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Colunas#Intervalo - Vieira da Cunha

Coluna

- Publicada em 26 de Janeiro de 2015 às 00:00

Do marco regulatório


Jornal do Comércio
Com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, voltou ao foco dos debates o controle público dos meios de comunicação. Que, como não seria diferente, é assunto polêmico e apaixonante. Para entidades como a Abert, a regulação seria totalmente desnecessária, porque legislação sobre o assunto e normas restritivas é o que não falta, incluindo um Código Brasileiro de Telecomunicações e um capítulo específico na Constituição.
Com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, voltou ao foco dos debates o controle público dos meios de comunicação. Que, como não seria diferente, é assunto polêmico e apaixonante. Para entidades como a Abert, a regulação seria totalmente desnecessária, porque legislação sobre o assunto e normas restritivas é o que não falta, incluindo um Código Brasileiro de Telecomunicações e um capítulo específico na Constituição.
Para entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas, seria necessária uma reorganização urgente do setor “a fim de cumprir os preceitos constitucionais e superar o atual cenário de oligopólios”. A entidade reivindica que o governo implemente imediatamente o marco regulatório para as Comunicações, para regulamentar o Capítulo V da Constituição Federal e reorganizar o sistema de negócios e de serviços da Comunicação.
Por tudo, vale aqui o alerta: é covardia bancar o avestruz em relação ao tema, como, infelizmente, algumas entidades, a começar pela ANJ, têm feito.
Ibope ataca no digital
O Ibope Media começou a considerar dados de pesquisa  na área digital – através dos sites Bing, Google e Yahoo, responsáveis por 95% do mercado de buscas do País – em seu monitoramento de investimento publicitário. O instituto acredita que o desenvolvimento de métricas para aferição das ações dos anunciantes nas plataformas digitais é um desafio global, e que o atual quadro faz da internet um meio com características únicas que explicam, em parte, o seu crescimento nos últimos anos.
Apetite nas redes
As páginas de mídia e de notícias foram as que mais cresceram (em termos de curtidas) no Facebook no último trimestre de 2014. Estudo realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) mostra que as páginas deste segmento possuíam, ao final de dezembro, uma média de 2,45 milhões de curtidas. Com isso, ultrapassaram as páginas de marcas, que, até o terceiro trimestre, lideravam a rede social. No final do ano, estas páginas tinham uma média de 2,15 milhões de likes.

Agências

Há uma certa apreensão no mercado em relação às licitações do Sesc e do Senac para contratação de agências de publicidade. Previstas para esta semana, ambas são questionadas pelo Sindicato das Agências de Publicidade do Rio Grande do Sul (Sinapro), que reivindica alterações não atendidas. Uma delas é o prazo, considerado irrisório, de apenas 14 dias, para que as agências reúnam documentos e apresentem suas propostas. O risco é de uma liminar baixar em plena sessão de apresentação de propostas, fazendo tudo voltar à estaca zero.

Gente

O diretor-presidente do Gad’, Luciano Deos, será jurado no Dubai Lynx International Festival of Creativity, considerada a principal competição criativa do Oriente Médio e do Norte da África. O evento acontece entre 8 e 10 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes, e Deos, ao lado de outros seis especialistas no segmento, terá a responsabilidade de analisar e definir os trabalhos que merecem a premiação na categoria Design.

Parceiros

  • USINA DE NOTÍCIAS é a representante da Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI) no Rio Grande do Sul. A RGBI é o resultado da parceria entre agências de comunicação corporativa presentes nas principais cidades do País e seu objetivo é ampliar o alcance de marcas, produtos, serviços e empresas junto a formadores de opinião e ao público-alvo. Segundo Adriana Kühn, diretora da Usina de Notícias, a RBGI amplia a área de atuação das agências, com uma penetração de âmbito nacional, mas sempre preservando o atendimento local e personalizado.
  • PLIN DIGITAL, empresa com dois anos de atividades, foi responsável por desenhar a estratégia on-line da iniciativa social coletiva ‘1804 – O Caminho’, que visa engajar pessoas e empresas para arrecadar R$ 100 mil para auxiliar ao Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis (CPCA), que atende a mais de 60 crianças em situação de vulnerabilidade social. O site www.1804ocaminho.com detalha como as pessoas podem participar.

Tá ligado

No próximo dia 28, o Ministério da Justiça dá início aos debates públicos sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet e sobre o anteprojeto de lei que trata sobre proteção de dados pessoais. Para a consulta pública, o órgão fará o lançamento de canais de comunicação para captar sugestões. Serão utilizados dois portais na internet, além de canais auxiliares no Twitter e Facebook.

Perfil

O perfil publicado nesta semana por Coletiva.net é da publicitária Luana Rodrigues.
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