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Coluna

- Publicada em 25 de Abril de 2011 às 00:00

O torpedo mais caro do mundo


Jornal do Comércio
Os brasileiros pagam o torpedo mais caro do mundo, afirmou ao Jornal Gente da Bandrs o presidente da Telebrás, Rogério Santana. Acontece que 90% do mercado brasileiro ainda estão baseados na voz, contra apenas 30% do Japão, o que o Brasil deverá alcançar daqui a cinco anos. Mas o problema é bem mais amplo. Todo o tráfego de dados por banda larga é muito caro no Brasil, principalmente, porque sua venda no atacado continua sendo feito por empresas que atuam também no varejo. O Plano Nacional de Banda Larga já definiu, como fizeram outros países, entre eles, a Inglaterra, de separar os níveis, e a Telebrás terá importante papel regulador justamente no tráfego de atacado.
Os brasileiros pagam o torpedo mais caro do mundo, afirmou ao Jornal Gente da Bandrs o presidente da Telebrás, Rogério Santana. Acontece que 90% do mercado brasileiro ainda estão baseados na voz, contra apenas 30% do Japão, o que o Brasil deverá alcançar daqui a cinco anos. Mas o problema é bem mais amplo. Todo o tráfego de dados por banda larga é muito caro no Brasil, principalmente, porque sua venda no atacado continua sendo feito por empresas que atuam também no varejo. O Plano Nacional de Banda Larga já definiu, como fizeram outros países, entre eles, a Inglaterra, de separar os níveis, e a Telebrás terá importante papel regulador justamente no tráfego de atacado.
Banda larga gaúcha
As regiões prioritárias do Plano Nacional de Banda Larga são o Sudeste, onde estão as bases das estatais federais, e o Nordeste, a região que cresce a taxas chinesas, mas tem a pior banda larga do País. No Rio Grande do Sul, a Telebrás vai assinar acordo com o governo estadual, o que viabilizará sua extensão a todo o Estado. Caso contrário, atingiria apenas 183 municípios.
O voo direto da TAP
O voo direto da TAP Porto Alegre a Lisboa, a partir de 12 de junho, vai reduzir o preço e a distância à Europa, segundo o vice-presidente da empresa, Luiz da Gama Mor. Sua duração será de dez horas e meia e seu preço US$ 799,00 (ida e volta). Hoje, com conexão (troca de avião) em São Paulo, a TAP cobra US$ 1.267,00.
Duplicação malfeita
Os congestionamentos ocorridos na BR-386, conhecida por Tabaí-Canoas, neste feriadão, também na parte já duplicada, se devem também à duplicação malfeitas, no entender do engenheiro Mauri Panitz. Ela tem um trecho com pista ainda simples, outros sem uniformização e não tem acostamento. A duplicação precisa ser retomada.
Estado moderno no RS
O historiador gaúcho Günther Aks vai publicar finalmente sua tese de doutorado sobre a Gênese do Estado Moderno no Rio Grande do Sul, defendida na Universidade de São Paulo (USP). É o resultado de cinco anos de pesquisas que abrangem a história do Estado gaúcho do fim do século XIX à Revolução de 30. Seu interesse é tanto que a publicação é patrocinada por empresa local.
Surgimento do Parque Farroupilha
O Parque Farroupilha de Porto Alegre ganhou este nome, em substituição ao de Várzea, e foi urbanizado em 1935, quando no então campo da Redenção ocorreu a Exposição do Centenário Farroupilha, sob o governo de Flores da Cunha. Foi um evento tão grandioso que ele tinha duas vezes mais iluminação do que toda a Capital, ou seja, para cada lâmpada da cidade, o parque tinha duas, segundo pesquisa do historiador Günter Axt, que acaba de lançar um livro sobre sua evolução histórica com texto inédito do falecido escritor Moacyr Scliar. Naquela ocasião foram construídos alguns dos recantos que ainda hoje existem e erguidos os pavilhões de quase todos os estados do Brasil.
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