Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 19 de Dezembro de 2014 às 00:00

A cidade-árvore


MARCOS NAGELSTEIN/JC
Jornal do Comércio
O Natal Luz de Gramado tem (boa) reputação até no exterior, e a cada edição a festa das luzes se renova. De certa forma, a cidade inteira parece uma gigantesca árvore de Natal, graças à iluminação feérica das ruas, prédios, postes e outros equipamentos urbanos. Ao longo da sua jornada, a humanidade sempre gostou de luzes. Quanto mais coloridas, melhor.
O Natal Luz de Gramado tem (boa) reputação até no exterior, e a cada edição a festa das luzes se renova. De certa forma, a cidade inteira parece uma gigantesca árvore de Natal, graças à iluminação feérica das ruas, prédios, postes e outros equipamentos urbanos. Ao longo da sua jornada, a humanidade sempre gostou de luzes. Quanto mais coloridas, melhor.
Parabéns ou pêsames
Antes de dar início a uma série de perguntas sobre as finanças e o futuro do Estado, o editor de Economia do Jornal do Comércio, Luiz Guimarães, saudou o governador eleito José Ivo Sartori (PMDB): “Em primeiro lugar, meus parabéns pela eleição”. Sartori atalhou, sorrindo: “Tem gente que me dá os pêsames”. A entrevista exclusiva está publicada no caderno Perspectivas 2015, encartado nesta edição.
O último cacique I
O senador José Sarney (PMDB-AP) despediu-se com um longo discurso para um Senado vazio. Goste-se dele ou não, o maranhense foi fundamental para a vida política da nação e para a redemocratização. Seu governo (1985-1990) sofreu um recorde de greves, que ele encarou como fato normal, dizendo que fazia parte da democracia. Nunca foi viúvo do regime militar. Porém, destruiu a reputação brasileira quando declarou a moratória unilateral da dívida externa.
O último cacique II
No início da década de 2000, um instituto fez uma pesquisa extemporânea sobre em quem o povo votaria para presidente da República. Surpreendentemente, José Sarney estava entre os mais lembrados. Dias depois, ele foi entrevistado por Jô Soares, tendo esta pesquisa como gancho. “Veja, Jô, isso prova que o povo não esqueceu de mim”, falou ele, emocionado. Jô fez uma cara maliciosa e devolveu com juros e correção: “Não esqueceu ou não lembrou?”
Troca de extintor
A partir de 1 de janeiro, é obrigatória a troca do extintor dos carros por um com pó químico do tipo ABC. A lei já havia sido aprovada em 11 de novembro de 2009 e deu cinco anos para que houvesse a adequação, segundo o site Carsale. Hoje pode-se usar extintores do tipo ABC e BC. Este é usado para combater incêndios com líquidos inflamáveis e panes elétricas. Já o ABC, que custa mais caro e não pode ser recarregado, combate o fogo nas partes sólidas do carro, como tecidos, bancos, borrachas e outros.
Queixas de leitores
Leitora dá ciência de que, há mais de 60 dias, o Instituto Geral de Perícias não envia equipes para Santo Antônio da Patrulha para periciar carros acidentados na freeway. Queixas de arrombamento de veículos em supermercados vêm aumentando. Moradores do bairro Três Figueiras reclamam que donos de restaurantes impedem que não clientes estacionem na frente.
De volta ao passado
Esta estátua chamada Guayba é a que está faltando no conjunto de quatro afluentes do rio, inaugurado em espaço externo do Dmae, no bairro Moinhos de Vento. É o primeiro monumento oficial de Porto Alegre e foi instalado originalmente na Praça da Matriz, depois na Praça Dom Sebastião (na avenida Independência). Há décadas, ela foi vendida pela prefeitura e deve estar nas mãos de algum colecionador há pelo menos 40 anos. Quem a adquiriu é que são elas.

ACERVO A.P./DIVULGAÇÃO/JC
Apartamentos
Os “apartamentos dos sonhos” anunciados efusivamente pelos corretores de plantão não possuem quartos e sim oitavos, pois não cabe nada neles, segundo um leitor. Se a gente coloca uma cama, tem que entrar de lado, e o guarda-roupa vai no outro oitavo. Faz sentido. Fica muito mais preciso para o comprador visualizar o imóvel.
Miúdas
  • UMA das mais caras lembranças dos natais antigos foi para o espaço de vez. A Missa do Galo não canta mais.
  • COM toda a crise do rublo, o presidente Vladimir Putin ainda é o rei da cocada russa: tem aprovação de 81%.
  • APRECIADORES norte-americanos de charutos cubanos são os maiores torcedores pelo fim do bloqueio econômico.
  • QUEM “furou” o bloqueio muito antes de se falar nisso foi a Globo com suas novelas.
  • ÂNIMO. Só mais alguns dias e Porto Alegre poderá respirar de novo. Hordas rumarão ao Litoral.
Finais
  • TEMPORADA Tramontina terá dois filmes inéditos produzidos pela J.Walter Thompson para a televisão.
  • EMPRESÁRIA Hani Lori Kleber comandará a Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav).
  • Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO