Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Colunas#Tecnologia da Informação

Coluna

- Publicada em 15 de Dezembro de 2014 às 00:00

Sebrae lança programa para startups


BAGUETE/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Três perguntas para Débora Chagas, coordenadora do programa de TI e startups do Sebrae-RS
Três perguntas para Débora Chagas, coordenadora do programa de TI e startups do Sebrae-RS
1 - Qual o objetivo do Startup RS?
Débora Chagas - Criamos um programa voltado para startups digitais com a intenção de proporcionar um momento de pré-aceleração. Contamos com o apoio das aceleradoras Wow, Ventiur e Estarte.me e também das organizações Tecnosinos, incubadora Raiar (Pucrs), Semente Negócios, Nós Coworking, Fiergs e Associação Gaúcha de Startups para determinar os pontos importantes a serem trabalhados como novas empresas e, assim, desenvolver a metodologia do projeto.
2 - Como será o funcionamento do programa?
Débora – Vamos trabalhar com as startups questões como perfil empreendedor, modelagem de negócios, teste de mercado e pitch. A capacitação terá duração de aproximadamente 4 meses e as empresas também contarão com consultoria de acompanhamento, desafios tecnológicos e conversas com nomes do mercado, que podem ser os mentores ligados às acelaradoras parceiras do projeto.
3 - Qual o procedimento para inscrição?
Débora - A seleção ocorre de 9 de dezembro a 16 de janeiro e as candidatas devem se inscrever no site www.sebrae-rs.com.br/startups. Podem participar startups digitais, como as especializadas em tecnologia da informação, telecomunicações, mobilidade, aplicativos, segurança digital, games e marketing digital, entre outras. Para participar do programa, é preciso ter CNPJ ou cadastro como Micro Empreendedor Individual.

Pucrs entra nos MOOCs

A Pucrs é a primeira universidade brasileira a incluir cursos na plataforma de e-learning Miríada X, voltada para países de língua portuguesa e espanhola. O portal permite a realização de cursos abertos on-line, baseados na aprendizagem colaborativa, também conhecido como MOOCs. Inicialmente, serão duas ofertas, uma focada em Marketing e outra em Engenharia da Produção. Os tais MOOCs são tidos por muitos como a próxima revolução quando o assunto é ensino, mas a verdade é que mesmo grandes universidades americanas como Harvard e Stanford ainda estão avaliando como explorar o conceito, tanto pedagogicamente como comercialmente. Saiba mais: http://bit.ly/1wjwWmT

SCIT com os dias contados?

Começou a circular a informação que o futuro governador José Ivo Sartori pretende fundir a Secretaria de Ciência e Tecnologia com a de Desenvolvimento. O plano costuma surgir durante as transições de governador, mas até agora nunca foi levado a cabo. Desta vez, com a situação financeira sendo a que é, parece uma hipótese mais provável. É difícil dizer até que ponto seria uma perda para o setor de TI, mais além das aparências. Desde a fundação, em 1990, a secretaria foi comandada na maioria do tempo por políticos sem muito conhecimento da área. A gestão do secretário Cleber Prodanov foi uma exceção. Veja mais: http://bit.ly/1Bfpnz3

Sobe: Android

A Positivo colocou o sistema operacional em um dos seus notebooks de entrada. A empresa, que sempre apostou em massa no Windows, deve estar pondo o pé na água.

Desce: The Pirate Bay

Site que virou sinônimo de pirataria (compartilhamento de arquivos, se vocês quiserem) sofreu uma batida e saiu do ar. Não deve voltar. Certamente, outro surgirá.

Agenda

  • 815 a 19/12 - Conasin. On-line e gratuito, o congresso de capacitação em Segurança da Informação reunirá especialistas da área para compartilhar suas experiências sobre o desafio de garantir a formação continuada dos responsáveis pela área de Segurança da Informação das empresas. O Conasin terá 3 sessões diárias com início às 10h, 15h e 19h. Inscrições: http://www.conasin.com.br

Mercado de trabalho

  • Innovative - Consultor BI - Oracle Biee Pleno. Projeto pontual de 2 meses. Requisitos: vivência em projetos na plataforma SAP BW e Oracle BI (Biee), análise e desenvolvimento de protótipos, modelagem e administração da camada semântica, construção e customização de painéis com alta performance e complexidade. CVs: [email protected]
  • DBServer - Desenvolvedores .Net e ODI. Vagas para Porto Alegre. Cadastro de CVs: www.dbvitae.com.br.
  • Social

    O colunista favorito dos senhores ganhou o prêmio de Jornalista de TI do ano da Sucesu-RS. Na foto: Maurício Renner e Lucas Baldisserotto, diretor de Ensino da entidade.
    Com a colaboração de Leandro Souza, Júlia Merker e Felipe Dreher
    Conteúdo Publicitário
    Leia também
    Comentários CORRIGIR TEXTO