Porto Alegre, sexta-feira, 28 de novembro de 2014. Atualizado às 22h44.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
17°C
30°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 2,5270 2,5290 0,87%
Turismo/SP 2,3900 2,6600 0,37%
Paralelo/SP 2,4000 2,6700 0,37%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  |  ATENDIMENTO ONLINE
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
169597
Repita o código
neste campo
 
 
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Repórter Brasília Edgar Lisboa
edgarlisboa@jornaldocomercio.com.br

Repórter Brasília

Coluna publicada em 30/07/2010

Córnea sem validade

Foram preservadas, em 2009, 21 mil córneas de 13,3 mil doadores dos 42 Bancos de Tecidos Oculares (BTOC) existentes no País, de acordo com o Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Tecidos Oculares, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná são, respectivamente, os estados com maior número de doações. Em relação ao número de córneas descartadas, o Rio Grande do Sul fica em terceiro lugar no ranking nacional. Boa parte dos descartes do material doado pelos gaúchos acontece devido à “perda de validade”, problema que não acontece em nenhum outro estado brasileiro. Em São Paulo, a maioria dos descartes é feita pela falta de qualidade. Em Minas Gerais devido à contaminação com Hepatite B. No Paraná, a Hepatite B também é responsável pelo maior número de descartes.

Problemas nos transplantes gaúchos

Por que só no Rio Grande do Sul, o principal motivo de descarte de córneas é a perda de validade antes de chegarem aos seus receptores? Segundo o deputado peemedebista Darcísio Perondi, a grande quantidade de córneas descartadas por perda de validade é explicada pela centralização excessiva dos transplantes em Porto Alegre. Perondi explica que, apesar de existir uma portaria do Ministério da Saúde que descentraliza os transplantes, a Secretaria de Saúde resolveu fazer todos os procedimentos na Capital gaúcha. “Estão desperdiçando hospitais e excelentes profissionais do Interior. E o problema não é só com as córneas”, critica o parlamentar.

Lula não perde a viagem

“Você sabe a briga que eu tenho para distribuir os estaleiros pelo Brasil afora, porque senão tem gente que quer fazer só em um lugar. Eu não sou governo de um estado, eu sou presidente do País. Por isso é que nós recuperamos Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com um porto extraordinário, onde já estão contratadas oito plataformas para a Petrobras”, discursou Lula, na solenidade de comemoração do sesquicentenário do Ministério dos Transportes e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. Como dizem por aí, Lula “não perde a viagem”. Em todo o discurso que faz, solta uma farpa contra seus adversários políticos. Neste caso, leia-se nas entrelinhas: investimos no porto do Rio Grande, mesmo estando no Rio Grande do Sul administrado por tucanos e democratas.

Cinema no sítio arqueológico

A cidade de São Miguel das Missões terá, a partir desta sexta-feira, uma sala para exibição gratuita de filmes à população. Instalado pelo Ministério da Cultura, o Cine Mais Cultura terá capacidade para 50 pessoas e vai funcionar em sala anexa ao escritório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao lado do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.

Curta

• A Procuradoria-Geral da República informou que a representação em Canoas está tentando evitar que moradores da rua Santos Dumont, que fica em área da União, sejam expulsos do local.

• O município de São Jerônimo (RS) foi sorteado pela Controladoria-Geral da União para participar do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, que capacitará agentes públicos para a boa e regular aplicação e prestação de contatos dos recursos públicos.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Fatiar para facilitar
A reforma política, colocada como prioridade da presidente Dilma Rousseff (PT) no discurso de vitória, está sendo apropriada e discutida por outros partidos
Vote contra você
De acordo com parlamentar, a votação de dois destaques é o que falta para aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o Orçamento Impositivo
Meia dúzia que sai ganhando
O trigo está apresentando uma matemática bizarra, que consegue ao mesmo tempo pagar menos ao produtor e cobrar mais do consumidor
Veto aos municípios
Deputados e senadores deverão se reunir nesta terça-feira para apreciar 38 vetos presidenciais

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e as edições
dos últimos
5 anos do JC.


 
para folhear | modo texto