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Inovação

- Publicada em 03 de Fevereiro de 2015 às 00:00

Startup brasileira de caronas capta investimento estrangeiro


TRIPDA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
A Tripda (www.tripda.com.br), plataforma on-line de compartilhamento de caronas fundada em maio de 2014 por empreendedores brasileiros, anunciou uma rodada de investimentos de US$ 11 milhões liderada pela Rocket Internet, da Alemanha, e fundos norte-americanos. Com esses recursos em caixa, a startup planeja expandir as suas operações globais e crescer a base de usuários nos 13 países onde opera.
A Tripda (www.tripda.com.br), plataforma on-line de compartilhamento de caronas fundada em maio de 2014 por empreendedores brasileiros, anunciou uma rodada de investimentos de US$ 11 milhões liderada pela Rocket Internet, da Alemanha, e fundos norte-americanos. Com esses recursos em caixa, a startup planeja expandir as suas operações globais e crescer a base de usuários nos 13 países onde opera.
É mais um passo importante na operação, que começou a partir de uma ideia simples: conectar passageiros que procuram por um meio de transporte mais cômodo e barato com motoristas que possuem assentos disponíveis em seus automóveis. É uma alternativa às viagens em ônibus, vans e aviões, de curta duração.
Tudo começou a partir da própria experiência de um dos cofundadores da companhia, Pedro Meduna. Ele costumava viajar de uma cidade para outra para estudar e, sempre que precisava, recorria à carona de amigos e conhecidos. Depois, quando morou na Alemanha, viu que esse conceito já estava bastante desenvolvido na Europa. “Foi uma soma de viver na pele a experiência de carona com constatar que podia dar certo no Brasil, pois já era um sistema maduro em outro continente”, revela.
A maior inovação da Tridpa, diz, foi a criação de um conceito novo para algo antigo, que é a carona. Antes, as pessoas iam para a beira da estrada, levantavam o dedo e torciam para algum carro parar e levá-las em segurança ao seu destino. “O que fizemos foi organizar essa plataforma de forma que se possa saber exatamente quem vai levá-las e a que horas, o que não existe no modelo tradicional”, explica o gestor.
O segundo diferencial que ele relata foi o de conseguir adaptar esse modelo para uma preocupação muito real das pessoas atualmente, especialmente no Brasil, que é a segurança. Uma das estratégias usadas foi fazer com que as pessoas façam login no sistema usando o seu perfil do Facebook. Com isso, os usuários têm uma primeira camada de segurança, na medida em que podem entrar na rede social, verificar os amigos e outras informações disponíveis. A empresa também tem um sistema de validação dos seus usuários por meio do e-mail, para saber quem é que está na sua plataforma.
Já dentro do ambiente, passageiros e condutores podem estabelecer preferências de viagens, trocar mensagens e filtrar parceiros que fazem rotas similares. É possível verificar condutores e passageiros para assegurar segurança e garantir privacidade, oferecendo inclusive uma solução só para elas, direcionada para mulheres que pretendem viajar somente com outras mulheres.
O site faz o cálculo levando em consideração a distância, gasolina e pedágio do trecho e define o valor a ser pago, que é acertado diretamente entre o motorista e o passageiro. O Tripda não fica com um percentual do valor – a empresa ainda não se rentabiliza em cima do serviço que oferece.
Depois de usar o serviço, é possível fazer uma avaliação, o que acaba servindo de referência para outras pessoas que usam o aplicativo. Já são 70 mil usuários cadastrados nos 13 países em que a empresa atua, entre eles Estados Unidos e Índia. O sistema está disponível pela web e aplicativos para iOS e Android.
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