Os casos de crianças esquecidas dentro de carros que ocorreram nos últimos tempos no Brasil, alguns com desfecho trágico, estimularam Victor Angel Bocchi Castellaro, de 24 anos, a buscar uma aliada tecnológica para os pais.
Ele criou um sistema de segurança que detecta e avisa o responsável pelo veículo que há uma criança dentro do carro. O estudo foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, e defendido em maio de 2014.
São dois sensores. Um deles detecta se há algum adulto no banco da frente do veículo; o outro, identifica o cinto de segurança traseiro e interpreta que há uma criança – o jovem levou em consideração o Código Brasileiro de Trânsito, que determina que menores de 10 anos precisam ser levados no banco de traz e com cinto de segurança.
Caso o adulto saia e feche os vidros, o dispositivo começa imediatamente a medir a temperatura interna do veículo – 38°C foi estabelecido pelo no sistema como nível máximo tolerável. Se o carro atingir essa temperatura, o sistema envia uma mensagem para o celular do responsável pelo veículo, avisando-o que há uma criança dentro do carro. Caso dentro de um minuto o adulto não responda ou não volte para o automóvel, as janelas do carro são abertas automaticamente.
Castellaro comenta que existem algumas soluções similares no mercado, mas que enviam as mensagens via Wi-Fi. “Preferi um sistema que comunica o motorista por SMS, o que é mais simples, pois não precisa usar a internet”, explica. O jovem desenvolveu um protótipo para apresentar na finalização do seu TCC, e usou o próprio motor que tem na janela do carro para fazer os testes.
A expectativa agora é que alguma empresa se interesse pela ideia para que a transformação em um produto comercial se torne realidade. “Com o aumento de casos de crianças esquecidas em veículos, tenho sido procurado para falar deste projeto”, diz.
O projeto de conclusão de curso foi premiado como um dos melhores trabalhos do ano de 2014 no curso de Engenharia Elétrica. O estudo teve orientação dos docentes André Luís Peternella e Frank Herman Behrens, e foi realizado entre anos de 2012 e 2014.