Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

CINEMA

- Publicada em 17 de Janeiro de 2011 às 00:00

A rede social é o grande vencedor do Globo de Ouro


Sony Pictures/ Divulgação/ JC
Jornal do Comércio
O filme sobre a criação do site Facebook A rede social levou os principais prêmios da noite de domingo do Globo de Ouro, com quatro troféus, incluindo melhor drama e melhor diretor. Com isso, a obra passou a ser vista como uma das favoritas na briga pelo Oscar.
O filme sobre a criação do site Facebook A rede social levou os principais prêmios da noite de domingo do Globo de Ouro, com quatro troféus, incluindo melhor drama e melhor diretor. Com isso, a obra passou a ser vista como uma das favoritas na briga pelo Oscar.
Os principais prêmios de atuação ficaram com Colin Firth, pela saga da monarquia britânica O discurso do rei, e Natalie Portman, pelo thriller psicossexual Cisne Negro, na categoria filmes dramáticos. Em filmes musicais ou de comédia, o prêmio de melhor atriz ficou com Annette Bening, pela história de uma família lésbica em The Kids Are All Right, e com Paul Giamatti, pela história de um rabugento em Barney's Version.
O drama de boxe The Fighter obteve reconhecimentos nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvantes, para Christian Bale e Melissa Leo, respectivamente. David Fincher, diretor ganhador por A rede social, disse que quando recebeu o roteiro achou o fato estranho, pois geralmente realiza obras obscuras sobre personagens isolados da sociedade ou assassinos em série. Seus filmes incluem Seven - Os sete crimes capitais e Zodíaco.
"Pessoalmente resisto a reconhecer o tipo de resposta maravilhosa que este filme recebeu por temor de me converter em um viciado nisso... (mas) tem sido realmente agradável", disse Fincher, cujo filme levou também o Globo de Ouro de melhor roteiro, para Aaron Sorkin, e de melhor música original, de Trent Reznor e Atticus Ross. Sorkin, criador da série de TV The West Wing, dedicou algumas palavras ao fundador do Facebook Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg em A rede social. "Mark Zuckerberg, se você está assistindo, Rooney Mara faz um prognóstico (negativo sobre você) no início do filme. Estava equivocada. Você acabou sendo um grande empresário, um grande visionário e um incrível altruísta", afirmou. Recentemente, Zuckerberg se comprometeu a doar mais da metade de sua fortuna para a caridade.
A vitória de Natalie Portman por seu papel de uma bailarina transtornada em meio a uma produção de O lago dos cisnes a coloca na disputa do Oscar com Annette Bening, premiada por seu papel de uma mãe lésbica em The Kids Are All Right, que também venceu como melhor filme de comédia ou musical. Toy Story 3 ganhou o Globo de Ouro de melhor animação. Robert De Niro ficou com o prêmio Cecil B. DeMille por sua trajetória.
Carlos, obra que trata do lendário terrorista venezuelano Ilich Ramírez Sánchez, mais conhecido como Carlos, O Chacal, foi agraciada como melhor filme ou minissérie feitos para a televisão. O melhor filme estrangeiro foi In a Better World, da Dinamarca. Glee foi premiada como melhor série de comédia, e Boardwalk Empire ficou com o prêmio de melhor série dramática.
A cerimônia do Globo de Ouro é vista tradicionalmente como prévia do Oscar. Mas nos últimos anos não têm ocorrido coincidências nas principais categorias. No ano passado, Avatar ficou com o Globo de Ouro, mas o Oscar ficou com Guerra ao terror. A Academia que organiza o Oscar anunciará os indicados no próximo dia 25.

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO