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- Publicada em 30 de Julho de 2015 às 00:00

Porto do Rio Grande terá obra de dragagem


MOISÉS JÚNIOR/SEP PR/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, assinou ontem o contrato de dragagem para readequação da geometria do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, com o consórcio formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás. A licitação foi feita pelo regime de RDC - Contratação Integrada. O consórcio vencedor ofereceu R$ 368.627.656,58 pela obra, o maior desconto em relação ao valor inicialmente estimado pela SEP, que era de R$ 376 milhões.
O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, assinou ontem o contrato de dragagem para readequação da geometria do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, com o consórcio formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás. A licitação foi feita pelo regime de RDC - Contratação Integrada. O consórcio vencedor ofereceu R$ 368.627.656,58 pela obra, o maior desconto em relação ao valor inicialmente estimado pela SEP, que era de R$ 376 milhões.
Serão removidos aproximadamente 18 milhões de metros cúbicos de sedimentos, mantendo a profundidade do canal interno em 16 metros e do canal externo em 18 metros. O consórcio terá um prazo de seis meses para elaboração e aprovação dos projetos básico e executivo e de 10 meses para executar a obra.
"Garantir a dragagem permanente nos portos públicos significa melhorar as condições operacionais e de acesso e dar total segurança aos operadores", afirmou Araújo.
O ministro lembrou que, somente neste ano, a SEP está investindo cerca de R$ 1,5 bilhão na dragagem de cinco importantes portos brasileiros: Santos, Paranaguá, Rio Grande, Rio de Janeiro e Vitória.
O diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, destacou a importância da dragagem. "O porto do Rio Grande está no coração do Mercosul e tem grande potencial de crescimento, pela sua profundidade. Com a dragagem, o porto ganhará em competividade, beneficiando a economia do Estado e do País", afirmou.
O porto do Rio Grande é o segundo do País em exportações e o quarto maior em movimentação geral de cargas. A perspectiva, segundo o superintendente do porto, Janir Branco, é de aumento desta capacidade. "A movimentação de celulose pelo porto do Rio Grande é crescente para países como China, Bélgica e Estados Unidos. No contexto da exportação, a China aparece como principal destino do produto", explicou. O porto do Rio Grande é administrado pela Suprg (Superintendência do Porto do Rio Grande).
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