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TECNOLOGIA

- Publicada em 19 de Novembro de 2010 às 00:00

Samsung traz tablet ao Brasil antes da Apple


Samsung/ Divulgação/ JC
Jornal do Comércio
Empenhada em abocanhar uma fatia do nascente mercado de tablets no Brasil, a Samsung começa a vender nesta sexta-feira (19) no Brasil o Galaxy Tab, rival do iPad. Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, TV digital e analógica, navegação à internet sem fio, videochamada e câmera fotográfica, e 16 GB de memória interna, o Galaxy pesa 390 gramas -menos do que a maioria dos netbooks.
Empenhada em abocanhar uma fatia do nascente mercado de tablets no Brasil, a Samsung começa a vender nesta sexta-feira (19) no Brasil o Galaxy Tab, rival do iPad. Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, TV digital e analógica, navegação à internet sem fio, videochamada e câmera fotográfica, e 16 GB de memória interna, o Galaxy pesa 390 gramas -menos do que a maioria dos netbooks.
Para especialistas, ele pode não ter o mesmo apelo de marketing nem o rico ecossistema de aplicativos do aparelho da Apple - herança dos sistemas desenvolvidos para o iPhone e que rodam no iPad-, mas tem como trunfos o sistema operacional Android, do Google, e o preço competitivo. O fato de chegar antes que seu principal rival ao mercado brasileiro também é interpretado como um ponto positivo. Até o momento, a Apple não revela a data de chegada do iPad, embora a expectativa seja o início de dezembro.
"Até agora só vieram produtos importados e com preços que fugiram ao interesse da média do consumidor brasileiro'', diz Ivair Rodrigues, sócio da consultoria especializada em tecnologia IT Data. Como será fabricado no Brasil, o aparelho terá maior chance de conseguir escala e ter o preço reduzido logo. "Ele pode não ter o mesmo ecossistema de aplicativos da Apple, mas será o primeiro a ter um preço competitivo com potencial de fazer a categoria deslanchar no Brasil'', diz Rodrigues.
A Vivo começa a vender o aparelho com preços entre R$ 599 e R$ 2.299, dependendo do plano de minutos de voz e dados do cliente. As lojas de Rio e São Paulo serão as primeiras a receber o aparelho, mas a expectativa é que o modelo seja vendido a partir da semana que vem em outros Estados. O preço de entrada do Galaxy na Vivo é menos de um quarto do preço cobrado pela maioria dos vendedores clandestinos do iPad no Brasil, em torno de R$ 2.900.
A Claro, que começou a vender o aparelho em um shopping paulistano, comercializa o aparelho entre R$ 1099 e R$ 1999, com planos de dados entre R$ 29,90 e R$ 199,90. A TIM começa a vender o aparelho por R$ 2.280 ou em 12 parcelas sem juros de R$ 190 nos cartões de crédito.
"É provável que o tablet se transforme em objeto de desejo do consumidor brasileiro'', afirma Hugo Janeba, vice-presidente de marketing e inovação da Vivo. Segundo a consultoria Gartner, o número mundial de tablets deverá mais que dobrar no próximo ano, passando dos 19,5 milhões de aparelhos atuais para 54,8 milhões em 2011.

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