Porto Alegre, segunda-feira, 11 de dezembro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
28°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,2940 3,2960 0,27%
Turismo/SP 3,2000 3,4500 0%
Paralelo/SP 3,2000 3,4500 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
187155
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
187155
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
187155
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Porto Alegre 26/02/2011 - 16h47min

Polícia investiga responsável pelo atropelamento de ciclistas

Reprodução Youtube/JC
Grupo Massa Crítica divulgou vídeo com imagens pós-acidente
Grupo Massa Crítica divulgou vídeo com imagens pós-acidente

A Polícia Civil já teria identificado o proprietário do veículo responsável pelo atropelamento de 16 pessoas que participavam de um passeio ciclístico, na noite desta sexta-feira (25) no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A polícia agora trabalha para identificar se ele era ou não o condutor.

O veículo Golf de cor preta foi encontrado abandonado durante a madrugada pela Brigada Militar na Rua Manoel José Fernandes, no bairro Partenon. O veículo, avariado, será submetido à perícia.

Por volta das 19h de ontem, mais de uma centena de integrantes do grupo chamado Massa Crítica, realizava seu passeio mensal para promover o uso da bicicleta como meio de transporte. O grupo circulava pela rua José do Patrocínio, ocupando toda a via. De acordo com reportagem da agência Folhapress, seguia o grupo, o motorista pedindo passagem - buzinando e acelerando ao longo de dois quarteirões. até que, no terceiro quarteirão, na esquina com a rua Luiz Afonso, o carro acelerou e investiu contra o grupo de ciclistas.

Dezesseis pessoas ficaram feridas - e pelo menos oito foram atendida no Hospital de Pronto Socorro.

O grupo Massa Crítica divulgou ao longo da noite diversas manifestações em seu weblog, no endereço massacriticapoa.wordpress.com, entre elas o vídeo abaixo, em alta definição, com reportagem pós-acidente:

De acordo com reportagem do jornal Correio do Povo na Internet, a polícia apura o caso como lesão corporal culposa - sem intenção de dolo. Pelo blog, os ciclistas exigem que o caso seja tratado como tentativa de homicídio.

COMENTÁRIOS
@msbarrios - 26/02/2011 - 17h27
Claro que nada justifica o que o motorista fez. Mas se os ciclicstas não respeitaram o motorista, que autoridade moral eles têm para exigir respeito?


soraya -
26/02/2011 - 19h56
por que será que no Brasil as vítimas sempre são culpabilizadas? Se tem cabimento atenuar esse crime. Vá se informar sobre o que é a "massa crítica" no mundo todo. Informe-se sobre o movimento que tenta destronar o deus carro e valorizar a vida humana!


Rosi -
26/02/2011 - 21h39
É evidente que foi tentativa de homicidio, é evidente que a acusação deve exigir dolo! Se comerçarmos a decidir passar por cima de tudo que nos incomoda ou atrasa, vamos viver na violência total.


José -
26/02/2011 - 22h07
A lei é clara o condutor de um veículo maior deve zelar pela segurança dos veículos menores. Chega dos crimes de trânsito serem tratados como delitos menores. Punição exemplar para esse psicopata!


Helder -
26/02/2011 - 22h25
Os motoristas esquecem que os ciclistas tem preferencia no transito. O delegado facista tenta justificar a atitude do motorista dizendo que os ciclistas deveriam ter comunicado a PM que fariam o passeio. Ora, voltamos a ditadura militar. Delegado incompetende, deveria ser afastado. Cadeia para estes criminosos do transito, devem ser tratados como assassinos!


Geraldo -
27/02/2011 - 01h13
Sr Barios, caso vc não saiba ou não tenha carteira de motorista, o condutor do veículo maior sempre tem que respeitar o condutor de veículo menor, independente de onde estiver, assim como o ciclista tem que respeitar o pedestre. Portanto, o que o cara fez foi uma atrocidade, para não falar outras coisas piores


Juarez -
27/02/2011 - 12h03
Pois é, @msbarrios. Se nada justifica o que o motorista fez, porque tu estás justificando? E quem disse que os ciclistas desrespeitaram quem quer que seja?


André -
27/02/2011 - 15h03
Nada justifica o atropelamento, o condutor assumiu o risco de possível mortes, deve responder por tentativa de homicídio,multiplicado pela quantidade de lesionados, dolo indireto (adotar teoria do Damásio). O delegado foi infeliz, pois o grupo em sua manifestação possui amparo constitucional, aliás em SP a polícia iria no mínimo desviar o trânsito - fique de olho Secretário da segurança pública de RS.....Promotoria mete o pau no condutor!!!!


CVDagel -
28/02/2011 - 16h03
Todos errados!! Olhando para o própio umbigo, cade o respeito a vida, a liberdade e ao próximo. Façam o protesto mas deixem o próximo andar, não atrapalhem a vida alheia. E o motorista deve ser preso por atentando a vida!


Moacyr Anício -
28/02/2011 - 16h53
Sou de BH/ MG e vi as imagens e reportagens pela internet. Tambem sou ciclista e simpatizante da causa do movimento. Muitas versoes e entendimentos pode surgir deste incidente, portanto nao vou comentar este fato especifico. Entretanto, para que pessoas mal informadas sobre cidadania e leis de transito possam pensar,... vou citar algumas passagens do codigo de transito em vigor: Art. 21. Compete aos orgaos e entidades executivos rodoviarios da Uniao, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municipios, no ambito de sua circunscricao: I [...] II - planejar, projetar, regulamentar e operar o transito de veiculos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulacao e da seguranca de ciclistas; [...] Art. 29 O transito de veiculos nas vias terrestres abertas a circulacao obedecera as seguintes normas: / (?) / ? 2? Respeitadas as normas de circulacao e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veiculos de maior porte serao sempre responsaveis pela seguranca dos menores, os motorizados pelos nao motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres. Art. 214. Deixar de dar preferencia de passagem a pedestre e a veiculo nao motorizado: Infracao - gravissima; Penalidade - multa.


Jose Valter -
28/02/2011 - 20h38
Neste país é mais provável que um mendigo var para cadeia por simplesmente urinar em via pública do que este senhor de nível superior que covardemente lança o seu possante veiculo em cima dos indefesos ciclistas! E com certeza quem comete um ato desse, não se pode ter dúvidas que se estivesse armado teria matado muitos. CADEIA NESTE CRIMINOSO!!!

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Tapumes que cercam o espelho d'água serão removidos em outubro
Porto Alegre comemora os 80 anos da Redenção
Segundo Pinheiro, ainda neste mês terão início as primeiras intervenções
Assinado contrato para obras de revitalização da orla do Guaíba
O desfile foi aberto por volta das dez horas da manhã e aconteceu nos arredores do Parque Marinha
Desfile de 7 de Setembro é marcado por protestos na Capital gaúcha
Acendimento do fogo simbólico marca início da Semana da Pátria
Aceso fogo simbólico da Semana da Pátria

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto