Porto Alegre, sábado, 23 de agosto de 2014. Atualizado às 22h31.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
15°C
31°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,2800 2,2810 0,57%
Turismo/SP 2,0900 2,4700 2,48%
Paralelo/SP 2,1000 2,4800 2,47%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
199200
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Transição no Piratini 24/11/2010 - 19h16min

Tarso anuncia novos secretários para o futuro governo

MARCELO G. RIBEIRO/JC
Governador eleito anunciou o nome de mais treze secretários
Governador eleito anunciou o nome de mais treze secretários

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), anunciou hoje mais 12 secretários de sua futura administração. O anúncio foi feito na sede do governo de transição, no Centro de Treinamento da Companhia de Processamentos de Dados do Estado (Procergs), em Porto Alegre. Faltam, no entanto, os nomes para quatro pastas. "Aguardarei até amanhã para anunciar os demais secretários, além de uma participação transversal no governo como faremos com todos os partidos", disse o governador eleito.

Entre os nomes anunciados nesta quarta-feira (24) está o do trabalhista Ciro Simoni (PDT), que comandará a pasta da Saúde. Com o anúncio, o PDT põe fim aos impasses quanto a participação no futuro governo. Natural de Osório, Ciro Simoni, 59 anos, é formado em Medicina pela Ufrgs, com especialização em Radiologia. Foi eleito prefeito de Osório em 1988 e chegou à Assembléia Legislativa em 1994. Atualmente, exerce o seu quarto mandato como deputado estadual, tendosido reeleito este ano.

"Acabamos de consolidar a maior frente política democrática e progressista da história do Estado do Rio Grande do Sul depois da Legalidade, em 1961, com a presença do Partido Democrático Trabalhista no nosso governo", disse ele, na ocasião.

Além do PDT, o PTB também começa a moldar a sua participação na gestão de Tarso. Para a Secretaria de Obras e Irrigação foi confirmado o nome de Luiz Carlos Busato (PTB). Arquiteto pós-graduado em Urbanismo, aos 62 anos, é natural de Caçador, Santa Catarina. Foi reeleito este ano para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2004, elegeu-se vereador por Canoas, e comandou a secretaria de Planejamento Urbano da
cidade.

Ainda foram apresentados, o deputado estadual Fabiano Pereira (PT) como novo titular da Secretaria da Justiça e dos Diretos Humanos, o ex-deputado Flavio Koutzii (PT) para a Coordenadoria Geral da Assessoria Superior do Governador, o deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado Ivar Pavan (PT) no Desenvolvimento Rural e Corporativismo, Jorge Guimarães na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e José Clóvis de Azevedo (PT) na Educação.

A ex-deputada estadual Jussara Cony (PCdoB) foi destacada como a nova titular do Meio Ambiente. Luiz Carlos Busatto (PTB) chefiará a Secretaria de Obras, Luiz Fernando Mainardi (PT) a Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Marcel Frison (PT) a Habitação, Márcia Santana (PT) comandará a Secretaria das Mulheres, Maurício Dziedricki (PTB) a Economia Solidária, e Vinicius Wu (PT) a Chefia de Gabinete, que tem status de secretaria.

O governador eleito também já tinha estabelecido Carlos Pestana (PT) como o novo secretário da Casa Civil; o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, como titular da secretaria da Fazenda; João Motta (PT), do Planejamento; Marcelo Daneris (PT), como novo titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; e Estilac Xavier (PT) na Secretaria-geral de Governo.

Ainda estão vagas as pastas dos Esportes e o Gabinete dos Prefeitos, que devem ficar com o PDT, a Secretaria da Segurança, cujo mais cotado é o atual superintendente da Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul, delegado Ildo Gasparetto, e a Comunicação, com a assessora de Tarso, Vera Spolidoro.

Confira os treze novos integrantes do governo Tarso, anunciados nesta quarta:

Secretaria da Saúde
Ciro Simoni (PDT) - Natural de Osório, Ciro Simoni, 59 anos, é formado em Medicina pela UFRGS, com especialização em Radiologia. Foi eleito prefeito de Osório em 1988 e chegou à Assembléia Legislativa em 1994. Atualmente, exerce o seu quarto mandato como deputado estadual, tendo sido reeleito este ano.

Secretaria de Justiça e Direitos Humanos
Fabiano Pereira (PT) - Antes de ser eleito deputado estadual, em 2002, foi vereador e secretário da Saúde em sua cidade natal, Santa Maria. Em 2007, assumiu seu segundo mandato na Assembleia Legislativa gaúcha. Presidiu a CPI do Detran e lidera há oito anos a Jornada Estadual Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem 37 anos.

Assessoria Superior do Governador - Coordenador Geral
Flavio Koutzii (PT) - Eleito vereador de Porto Alegre em 1988, Koutzii chegou à Assembleia Legislativa em 1990. Até 1998, comandou a bancada petista e foi um dos líderes da oposição na Casa. Assumiu no ano seguinte a chefia da Casa Civil do governo Olívio Dutra, cargo que ocupou até 2002, quando foi reeleito deputado estadual. Coordenou o Conselho Político durante a campanha de Tarso Genro este ano.

Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo
Ivar Pavan (PT) - Foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa do RS pelo PT. Foi deputado estadual por quatro mandatos, líder de bancada e líder do governo Olívio Dutra. Agricultor, 59 anos, mantém suas atividades rurais em Aratiba, no Norte gaúcho, onde nasceu. Militou em diversos movimentos sociais e ajudou a criar vários deles, como a CUT. É ligado à agricultura familiar.

Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Jorge Guimarães (sem filiação partidária) - Médico veterinário com doutorado em Ciências Biológicas, é professor titular da Universidade do Sul (UFRGS) e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A convite do então ministro da Educação, Tarso Genro, assumiu a presidência da Capes em 2004, cargo que ocupa até hoje. Foi também diretor científico do CNPQ. Natural de Campos (RJ), tem 71 anos, sendo mais de 50 dedicados à ciência brasileira.

Secretaria de Educação
José Clóvis de Azevedo (PT) - Natural de São Sebastião do Caí, formou-se em História e lecionou na rede pública nas décadas de 70 e 80. Foi secretário-geral do CPERS, e em 1997 assumiu como titular Secretaria de Educação de Porto Alegre. Coordenou o grupo responsável por criar e estruturar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), e foi seu primeiro reitor. Atualmente, Azevedo, 65 anos, é professor e coordenador de pesquisa e pós-graduação do Centro Universitário Metodista IPA.

Meio Ambiente
Jussara Cony (PC do B) - Deputada estadual por quatro mandatos (1991 a 2006), é farmacêutica e funcionária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Comandou o Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, de 2007 a 2010. Nascida em Cacequi, tem 68 anos de idade.

Secretaria de Obras e Irrigação
Luiz Carlos Busato (PTB) - Arquiteto pós-graduado em Urbanismo, aos 62 anos, é natural de Caçador, Santa Catarina. Foi reeleito este ano para seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2004, elegeu-se
vereador por Canoas, e comandou a secretaria de Planejamento Urbano da cidade. Atuou por 15 anos na construção civil na cidade metropolitana.

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio
Luiz Fernando Mainardi (PT) - Foi vereador por duas legislaturas em Bagé, deputado federal de 1995 a 2000 e prefeito de Bagé de 2001 a 2008. É autor da emenda que incluiu o Programa de Fruticultura da Metade Sul no orçamento da União e propôs o Pronasci Abigeato. Foi coordenador do movimento que resultou na criação da Universidade do Pampa. Mainardi, 49 anos, é natural de Sobradinho (RS) e foi eleito deputado estadual no pleito deste ano.

Secretaria da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano
Marcel Frison (PT) - Atual secretário de Planejamento de São Leopoldo, é o responsável pela captação de recursos e pela implantação dos projetos do PAC na cidade. Frison, 46 anos, participou das equipes das últimas quatro campanhas petistas ao governo do Estado e foi membro da coordenação nacional de Programa de Governo na campanha de Lula, em 2002. Foi chefe de gabinete do Ministério da Pesca e é o atual vice-presidente estadual do PT. Nasceu em Sapucaia do Sul.

Secretaria das Mulheres
Márcia Santana (PT) - Ligada ao movimento feminista, é assistente social e chefe de gabinete da deputada federal Maria do Rosário. Foi diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado. É natural de Porto Alegre e tem 33 anos.

Secretaria de Economia Solidária e Apoio a Micro e Pequena Empresa
Maurício Dziedricki (PTB) - Vereador mais votado de Porto Alegre na eleição 2008, o advogado Dziedricki tem 31 anos e é natural de Curitiba. Entre março de 2006 e abril de 2010, licenciado da Câmara, comandou a Secretária Municipal de Obras e Viação. Está em seu segundo mandato como vereador da Capital.

Chefia de Gabinete
Vinícius Wu (PT) - Historiador, será o chefe de Gabinete de Tarso Genro após ter sido seu assessor durante a campanha eleitoral. O carioca de 30 anos foi Assessor Especial do Ministro da Justiça, Chefe de Gabinete da Secretaria de Reforma do Judiciário do MJ e diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi membro do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República.

Secretários já confirmados

Abgail Pereira (PC do B)- Turismo
Arno Augustin - Fazenda
Beto Albuquerque (PSB) - Infraestrutura e Logística
Carlos Pestana (PT) - Casa Civil
Estilac Xavier(PT) - Secretaria Geral de Governo
João Motta - Planejamento, Gestão e Participação Cidadã
Luís Augusto Lara (PTB) - Trabalho e Desenvolvimento Social
Luiz Antônio de Assis Brasil - Cultura
Marcelo Danéris - Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social
Mauro Knijnik - Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento

Com informações da Agência Estado

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto