Porto Alegre, domingo, 22 de outubro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
20°C
24°C
12°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,1880 3,1900 0,44%
Turismo/SP 3,1500 3,3200 0%
Paralelo/SP 3,1400 3,3300 0,30%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
186719
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
186719
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
186719
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR

Acessibilidade Notícia da edição impressa de 23/12/2010

Lotações terão elevadores e box para cadeirantes

CLAUDIO FACHEL/JC
Cardoso calcula que 40 mil pessoas usarão elevadores de lotações
Cardoso calcula que 40 mil pessoas usarão elevadores de lotações

As pessoas com deficiência, usuárias de lotação em Porto Alegre, contam a partir de hoje com um novo serviço: os veículos terão elevador para o acesso de cadeirantes e um box para a colocação da cadeira de rodas. A frota de 30 carros estará equipada com ar-condicionado, cintos de segurança e 21 lugares com poltronas reclináveis. A apresentação das lotações foi realizada ontem na praça Montevideo, em frente à prefeitura, e contou com as presenças do prefeito José Fortunati e do secretário especial de Acessibilidade e Inclusão Social, Tarcízio Teixeira Cardoso.

Para Fortunati, a iniciativa mostra a importância da qualificação do transporte coletivo da cidade. "Não adianta pensarmos na Copa do Mundo em 2014 e deixarmos de lado detalhes como estes de inclusão social, que possibilitam maior acessibilidade a todos os cidadãos", destaca.

Segundo Cardoso, Porto Alegre é a primeira capital brasileira a implantar, no seu serviço de lotação, veículos adaptados para o acesso de cadeirantes e pessoas com deficiência. Na cidade, de acordo com dados da Secretaria de Acessibilidade, vivem cerca de 200 mil pessoas nessa condição. "Com certeza 2%, ou seja, 40 mil pessoas deverão utilizar o serviço diariamente na cidade", comenta.

Para o secretário de Acessibilidade, falta ampliar a frota de táxi de Porto Alegre, que ainda possui poucos veículos adaptados e com espaço para cadeirantes. "A ideia é criar o táxi acessível em que o automóvel tenha condições de transportar uma cadeira de rodas", explica. O cadeirante Dilceu dos Santos, 38 anos, testou e aprovou a nova lotação adaptada. "Agora sabemos que podemos pegar uma lotação especialmente adequada às nossas necessidades."

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, salienta que todos os veículos que entrarem na frota deverão apresentar o mesmo padrão. A programação de renovação dos veículos, com idade média de cinco anos, prevê a inclusão de 50 novos veículos no sistema até o final do primeiro semestre de 2011.

As novas lotações atenderão às linhas 787 - Ipiranga/PUC, 314 - Canal 10, 130 - Guarujá, 161 - Ipanema e 590 - Guerino/Lindóia. A frota que circula na Capital possui 403 veículos. Nas 29 linhas, são realizadas 4.632 viagens diárias e transportados 56 mil passageiros/dia.

COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
TEXTOS RELACIONADOS
Proposta de R$ 330 mil vence licitação para construir 500 rampas em calçadas da Capital
Duas empresas apresentaram propostas financeiras na licitação para a execução de cerca de 500 rampas de acessibilidade, os chamados rebaixos em calçadas, em vias de Porto Alegre
Piso podotátil também será instalado para alertar deficientes visuais
Porto Alegre publica edital para construção de rampas
Modelo terá rampa traseira para o acesso de deficientes físicos
Táxis adaptados devem demorar para circular
Por causa da dificuldade de acesso, Bruna acompanha o noivo Jaime às aulas de doutorado
Alunos denunciam falta de inclusão na Ufrgs

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto