Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 01 de Dezembro de 2010 às 00:00

A vida de Bona


EDISON CASTENCIO/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
A pré-estreia em Brasília do filme do cineasta gaúcho Paulo Nascimento atraiu a atenção dos congressistas. O “Em teu nome” é retrato sensível da resistência da juventude brasileira que, na década de 1970, combateu a ditadura militar.
A pré-estreia em Brasília do filme do cineasta gaúcho Paulo Nascimento atraiu a atenção dos congressistas. O “Em teu nome” é retrato sensível da resistência da juventude brasileira que, na década de 1970, combateu a ditadura militar.
É baseado na história real de vida e luta do jovem estudante gaúcho João Carlos Bona Garcia e de sua esposa, Cecília. Ontem, Bona, aqui ao lado do senador Pedro Simon posou (está ao lado do senador Pedro Simon) todo pimpão no meio de deputados e senadores.
A geopolítica do crime I
Em entrevista ao IHU On-Line, o sociólogo José Cláudio Souza Alves, fez uma análise preocupante sobre os desdobramentos da invasão do Morro do Alemão. Em síntese, o furo seria muito mais em baixo. Há complexos bem maiores, como a Maré, com 200 mil habitantes, parte pertencente ao Comando Vermelho, parte pertencente ao Terceiro Comando. “O Terceiro Comando já tem acordo com as milícias”.
A geopolítica do crime II
Souza Alves vaio além: “Não está em jogo a destruição da estrutura do crime, o que está ocorrendo é a Reorganização da Estrutura do Crime. E nesse rearranjo quem vai se sobressair são as milícias e o Terceiro Comando”, reconfiguração já existente na Baixada Fluminense, Duque de Caxias, Nova Iguaçu etc. Conclusão: as milícias vão ocupar espaços, do qual pouco se fala. E como se expulsam estas milícias? Com blindados, com helicópteros?
Casa de Pedra
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou o Parecer Favorável do deputado Marquinho Lang (Democratas) ao projeto de Lei que declara Patrimônio Cultural do Estado a Casa de Pedra da cidade de Igrejinha. A proposição é de autoria do deputado Alberto Oliveira (PMDB). Ponto comercial forte, foi marco inicial da colonização com predominância germânica da área denominada Santa Maria do Mundo Novo. O curioso é que a Steinhaus foi construída por um não alemão, Tristão José Monteiro.
Parque da Restinga
A Comissão de Licitação da Smic recebeu ontem as propostas de 15 empresas interessadas em se instalar no Parque Industrial da Restinga. A prefeitura está disponibilizando para comercialização vários lotes com área média de dois milo metros quarados. Hoje, lá funcionam 27 empresas, sendo seis delas do Polo Moveleiro. O secretário Valter Nagelstein pretende atrair novos empreendimentos para a região.
Parceria Panvel
A partir de hoje a Panvel estará com sua mensagem publicitária no rodapé da página 3 do Jornal do Comércio às segundas, quartas e sextas-feiras. É uma parceria que muito nos honra, especialmente por ser de uma empresa modelo e campeã em tudo o que faz – e faz muito bem, por sinal.
Coisas que irritam
Está sendo discutida a questão dos carros-fortes que atendem as agências bancárias e recolhem dinheiro ou malotes do comércio. Invariavelmente eles causam complicações no trânsito, até porque sua faina se dá quase sempre em horários movimentados. Uma das sugestões é que os bancos disponibilizem box para estacionamento durante a operação. Como tudo, tranca de fero depois da porta arrombada: por que os bancos não foram obrigados a isso lá atrás?
O calendário do PT
Os dois principais dirigentes do PT municipal, Adeli Sell e Rodrigo Oliveira, presidente e vice-presidente da legenda, reuniram-se para fazer um balanço das atividades realizadas pelo Diretório no seu primeiro ano. Entre lucros e perdas – mais lucros, segundo eles – discutiram a necessidade de apresentar um calendário de atividades para as comemorações dos 31 anos do PT, dia 10 de fevereiro de 2011.
O tribuno Ibsen
O Prêmio Press 2010, entregue na segunda-feira á noite na Assembléia, teve como mestre-cerimônia o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB). Grande frasista, o parlamentar coloriu a entrega dos prêmios com suas tiradas. Como Ibsen não se candidatou à reeleição, fica um sentimento de perda de um tribuno de primeira linha, infelizmente espécie em extinção. São cada vez mais raros.
O voo da bergamota
Em pleno dezembro as fruteiras e supermercados vendem bergamotas, bergamotas uruguaias. Provavelmente sofreram algum tipo de conservação forçada via frio e utilizando gás inerte. Há quem goste, há quem não goste. O detalhe que uma das espécies e a nossa Montenegrina. A semente sai daqui, vai para o Uruguai e volta para as nossas gôndolas.
Miúdas
  • Comando Rodoviário da Brigada Militar comemora seis anos hoje/20h/Aparício Borges, 1135.
  • Prefeito José Fortunati sanciona hoje a lei que cria a Semana de Combate à Violência no Trânsito, do vereador André Carús (PMDB).
  • Produtos Ursa e Havoline, da Chevron, passarão a ser distribuídos no estado pela Átria.
  • Banda Marcial Juliana, do Colégio Julinho, sagrou-se Bicampeã  Estadual de Bandas e Campeã Sul Brasileira.
  • Advogadas e consultoras Fernanda Guimarães Martins e Marcela Savonitti farão palestras na Expo Money.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO