu, via Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), R$ 14,6 milhões no Programa de Recuperação do Sistema de Proteção Contra as Cheias da cidade. Para que uma calamidade como a de 1941 não volte a ocorrer, a cidade possui 68 quilômetros de diques, 2.647 metros de Muro da Mauá, 14 comportas de vedação e 19 casas de bombas.

Censura pública

É a hipótese mais razoável para o que está escrito nesta casa no entorno do Largo Zumbi dos Palmares. Em um lado os hieróglifos de sempre, no outro a reprimenda pelo serviço mal feito, no entendimento deste “ouvidor”. O interessante é que o texto seja legível, embora o “faze” ou algo parecido. Não é de duvidar que a moda da transparência tenha chegado até no setor de pichação.

Miúdas

  • Será hoje/17h a solenidade de implementação do processo eletrônico e-Proc v2 nos Juizados Especiais Federais (JEFs).
  • Missa de 7º dia de Carlos de Ré (Minhoca) será amanhã/18h/ na Igreja Santa Teresinha.
  • Conselho Regional de Enfermagem foi homenageado ontem na colenda, proposição do vereador Mauro Zacher (PDT).
  • Estudante de jornalismo Tássia Jager está lançando o livro “Falso Acaso” pela editora Multifoco.


COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
A paisagem da Praça XV
Há muito tempo que as obras da pavimentação do entorno da Praça XV e da rua José Montaury estão ou paradas ou a passo de tartaruga
Uma valsa na rua
Com a temática “Calma. Você é o trânsito”, a 12ª Campanha Não quero morrer no trânsito promoveu ontem uma ação inusitada
Simulador gaudério
As festividades da Semana Farroupilha já acabaram, mas em Marau, Norte do Estado, o cultivo às nossas tradições permanece e é transmitido para as novas gerações
Sol e vento

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto