Porto Alegre, quinta-feira, 30 de outubro de 2014. Atualizado às 15h28.
Hoje é Dia do Comerciário. Hoje é Dia do Balconista.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
22°C
31°C
20°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,4020 2,4040 2,59%
Turismo/SP 2,2900 2,6500 0%
Paralelo/SP 2,2900 2,6500 0,37%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
171834
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Tecnologia da Informação Maurício Renner
mauricio@baguete.com.br

Tecnologia da Informação

Coluna publicada em 27/09/2010

Internet livre = mais produtividade

Três perguntas e três respostas com Delano de Valença Lins Filho, country manager da SABA Brasil
ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

1 - O brasileiro é um entusiasta da internet. Ao mesmo tempo, as empresas estão entre as que mais restringem o acesso no trabalho. Por que esse paradoxo?

Delano de Valença Lins Filho
- Um estudo da Manpower apontou que 55% das empresas brasileiras fazem restrições ao uso de redes sociais online por seus funcionários, ante uma média de 20% no mundo. É principalmente uma questão cultural. As filiais brasileiras conseguem ser mais rígidas nas suas políticas do que a matriz da corporação.

2 - E é possível ser produtivo com acesso a redes sociais no trabalho?

Lins
- Pesquisas norte-americanas que mostram que 70% do conhecimento adquirido pelos colaboradores, que pode ajudar no desenvolvimento das empresas, vêm de aprendizados informais. Se bloqueamos a fonte por onde flui esse conhecimento informal, como a web, podemos estar matando a criatividade no interior das empresas, algo que pode ser mortal quando consideramos a competitividade do mercado e a necessidade crescente por inovação.

3 - Quem é que mais emperra o processo de abertura das empresas para a internet?

Lins
- É sem dúvida a TI a que mais emperra esse processo. Geralmente, é uma área muito voltada a estabelecer controles que nem sempre ajudam a aumentar a produtividade, sendo mais um fim em si. Talvez isso aconteça porque os executivos gostam de se ver como uma área fim, e não como um meio dentro da organização. É uma postura cada vez mais contrário dos hábitos do usuário.

Compras coletivas, tchê

Chegou com força total no Rio Grande do Sul a moda dos sites de compras coletivas, nos quais empresas colocam à venda online produtos e serviços com descontos variáveis, entregues sempre que X internautas confirmam interesse pela oferta. Só neste mês estrearam dois portais gaúchos: o Comprado.com.br e o Quibarbada.com.br. É uma chance de atrair consumidores por impulso e divulgar a marca e mais uma oportunidade online para gastar dinheiro. Esse mercado já movimenta mais de US$ 300 milhões por ano somente nos Estados Unidos, onde nasceu a onda. Vamos ver quantas empresas sobram em um ano.

HCPA suspende edital

Está suspenso um pregão do Hospital de Clínicas de Porto Alegre para aquisição de 85 mil horas de desenvolvimento Java a serem usadas num projeto de um ERP para 85 hospitais universitários em todo Brasil com recursos do Ministério da Educação. O edital causou polêmica no mercado por exigir a certificação MPS.BR nível A, até hoje só obtida pela CPM Braxis, Politec e Stefanini. Companhias locais pedem menos exigências para concorrer, mas não é certo que vão levar. O assunto está sob análise do departamento jurídico do HCPA e há urgência, pois os prazos estão correndo.

Dinheiro na Locaweb

A americana Silver Lake Sumeru comprou uma participação minoritária não revelada na Locaweb, líder na área de hospedagem com 23,5% de todos os websites “.br”. O negócio é a primeira compra na América Latina da companhia. No mercado, a expectativa é que o investimento - os valores também não foram revelados - ajude a empresa a melhorar o nível de serviço, que sofreu problemas nos últimos meses.

Sobe: Quarto Distrito

Rossi vai construir quatro prédios na antiga fábrica da Fiateci, incluindo um de escritórios. É uma alternativa para a TI, que tem pago bem caro na Carlos Gomes.

Desce: iPad

Badalado tablet da Apple levou uma “nos dedos” da Amazon, que fez um comercial muito engraçado para o Kindle. Confiram no link: http://bit.ly/czlAbp.

Agenda

• 29/9 - Panorama Softsul

Evento da Softsul aborda negociação e políticas de negócios para empresas de TIC com doutora em Administração pela FEA-USP Carla A. Arena Ventura. Das 16h às 18h, na sede da entidade. Contato: (51) 3346.4422.

•30/9 - Seminário online NFS-e

Conceito W promove seminário online sobre nota fiscal de serviços das 15h às 16h. Gratuito. Inscrições pelo site http://eventonfs-e.tk/

Mercado de trabalho

• Meta - Programador .Net Pleno, para São Leopoldo. Conhecimento avançado em .NET 2.0 e 3.5 e banco de dados SQL Server 2000 e 2005 e intermediário em análise. CVs: sheila.costa@metait.com.br

• Mazer - Web Designer. Experiência mínima de 1 ano. Conhecimentos em Photoshop, Fireworks, CSS, Javascript, JQuery, HTML e Flash. CVs com webdesigner no assunto para curriculopoa@mazer.com.br.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
SAS de olho nas pequenas Scansource aposta no Brasil Totvs de olho no supply chain Conheça a nova Oracle

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto