Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Gente

- Publicada em 17 de Julho de 2015 às 00:00

Presidente Dilma divulga nota de pesar pela morte de Ernesto Scheffel


Fredy Vieira/JC
Jornal do Comércio
A presidente Dilma Rousseff divulgou, na noite desta quinta-feira (16), uma nota de pesar pela morte do artista plástico gaúcho Ernesto Frederico Scheffel, falecido na manhã de ontem, aos 87 anos.

A presidente Dilma Rousseff divulgou, na noite desta quinta-feira (16), uma nota de pesar pela morte do artista plástico gaúcho Ernesto Frederico Scheffel, falecido na manhã de ontem, aos 87 anos.

Segundo o texto, o Brasil perdeu "um artista plástico de imenso talento [...] que ganhou o mundo com seus traços, e nos brindou com obras extraordinárias que permanecem, para admiração de muitas mais gerações, na Fundação que leva seu nome em Hamburgo Velho".

A prefeitura de Novo Hamburgo, onde o artista deixou um grande patrimônio, decretou luto oficial de três dias. Em nota, o prefeito da cidade, Luis Lauermann, disse que a cidade tem muito a agradecer a Scheffel.

"Foi na nossa cidade que o artista teve as primeiras lições, ainda menino, da arte que o tornaria reconhecido no mundo. Depois de anos vivendo na Itália, berço do Renascimento, aprimorando suas técnicas e produzindo pinturas, esculturas e desenhos, Scheffel escolheu voltar a Novo Hamburgo e confiou ao casarão localizado no berço histórico hamburguense o acolhimento de seu acervo", disse no texto.

Scheffel lutava contra um câncer e estava internado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. Nascido em Campo Bom, ele morou em Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e se apaixonou pela Toscana, região da Itália para onde foi em 1959. Estes diferentes cenários estão em seus quadros, que retratam episódios históricos, homens e mulheres sensuais, além de temáticas renascentistas. O regionalismo também aparece em seus trabalhos. O casarão, localizado em Hamburgo Velho, abriga a Fundação Ernesto Scheffel, com 400 obras do artista. O corpo será cremado, e as cinzas serão depositadas no museu. 

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO