Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Fórum da Liberdade

- Publicada em 12 de Abril de 2011 às 00:00

Educação do futuro é tema do Fórum da Liberdade


TIAGO TRINDADE/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
A Educação no Futuro foi tema, nesta terça-feira (12), do 6º painel do XXIV Fórum da Liberdade, que acontece desde ontem (11) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em Porto Alegre.

A Educação no Futuro foi tema, nesta terça-feira (12), do 6º painel do XXIV Fórum da Liberdade, que acontece desde ontem (11) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), em Porto Alegre.

Recebendo o CEO da Anhanguera Educacional, o engenheiro Alex Dias, e o administrador de empresas, diretor de serviços da IBM Itália, Ricardo Pelegrini, o debate tratou, principalmente, das características da nova estrutura da educação com a chegada, cada vez mais rápida, de tecnologias que modificam e ajudam o aprendizado. Além disso, os painelistas falaram dos benefícios da tecnologia nas instituições de ensino e da mudança do papel do professor em sala de aula.
"A velocidade com que a tecnologia está evoluindo é impressionante e veremos, cada vez mais, uma disruptura dentro da sala de aula", afirmou Dias, que abriu a discussão. "A relação de 'presençalidade', por exemplo, quando o aluno tem de ir a aula todo dia para 'assinar a chamada', vai se modificar totalmente com a Online Education, que já vem agitando o mercado americano".
Dias ainda destacou o novo papel do professor: "Ele precisa sair do patamar de transmissor do conhecimento para tornar-se um organizador, um tutor do conhecimento".
Já Pelegrini começou enaltecendo a importância da educação. "O futuro é o caminho que estamos indo, é uma jornada. E na estrada deste futuro, a educação é fundamental", disse. O executivo defendeu mudanças no currículo das escolas que poderiam melhorar o futuro e a competitividade, como incluir no currículo do 2º grau do ensino médio a disciplina Expressão Técnica - Oral e Escrita. "Os profissionais no Brasil têm muita dificuldade de se expressar em assuntos técnicos, básicos, e isso é uma vantagem competitiva que outros países possuem", afirmou.
Pelegrini defendeu ainda a criação de Faculdades de Serviços, que formem uma mão de obra voltada especificamente para o setor de serviços, que, segundo ele, vem crescendo exponencialmente no País. "Nos Estados Unidos, esse setor já representa cerca de 70% da economia", disse.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO