OLÁ, ASSINE O JC E TENHA ACESSO LIVRE A TODAS AS NOTÍCIAS DO JORNAL.

JÁ SOU ASSINANTE

Entre com seus dados
e boa leitura!

Digite seu E-MAIL, CPF ou CNPJ e você receberá o passo a passo para refazer sua senha através do e-mail cadastrado:


QUERO ASSINAR!

Cadastre-se e veja todas as
vantagens de assinar o JC!

Ou, faça login via rede social:

TRANSPORTES

- Publicada em 06 de Julho de 2015

Candidatos apresentam propostas para concorrer a licitação de ônibus de Porto Alegre

Nesta segunda-feira (6) foram conhecidas as empresas interessadas na prestação do serviço de transporte coletivo de Porto Alegre. A licitação de ônibus teve cinco empresas interessadas - uma delas de Santa Cruz do Sul -, que apresentaram propostas para as seis bacias previstas no terceiro edital publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). O prefeito José Fortunati junto com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari acompanharam a entrega das propostas e a abertura dos envelopes que ocorreu no auditório da EPTC.
 
“Quero destacar a nossa satisfação porque em 243 anos da história de Porto Alegre nunca se conseguiu viabilizar uma licitação do transporte coletivo em ônibus. Pela primeira vez, enfrentando muitos interesses, conseguimos viabilizar. Em todas as seis bacias tivemos empresas interessadas que apresentaram propostas. Consequentemente, isso significa que a licitação está sendo exitosa”, ressaltou Fortunati.
 
Para o prefeito, o mais importante da licitação é a imposição de uma série de normas que vão obrigar as empresas participantes a se qualificarem permanentemente para os próximos 20 anos.

Para Cappellari, o maior avanço foi na questão do modelo tarifário. A prefeitura fez um grande estudo nacional com a Frente Nacional de Prefeitos e Associação Nacional das Empresas operadoras de transporte coletivo. “Hoje as informações são atualizadas, vários itens da planilha anterior foram descartados e outros foram colocados dentro da tarifa, exatamente trazendo para os dias atuais o modelo tarifário. Uma outra evolução importante do modelo tarifário foi a questão de separar o que é custo do serviço e o que é lucro do empresário”, ressaltou.

Empresas que participaram do certame
 
1) Empresa Stadtbus Transportes Ltda (propostas para os lotes 1,4 e 5)
 
2) Consórcio Via Leste, cuja empresa líder é Viação Alto Petrópolis Ltda (proposta para o lote 5)
 
3) Consórcio Mob Mobilidade em Transportes e Informação Ltda, cuja empresa líder é Sociedade de Ônibus Porto Alegrense Ltda (proposta para o lote 2)
 
4) Consórcio Sul, cuja empresa líder é Transportes Coletivos Trevo S/A (propostas para os lotes 3 e 4)
 
5) Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste – Mais, cuja empresa líder é Sudeste Transportes Coletivos LTDA (Proposta para o lote 6)
 
Propostas para a Bacia Norte/Nordeste
 

Lote 1
Empresa Stadtbus Transportes Ltda (Santa Cruz do Sul)
 
Lote 2
Consórcio Mob Mobilidade em Transportes e Informação Ltda
 
Proposta para a Bacia Sul

Lote 3
Consórcio Sul
 
Lote 4
Empresa Stadtbus Transportes Ltda
Consórcio Sul
 
Proposta para Bacia Leste/ Sudeste

Lote 5

Empresa Stadtbus Transportes Ltda
Consórcio Via Leste
 
Lote 6
Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste – Mais