Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Inovação

- Publicada em 19 de Janeiro de 2015 às 00:00

Aplicativo permite trabalhador marcar ponto remotamente


CERTISIGN/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Profissionais das áreas de segurança, tecnologia e construção civil, entre outros que costumam trabalhar fora da base, têm agora uma solução para fazer a marcação do ponto de forma automatizada. O Pontomovel, desenvolvido pela Certisign, promete ser um sistema inovador para a marcação de presença, totalmente adequado às leis trabalhistas do Brasil.
Profissionais das áreas de segurança, tecnologia e construção civil, entre outros que costumam trabalhar fora da base, têm agora uma solução para fazer a marcação do ponto de forma automatizada. O Pontomovel, desenvolvido pela Certisign, promete ser um sistema inovador para a marcação de presença, totalmente adequado às leis trabalhistas do Brasil.
O produto está disponível para uso na web, celular e telefonia fixa e permite o controle de diversos tipos de períodos, como a jornada de trabalho ou tempo de execução de um projeto ou tarefa. No caso dos profissionais de transportadoras de cargas, por exemplo, o sistema pode ser instalado no equipamento de GPS. “A grande inovação do nosso produto está na flexibilidade de não precisar ter dispositivos especiais para marcar o ponto, pois o funcionário pode fazer no seu próprio celular”, comenta o diretor comercial da Certisign, Paulo Iijima. A empresa é especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de soluções corporativas integradas à certificação digital.
O Pontomovel foi criado para facilitar a gestão das equipes externas e também tem foco na redução de custos. Isso porque disponibiliza relatórios de horas trabalhadas evitando, por exemplo, o pagamento de horas extras desnecessárias. Além disso, facilita a criação de um canal mais transparente de comunicação entre o empregador e funcionário, pois os relatórios são comprobatórios quanto ao tempo trabalhado e, portanto, o salário a ser pago pela prestação de serviço.
Os modelos atuais de marcação das horas trabalhadas por profissionais que atuam fora das empresas costumam ser manuais. Os profissionais preenchem uma planilha e ligam para a sede para comunicar. Agora, com essa solução, isso pode ser feito de forma automatizada. Para garantir que a pessoa está realmente no local, a Certisign acrescentou ao Pontomovel um dispositivo de geolocalização, que faz a captura da posição onde o usuário se encontra, com uma margem de erro de até 10 metros. “Também colocamos um mecanismo de segurança no app do smartphone para a pessoa não conseguir burlar isso”, acrescenta Iijima. Outra novidade é que não é mais necessário guardar os recebidos emitidos pelo relógio ponto tradicional, pois o comprovante é enviado por e-mail.
A solução é aderente à legislação trabalhista – desde 2014 existe uma portaria do Ministério do Trabalho que regulamenta essa solução na categoria de relógio de ponto alternativo. “Agora as empresas têm suporte legal para implantar esse sistema e já começamos a negociar com potenciais clientes”, comenta Iijima. A própria Certisign já está fazendo uso do Pontomovel internamente, já que possui parte do seu time atuando fora da empresa. A solução pode ser integrada aos sistemas que geram as folhas de pagamento nas empresas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO