Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Coluna

- Publicada em 12 de Dezembro de 2014 às 00:00

Uma dupla bem estrelada


ACERVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
Tem que agendar e reservar logo uma mesa, porque a noite promete ser delirante: Floriano Spiess, faceiro com as duas estrelas que seu restaurante recebeu do Guia 4 Rodas – essa distinção me parece coisa séria, outro dia comento –, convidou o superestrelado chef Alain Burnel para executarem um jantar a quatro mãos. Será na próxima quarta-feira, dia 17, às 20h, com harmonização de vinhos.
Tem que agendar e reservar logo uma mesa, porque a noite promete ser delirante: Floriano Spiess, faceiro com as duas estrelas que seu restaurante recebeu do Guia 4 Rodas – essa distinção me parece coisa séria, outro dia comento –, convidou o superestrelado chef Alain Burnel para executarem um jantar a quatro mãos. Será na próxima quarta-feira, dia 17, às 20h, com harmonização de vinhos.
Spiess os porto-alegrenses conhecem bem, desde que fazia sucesso em Canela, na Serra gaúcha. O chef francês é considerado um dos mais importantes consultores de gastronomia em atividade, respeitado especialista na culinária provençal. No comando do Oustau de Baumanière (Baux de Provence), restaurante com três estrelas do Guide Michelin, já recebeu celebridades como a rainha Elizabeth, Grace Kelly e Luciano Pavarotti.
O menu elaborado para o jantar em Porto Alegre terá: velouté gelado de pimentões vermelhos, gengibre e mel; crème brûlée de foie gras ao vinho do Porto e figos secos; robalo cozido em baixa temperatura, com tartare de tomate e manjericão, tomate cereja e vinagre de Jerez; panzotti de café, recheado com cordeiro em especiarias ao molho de vinho tinto; pudding diplomata ao crème anglaise.
Floriano Spiess – Cozinha de Autor
Praça Japão, 155
Reservas limitadas: tel. (51) 3237-7601. Preço por pessoa, com vinhos: R$ 350,00

Uma irresistível torta de Natal

CPM/ESPECIAL/JC
A foto pode ser tentadora, mas infelizmente não consegue passar a noção do sabor dessa torta, chamada Nuit de Noel. Vamos tentar descrevê-la: camadas de brigadeiro, pistache, nozes, frutas vermelhas e creme de leite batido com rum recebem uma espessa cobertura de ganache de chocolate. O resultado é irresistível, essa generosa fatia que ilustra o texto foi a primeira, mas não a única degustada pelo colunista, ao ser confrontado com a torta – a propósito, ela custa R$ 99,00 por quilo, como de resto as dezenas de outros sabores. Sua criadora é Fernanda Wainer, proprietária da Leckerhaus desde 2012, que depois de fixar sua marca em São Paulo com amplo destaque, inaugurou uma nova loja em Porto Alegre. Aqui, além de encomendas e das variadas opções expostas nas vitrines, que os clientes gostam de levar para casa, pode-se ocupar uma das mesinhas e degustar salgados, doces, chás e cafés, além de algumas comidinhas. Essas eu ainda não provei, mas depois de conhecer a Nuit de Natal, a expectativa é a melhor possível. Av. Dr. Nilo Peçanha, 2.294 (tel. 51 3328-2446), diariamente das 10h às 19h (domingos, das 11h às 18h).

Bacalhoada em dois toques

MIDEA LIVA/DIVULGAÇÃO/JC
Não recordo de ter publicado antes, em décadas de colunismo, alguma receita para ser executada em forno de micro-ondas. Esta é, tem tempo estimado de 25 minutos para ficar pronta e deve ficar boa – ainda não tive coragem de usar um lindo lombo de bacalhau dessa forma. Em nome da praticidade, vale fazer a experiência.
Bacalhoada de micro-ondas
Por Edu Guedes para a Midea Liva
Ingredientes [duas porções]
  • 2 batatas médias cortadas em anel grosso
  • 1 xícara de café de água
  • 4 folhas de couve
  • 400g de lombo de bacalhau dessalgado
  • 2 tomates cortados em anel grosso
  • 2 cebolas roxas cortadas em anel grosso
  • 1 pimentão vermelho pequeno, em pedaços
  • ½ xícara de salsinha
  • ½ xícara de azeitonas verdes
  • ¼ de xícara de vinho branco seco
  • ½ xícara de azeite
  • sal
Modo de preparo
  1. Dispor em um prato as rodelas de batata, uma xícara de água e cobrir com filme plástico. Levar ao micro-ondas por cinco minutos e reservar.
  2. Forrar o fundo de uma travessa, de aproximadamente 20cm por 20cm, com folhas de couve – elas irão preservar a umidade dos outros ingredientes.
  3. Colocar na travessa, alternadamente, bacalhau, batata cozida,  tomate, cebola roxa, pimentão e azeitonas. Depois de tudo acomodado, temperar com vinho, azeite e sal, se necessário.
  4. Cobrir tudo com filme plástico e levar ao micro-ondas por mais 10 minutos. Retirar o plástico e deixar mais cinco minutos no forno, na função grill, para ficar mais dourado.
  5. Observação do colunista: se seu micro não tiver essa função, bem, aí recorra ao velho forno, à gás ou elétrico, para dourar a bacalhoada.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO