Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Troféu Cultura Econômica

- Publicada em 04 de Novembro de 2010 às 00:00

JC reconhece os destaques da literatura de negócios


GABRIELA DI BELLA/JC
Jornal do Comércio
O Jornal do Comércio entregou na noite desta quinta-feira (4) o Troféu Cultura Econômica. Na presença de autoridades e representantes culturais, no átrio de do Santander Cultural, no Cenro da Capital, a homenagem  destacou as novidades da literatura especializada em economia e negócios.
O Jornal do Comércio entregou na noite desta quinta-feira (4) o Troféu Cultura Econômica. Na presença de autoridades e representantes culturais, no átrio de do Santander Cultural, no Cenro da Capital, a homenagem  destacou as novidades da literatura especializada em economia e negócios.
Em sua sétima edição, o prêmio - que integra as comemorações da Feira do Livro - reconheceu as publicações de oito categorias (marketing, turismo e hotelaria, comércio exterior e logística, economia, direito, administração, contabilidade e publicidade), além das especiais, livraria e editora.
Na ocasião, o diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, salientou a ligação existente entre o veículo de comunicação e o evento cultural. No discurso, ele disse que o jornal acompanha a Feira do Livro desde a sua criação, em 1955. "Durante todos estes anos estivemos aqui presentes divulgando e participando deste que se tornou um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil".

Segundo Tumelero, o prêmio destaca a produção intelectual relacionada com as principais áreas de atuação do jornal: o comércio, a indústria, os serviços, o desenvolvimento teórico, a gestão e a inovação. "Não há duvida de que os livros especializados são essenciais para vencer os momentos de turbulência, e também são indispensáveis como instrumento de aperfeiçoamento de nossas empresas", destacou.
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, comentou a importância do reconhecimento promovido pelo Troféu. "Quando se pensa na Feira do Livro é comum que se relacione o evento com romances, contos e poesia. No entanto, nos esquecemos de toda a riqueza encontrada nos livros técnicos das mais variadas área". Por isso, para Fortunati, a premiação se destaca e "abrilhanta" as comemorações na Praça da Alfândega. "Temos de reconhecer e cumprimentar ao Jornal do Comércio por trazer à tona todo o universo da Cultura Econômica", concluiu.

O evento contou ainda com discurso de Rejane Passuelo, superintendente de marketing da CaixaRS, que patrocina a premiação desde sua primeira edição, há sete anos.

Autor de Fazendo a Estratégia Acontecer, premiado na categoria Livro de Administração, Fernando Luzio avalia que o destaque obtido com sua segunda publicação serve como incentivo para continuar. "Escrever um livro demanda tempo, disciplina, dedicação e honestidade para não sonegar informações dos nossos leitores. Saber que o livro percorreu o país até chegar ao Rio Grande do Sul é muito gratificante", revela o professor da Universidade Federal de São Paulo (USP).
Já o escritor de O Poder Sugestivo da Publicidade, vencedor da categoria Livro de Publicidade e Propaganda, o professor da faculdade Cásper Líbero e da PUC-SP, Roberto Chiachiri revela que a intenção inicial era facilitar o acesso aos processos semióticos utilizados na análise do conteúdo publicitário. Para ele, o objetivo foi alcançado e o reconhecimento obtido com Troféu Cultura Econômica vem engrandecer ainda mais a caminhada de seu livro de estreia.
"Em minha primeira obra, já ser reconhecido dentro do mercado especializado é algo para ser comemorado", garante o publicitário. Segundo o autor, os leitores de seu livro vão encontrar muitas sugestões publicitárias que na maioria das vezes podem passar em branco, como as cores, formas e texturas empregadas nas propagandas.
A premiação já é reconhecida por ajudar na difusão de obras técnicas e científicas das áreas de economia e negócios e incentivar este segmento literário. Dinâmico, o prêmio acompanha a evolução do mercado de livros de negócios e economia. Os livros são selecionados por uma comissão julgadora composta por professores e intelectuais de diferentes entidades de ensino do Estado, levando em conta a abrangência do tema, seu significado dentro da atualidade, sua linguagem e a profundidade com que o assunto é abordado pelos autores.

Troféu homenageia Paixão Côrtes e Henrique Kiperman

GABRIELA DI BELLA/JC
Mércio Tumelero entrega distinção ao patrono da feira, Paixão Côrtes
Mércio Tumelero entrega distinção ao patrono da feira, Paixão Côrtes
Homenageado com uma menção honrosa, o patrono da Feira do Livro, Paixão Côrtes, revelou que cada reconhecimento serve de incentivo para ingressar em novos projetos. Segundo Côrtes, o sentimento da noite desta quinta-feira (4), ao longo da cerimônia de entrega do Troféu Cultura Econômica, era de honra.
"Não posso deixar de me sentir honrado com este troféu. Aqui estou ao lado de pessoas que colaboram com o nosso Estado através de seus empreendimentos. Essa pode não ser a minha área de atuação, mas indiretamente a cultura e a economia são objetos que levam ao mesmo caminho: a compreensão do homem em seu tempo", explicou o patrono.
Por sua vez, o presidente do Grupo A, Henrique Leão Kiperman, recebeu a homenagem especial da noite e salientou que a Feira do Livro também representa um grande momento para a literatura especializada. "Muitas vezes, registramos em nossas bancas um movimento superior ao do restante da Praça. O nosso público pode até já saber, especificamente, o que quer, no entanto, o livro tem de estar junto aos leitores e o conhecimento tem de ser acessível a todos. Esta é a nossa maior preocupação", revelou Kiperman. Encerrando a premiação, a editora Cengage Learning e a livraria Rogil também receberam a estatueta criada pela artista plástica Cláudia Stern.

Categoria

Nome

Autor

Livro de Marketing HPM - História do Pensamento em Marketing Alberto Ajzental
Livro de Comércio Exterior e Logística Logística Aeroportuária Hugo Ferreira Braga Tadeu (Organizador)
Livro de Economia Globalização e Competição Luiz Carlos Bresser-Pereira
Livro de Direito Tratado da Responsabilidade Pública Sérgio Severo
Livro de Administração
Fazendo a Estratégia Acontecer
Fernando Luzio
Livro de Turismo/Hotelaria
Hotelaria Hospitalar - Gestão em Hospitalidade e Humanização Marcelo Boeger
Livro de Contabilidade Manual de Contabilidade Societária Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos
Livro de Publicidade e Propaganda O Poder Sugestivo da Publicidade Roberto Chiachiri
Editora Cengage Learning
Livraria Rogil Cia de Livros
Menção Honrosa Paixão Côrtes
Homenagem Especial Henrique Leão Kiperman
Comissão Julgadora:
Ângela Kretschmann (Unisinos); Eduardo Chaves (PUCRS); Nadege Lomando (Unisinos); Ani Mari Hartz Born (ESPM); Fátima Ali (FARGS); Nikão Duarte (Unisinos); Antônio Ferrari (SENAC/RS); Fernando Ferrari (UFRGS); Saulo Armos (PUCRS); Cleber Domingues (Caixa-RS); Marcelo Aimi (ESPM); Sigrid Diecks (FARGS); Dinéia Anziliero (FARGS) e Marisa Bof (Câmara do Livro).
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO