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Turismo

- Publicada em 24 de Novembro de 2014 às 00:00

Política pet friendly fideliza hóspedes no País


FREDY VIEIRA/DIVULGAÇÃO/JC
Jornal do Comércio
A arte de bem receber e acolher visitantes passa pela capacidade de perceber e respeitar as diferenças de cada cliente. Pelo menos este é o mote de proprietários de algumas hospedagens brasileiras, que buscam atender demandas como as da ilustradora Mariana Valente, 33 anos, que prefere viajar com o marido na companhia de sua cadela pastor belga de três anos de idade. “Ela está sempre com a gente, faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia. Então, onde podemos levar, ela vai junto, e isso inclui as férias”, explica a tutora de Indiana — ou somente Indi, como é chamada a mascote.
A arte de bem receber e acolher visitantes passa pela capacidade de perceber e respeitar as diferenças de cada cliente. Pelo menos este é o mote de proprietários de algumas hospedagens brasileiras, que buscam atender demandas como as da ilustradora Mariana Valente, 33 anos, que prefere viajar com o marido na companhia de sua cadela pastor belga de três anos de idade. “Ela está sempre com a gente, faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia. Então, onde podemos levar, ela vai junto, e isso inclui as férias”, explica a tutora de Indiana — ou somente Indi, como é chamada a mascote.
Recentemente, a família esteve em Cambará do Sul, na Serra gaúcha, e desfrutou de dois dias tranquilos hospedada em chalé de uma das pousadas do município. “O atendimento foi bastante informal, sem problemas ou grandes exigências”, conta Mariana. Durante o passeio, o casal circulou livremente com a cadela na guia, e garante que tudo ocorreu de forma “tranquila”. “Foi uma experiência boa, sem mudança de rotina para a Indi. Ninguém fez cara feia pelo fato de estarmos com nossa pet.”
O feriado em Cambará do Sul foi tão bem aproveitado que agora Mariana e o marido planejam viajar pela América Latina de carro, levando a mascote “a tira colo”. Depois que decidir o destino, o casal vai começar a organizar um roteiro onde só estarão inclusos estabelecimentos e locais que trabalhem com a política pet friendly. “Não adianta aceitarem animais em uma hospedaria se o acesso for proibido em áreas de visitação do destino, como uma reserva, por exemplo. Por isso, queremos planejar tudo com muito cuidado.”
A preocupação é recorrente entre os viajantes que fazem questão de levar os pets para as férias. Pensando nisso, a administração do Sheraton Porto Alegre Hotel costuma entregar uma lista de petshops localizadas no bairro Moinhos de Vento, além do contato de passeadores de cães para clientes que precisem de ajuda na hora de ir a um lugar onde a presença do bichinho não é permitida. Há cinco anos, o hotel implementou o programa Sheraton Love That Dog, permitindo que os clientes se hospedem na companhia de cachorros com até 18 quilos. Desde então, cerca de 10% da clientela usufrui desta facilidade.
Para não haver dúvidas de que o cliente canino é bem-vindo, o hotel ainda oferece um kit completo para hóspedes com cães, onde são entregues recipientes de água e comida e uma almofada especial para o bichinho usufruir durante a estadia. “A decisão de trabalhar com a política pet friendly surgiu de um questionário que costumamos aplicar entre os hóspedes dos 1.140 hotéis do grupo Star-wood. No caso do Sheraton, houve grande demanda para que os clientes pudessem frequentar o hotel com animais”, afirma a gerente-geral do hotel na Capital, Solange Minassian.
Conforme a gerente, na temporada, entre os meses de dezembro e fevereiro, um número expressivo de pessoas costuma solicitar este tipo de hospedagem. “São na maioria gaúchos que residem em outros estados brasileiros ou no exterior, mas que vem para a Capital passar o Natal, Reveillon ou férias com a família.” No caso do Sheraton, quem utiliza do serviço deve pagar uma taxa (R$ 200,00) de higienização do apartamento, para suprir a limpeza especial que ocorre no preparativo do quarto para o próximo hóspede.
Outras condições devem ser respeitadas pelos tutores de pets no Sheraton: “os bichinhos devem ser carregados no colo em áreas do hotel, e não podem frequentar os restaurantes, ou ficar sozinhos no apartamento”, alerta Solange.

Demanda chega a 30% em alguns hotéis

Em Gramado, o Hotel Pousada Colina de Pedra já tem clientela fiel, graças à sua política pet friendly, adotada desde que abriu as portas, há 12 anos. De acordo com o administrador do estabelecimento, Jairo Luis Zabka, 30% dos hóspedes da empresa costumam levar pets para curtir uma temporada no espaço, cercado de mata nativa e cachoeiras. “Para se ter uma ideia, somente no Carnaval deste ano, recebemos 14 cães no período.” Para atender bem este público, todos os funcionários do hotel são preparados para tratarem os pets da mesma forma que os seus proprietários: com atenção e gentileza. No Colina de Pedra não há taxa adicional para a permanência de animais, apenas é exigida a carteira de vacinação atualizada, e estabelecida a regra de que o tutor fica responsável pela limpeza dos dejetos dos bichinhos, bem como por qualquer dano que possa ocorrer.
“Costumamos recomendar que os clientes que vêm acompanhados de cães tragam brinquedinhos para que os animais não se entediem caso fiquem sozinhos no quarto”, comenta Jairo. Outra prática recorrente é solicitar o número do celular do hóspede, para que o mesmo possa ser avisado, no caso de alguma coisa ocorrer com a mascote durante sua ausência. “No mais, os bichinhos têm à disposição um espaço de 8,5 hectares para correr e brincar”, destaca o administrador. Moradoras fixas do hotel, as cadelas Tinga (uma labrador de 10 anos) e Amora (SRD, de três anos) também costumam recepcionar os hóspedes e fazer amizade com os pets da clientela. “A pousada é nota 10 em atendimento. O Zig foi muito bem recebido, tanto pelos proprietários quanto pela Amora e a Tinga, que são umas fofas!”, afirma Claudia Steffens, uma das clientes do estabelecimento, que, em 2013, levou seu cão pintcher para conhecer Gramado.

Hotel fazenda de São Paulo aceita cães, gatos e animais como aves, coelhos e cavalos

A tendência pet friendly não é uma exclusividade de hospedagens localizadas no Rio Grande do Sul, e já pode ser confirmada em estabelecimentos turísticos de todo o Brasil. Em Socorro, no interior de  São Paulo, o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos oferece estrutura para garantir que famílias usufruam da hospedagem, acompanhadas do animal que bem lhes convir: aceitam desde pássaros, passando por cães, gatos, coelhos, e até cavalos. Para isso, foram construídas baias especiais ao lado de 21 chalés, e um canil é mantido próximo à recepção do hotel.
Para circular pelo espaço do Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, os animais devem ser conduzidos em guias, mas isso não os impede de participar de inúmeras trilhas, que permeiam a mata da fazenda localizada na serra paulista. Tudo isso, sem taxa adicional. “Mas a limpeza e manutenção das baias e canis fica por conta dos proprietários dos animais”, ressalta a atendente Karina Bruno, responsável pelas reservas.
Na praia de Itapema, no litoral de Santa Catarina, a pousada Recanto Dom Arthur também está aberta para receber “qualquer tipo” de animal de estimação, desde que de porte pequeno ou médio. Localizada a 300 metros do mar, em uma área com um pátio grande e protegida por muros, a pousada é opção para famílias com crianças e pequenos animais. Para a permanência dos peludos, as condições são de que o animalzinho seja manso e cordial para não assustar outros hóspedes, circule sempre na guia, e tenha um tutor responsável pela limpeza de seus dejetos em qualquer área do estabelecimento, incluindo o apartamento onde ficar hospedado. 
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