Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

Artigo

- Publicada em 21 de Janeiro de 2011 às 00:00

Redes sociais fazem política


Jornal do Comércio
 As pessoas estão consumindo mais informações sobre política na internet do que em meios tradicionais como tevê, rádio e jornal. As redes sociais parecem ter um papel determinante agendando a discussão política. O parlamento europeu promove um seminário que tenta responder se as redes sociais fazem a opinião pública na Europa. Stanislas Magniant acredita no poder que surge nas redes sociais e na sua utilidade para parlamentares. Ele é o Fundador do site Netpolitique que estuda os fenômenos políticos e sociais na era digital. Perguntamos a Stanislas Magniant como pode o espaço virtual ajudar os políticos a se comunicarem com os cidadãos? Ele responde que “quando você pergunta aos políticos como a web pode ajudá-los a se comunicarem com os cidadãos, eles respondem em termos dos canais, que de maneira direta e sem mediação lhes possibilita enviar informações, mensagens, pensamentos para os seus eleitores. Eles a veem como um canal de autodivulgação, um complementa a mídia tradicional. Quando você pergunta aos cidadãos o mesmo, eles entendem de forma diferente, e consideram a web uma oportunidade de expressar as suas preocupações e dar o seu parecer aos representantes eleitos. Eles veem isso como um canal de baixo para cima, para chamar a atenção dos políticos. Este equívoco constante é o cerne da desconexão política feita pela web. O espaço virtual que você menciona não é um “espaço público” no sentido mais puro da palavra. Políticos e cidadãos se cruzam, mas raramente se encontram na web. Troca de tweets pode ser uma boa comunicação, mas não faz política. Em essência, criar esse espaço ainda é um trabalho em andamento. Também perguntamos como podem as redes sociais contribuir com as campanhas? Stanislas disse que elas são um recurso fantástico para os deputados. Elas são baratas, elas estão livres dos filtros da mídia e são muito adequadas para manter o elo com os eleitores, mesmo estando em Bruxelas, Estrasburgo ou em qualquer lugar. As mídias sociais para os deputados tendem a ser muito mais úteis fora de ciclos de campanha, mas para resolver os problemas durante seus mandatos.
 As pessoas estão consumindo mais informações sobre política na internet do que em meios tradicionais como tevê, rádio e jornal. As redes sociais parecem ter um papel determinante agendando a discussão política. O parlamento europeu promove um seminário que tenta responder se as redes sociais fazem a opinião pública na Europa. Stanislas Magniant acredita no poder que surge nas redes sociais e na sua utilidade para parlamentares. Ele é o Fundador do site Netpolitique que estuda os fenômenos políticos e sociais na era digital. Perguntamos a Stanislas Magniant como pode o espaço virtual ajudar os políticos a se comunicarem com os cidadãos? Ele responde que “quando você pergunta aos políticos como a web pode ajudá-los a se comunicarem com os cidadãos, eles respondem em termos dos canais, que de maneira direta e sem mediação lhes possibilita enviar informações, mensagens, pensamentos para os seus eleitores. Eles a veem como um canal de autodivulgação, um complementa a mídia tradicional. Quando você pergunta aos cidadãos o mesmo, eles entendem de forma diferente, e consideram a web uma oportunidade de expressar as suas preocupações e dar o seu parecer aos representantes eleitos. Eles veem isso como um canal de baixo para cima, para chamar a atenção dos políticos. Este equívoco constante é o cerne da desconexão política feita pela web. O espaço virtual que você menciona não é um “espaço público” no sentido mais puro da palavra. Políticos e cidadãos se cruzam, mas raramente se encontram na web. Troca de tweets pode ser uma boa comunicação, mas não faz política. Em essência, criar esse espaço ainda é um trabalho em andamento. Também perguntamos como podem as redes sociais contribuir com as campanhas? Stanislas disse que elas são um recurso fantástico para os deputados. Elas são baratas, elas estão livres dos filtros da mídia e são muito adequadas para manter o elo com os eleitores, mesmo estando em Bruxelas, Estrasburgo ou em qualquer lugar. As mídias sociais para os deputados tendem a ser muito mais úteis fora de ciclos de campanha, mas para resolver os problemas durante seus mandatos.
Jornalista
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO