Porto Alegre, sexta-feira, 15 de dezembro de 2017.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
34°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,3360 3,3380 0,63%
Turismo/SP 3,2300 3,4800 0%
Paralelo/SP 3,2300 3,4800 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral / Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas
ASSINE  |  ANUNCIE  | 
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
179027
Repita o código
neste campo
 
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
179027
Repita o código
neste campo
 
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]  
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
179027
Repita o código
neste campo
 
 
imprimir IMPRIMIR
Tecnologia da Informação Maurício Renner
mauricio@baguete.com.br

Tecnologia da Informação

Coluna publicada em 15/06/2015

EMS: TI para a gestão de registros de medicamentos

EMS/DIVULGAÇÃO/JC
Paulo Sergio Gouveia, CIO da EMS
Paulo Sergio Gouveia, CIO da EMS

Três perguntas para Paulo Sergio Gouveia, CIO da EMS.

1. A EMS é uma companhia de atuação nacional no segmento de remédios, com uma produção de 1 bilhão de unidades/ano. Que investimentos em TI foram feitos para aperfeiçoar os negócios?

Paulo Gouveia - Adotamos soluções de gestão de conteúdos (ECM) e processos de negócios (BPM) da IBM em ambiente cloud, em projeto realizado com a gaúcha ViaFlow. Sentimos a necessidade de uma maior agilidade em nosso fluxo de registros junto à Anvisa, assim como um acompanhamento otimizado das alterações pós-registro.

2. Como funciona esse controle?

Gouveia - Para cada medicamento novo produzido pela empresa, é necessário submeter extensivas documentações para a agência reguladora do governo, assim como qualquer alteração na fórmula de um produto. A documentação de cada um de seus produtos fica em torno de 8 mil páginas, e Cada ida e vinda desta documentação envolve diversos setores dentro da companhia. As soluções são uma maneira de integrar os setores neste fluxo de conteúdo.

3. A EMS decidiu por implantar estas soluções em ambiente cloud. Que ganho é esperado com isso?

Gouveia - Buscamos um desenho operacional mais "clean", compreensível para os setores, com interação e resposta rápida entre eles. Se, por exemplo, a empresa decidir por produzir determinado produto na nossa filial em Manaus, teremos um ganho exponencial de rapidez. Processos que poderiam levar semanas ou meses poderão ser concluídos em dias.

Sobe e Desce

EMC Multinacional começou a fabricação no Brasil do XtremIO, storage que é um dos produtos destaque da linha atual. Meta é aumentar as vendas em 50%.
Linx Empresa perdeu para a SAP o seu diretor comercial corporativo, Luciano Idésio, uma contratação de alto perfil da especialista em gestão para o varejo em 2013.

Centro de TI do HSBC já era

O anúncio do HSBC de que está de saída do Brasil terá um impacto significativo no setor de TI de Curitiba, cidade na qual, além da sede, o banco mantinha o HSBC Global Technology Brasil, centro de serviços de tecnologia com cerca de 1 mil funcionários. O banco já disse que pretende concentrar sua demanda nos centros da Índia e da China. Caso a operação brasileira seja comprada por um concorrente nacional, é pouco provável que o novo dono queira o centro. Assim, um grupo grande de profissionais experientes em tecnologia bancária está no mercado. Confira: http://bit.ly/1Ga7EfS

Santa Maria se complica

Causou polêmica a decisão da Universidade Federal de Santa Maria de atender um pedido de identificação de alunos e professores israelenses. O que foi menos falado é que a origem do assunto foi a demanda do Comitê Santa-mariense de Solidariedade ao Povo Palestino por mais informações sobre o Polo Aeroespacial Gaúcho, uma iniciativa que envolvia a gigante israelense de defesa Elbit e está morta e enterrada desde dezembro do ano passado. Mesmo assim, a decisão da UFSM é errada e prejudicial aos planos da cidade de ser um polo da indústria de defesa, um ramo de atividade que aprecia confidencialidade. Saiba mais: http://bit.ly/1e5mzix

Mercado de trabalho

Decision IT - Desenvolvedor .Net. Conhecimentos: linguagem SQL (Oracle e SQL Server); linguagem de programação .NET (ASP.NET, WCF, Windows Forms); domínio da estrutura de arquivos XML. CVs: recursoshumanos@decisionit.com.br ??? Embratec - Desenvolvedor Java. Experiência em Java Web (EJB, JSP, JSF, JPA, Hibernate, Javascript, JBoss) e PL/SQL. Noções de UML. CVs: rosana.amaral@embratec.com.br

Agenda

15/6 - What will humans do? Palestra de Moshe Vardi sobre inteligência artificial, referência internacional em Ciência da Computação. Horário: 14h30. Local: Instituto de Informática da Ufrgs (Bento Gonçalves, 9.500, Campus do Vale).
17/06 - Vender na internet, começo por onde? Eduardo Oliveira, fundador da F1, de soluções para e-commerce, palestra no Café Com Lojista. Horário: 8h30. Local: Sindilojas (Andradas, 1.234, 9º andar). Inscrições: cursos@sindilojaspoa.com.br

Social

Foto W3HAUS/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Angeletti, ex-Paim, acaba de assumir o cargo de diretora de Mídia na W3haus.
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário encontrado.

imprimir IMPRIMIR
COLUNAS ANTERIORES
Educação com mais prática na Pucrs Dell muda no Brasil TI do Ensino Superior unida Valetec agora é Feevale Techpark

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e acessar
o arquivo do JC.


 
para folhear | modo texto