Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

SAÚDE

- Publicada em 21 de Agosto de 2015 às 00:00

Brasil tem mais mulheres do que homens acima do peso


Jornal do Comércio
O Brasil tem mais mulheres obesas do que homens com excesso de peso, aponta a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Brasil tem mais mulheres obesas do que homens com excesso de peso, aponta a Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os dados mostram que quase um quarto (24,4%) das brasileiras acima de 18 anos estão obesas, enquanto nos homens o percentual é de 16,8%. Elas estão na ponta nas oito faixas etárias pesquisadas pelo IBGE. Ao todo, 20,8% da população do país está obesa.
A faixa que apresentou maior obesidade entre as mulheres é a de 55 a 64 anos de idade, com 32,2% da população feminina nessa condição, enquanto o percentual de homens é de 23%.
A pesquisa é inédita e ainda não há base de comparação. Não é possível indicar o crescimento da obesidade entre mulheres. Uma pesquisa anterior do IBGE já havia indicado predominância da obesidade nas mulheres.
No caso do sobrepeso, quando a pessoa está acima de seu peso ideal, mas ainda não é considerada obesa, as mulheres também estão na frente, mas não em todas as faixas etárias. Homens mais jovens tendem a ter mais sobrepeso que as mulheres, mostrou o estudo.
A partir dos 35 aos 44 anos as mulheres passam a ter maior percentual de sua população com sobrepeso. Nessa faixa etária, por exemplo, 63,6% das mulheres apresentaram excesso de peso, enquanto os homens, 62,3%. Os homens lideram no sobrepeso até a faixa que vai de 30 a 34 anos.
A circunferência da cintura, que pode mostrar tendência a problemas cardíacos, também é maior nas mulheres. Mais da metade das brasileiras (52,1%) tem cintura acima dos 88 cm, o que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), indica obesidade abdominal. Entre os homens, 21,8% têm cintura acima de 102 cm, o parâmetro para o sexo masculino.
A pesquisa foi feita em 64 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO